Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 29 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
04/11/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Programa auxilia professores e alunos em questões espaciais

Temas ligados ao espaço atraem atenção de estudantes.

Temas ligados ao espaço atraem atenção de estudantes.

Autor: Amanda Dominici


Um dos estandes que mais chamou a atenção no espaço de exposições da Sexta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, foi o da Agência Espacial Brasileira (AEB). Por meio de painéis, vídeos, palestras e oficinas os visitantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela AEB. E o astronauta Marcos Pontes fez palestra na abertura do evento. Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o órgão é responsável pela formulação e coordenação da política espacial no Brasil.

Naves espaciais, satélites, estrelas e planetas são temas que naturalmente despertam a atenção de crianças e adolescentes. Para aproveitar esse interesse natural e estimular o surgimento de vocações para esta área, estratégica para o desenvolvimento do país, a AEB criou, em 2003, o programa AEB Escola.

O programa atende escolas de ensino fundamental e médio de todo o país e engloba atividades em diferentes áreas: astronomia; astronáutica e veículos espaciais; satélites e plataformas espaciais; aplicações da tecnologia espacial: meteorologia e sensoriamento remoto – observação da terra. Em 2009, Ano Internacional da Astronomia, um novo tema passa a fazer parte das atividades do programa. É ciências espaciais, com conteúdo voltado para a exploração do espaço cósmico. Palestras, exposições, e oficinas para professores e alunos são algumas das atividades promovidas.

Segundo o coordenador do AEB Escola, José Leonardo Ferreira, a primeira atividade do programa foi o curso Astronáutica e Ciências do Espaço, realizado em 2004 para atender professores do ensino médio e fundamental da rede pública do Distrito Federal. “Até 2009, que ainda não terminou, o programa terá formado, pelo menos, 1.500 professores e 500 mil alunos desde a sua criação”, destaca o coordenador, que é físico, com mestrado em física nuclear e doutorado em ciências espaciais.

Para José Leonardo, que é professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), com atuação na área de ensino e divulgação cientifica, é importante salientar que esses números não levam em conta a participação nacional recorde de alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Foram mais de cinco milhões de alunos em 2009”, diz.

A Olimpíada é promovida pelo AEB Escola, anualmente, em colaboração com os parceiros que acompanham o programa desde sua criação: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro Técnico Aeroespacial (CTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “As parcerias estão sendo fundamentais para o sucesso do AEB Escola”, ressalta José Leonardo.

Professores e alunos – Os cursos e oficinas promovidos pelo AEB Escola são voltados para a formação continuada de professores e alunos de ensino médio e fundamental de qualquer escola. Já as palestras e exposições eventuais destinam-se também à comunidade em geral. “Fazemos questão de atender, prioritariamente, a professores e alunos das escolas públicas”, explica o coordenador. Ele diz que muitas escolas também procuram o programa em busca de apoio para a realização de feiras de ciências. Em todo os casos, é possível entrar em contato com o AEB Escola por meio de e-mail encaminhado ao endereço eletrônico aebescola@aeb.gov.br ou pelo telefone (61) 3341.5678.

A partir do final deste ano o programa vai lançar, em conjunto com o MEC, a coleção Explorando o Ensino, volumes 11, 12 e 13, envolvendo os conteúdos: Fronteira Espacial, Astronomia e Astronáutica, e Mudanças Climáticas (este projeto também tem a colaboração do Fórum Permanente de Mudanças Climáticas Globais e da COPPE/UFRJ). A coleção será lançada em várias capitais brasileiras, com a realização de cursos, oficinas, e exposições. Para José Leonardo, será uma oportunidade para o AEB Escola ampliar sua atuação a nível nacional.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.