Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 29 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
04/11/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professor deve passar conhecimentos com alegria e entusiasmo

Entusiamo do professor estimula alunos.

Entusiamo do professor estimula alunos.

Autor: Amanda Dominici


As diferentes áreas da ciência e da tecnologia se entrelaçam, cada vez mais, provocam novas descobertas e trazem mudanças no mundo e na vida dos seres humanos. Não é mais possível viver de forma alienada: as novidades chegam até mesmo aos lugares mais remotos e criam novas necessidades. Os professores e as escolas estão preparados para formar os cidadãos que vão viver nesse mundo do futuro? É possível acompanhar a torrente de novos conhecimentos? Qual a melhor forma de transmitir informações de ciência e tecnologia?

Para o professor Celso Dal Ré Carneiro, chefe do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), não existe uma fórmula mágica ou uma solução melhor do que outras para os estudantes aprenderem conteúdos de ciência e tecnologia, a não ser o entusiasmo. Em sua opinião, quanto maior for a alegria e o entusiasmo que o professor puder passar no processo de transmissão de conhecimentos, mais acentuados serão os efeitos nos alunos. “O professor deve transmitir e captar nos seus alunos esse interesse pelo saber”, diz Dal Ré, que é geólogo, com mestrado e doutorado em geociências e atua no magistério desde 1970, em diferentes níveis de ensino.

De acordo com ele, “os avanços do conhecimento vêm sendo tão rápidos e notáveis que uma pessoa incapaz de perceber seu alcance e significado facilmente sentir-se-á desvalorizada e deslocada de seu próprio tempo.” Ele ressalta que não se trata de criar consumidores ávidos por novas informações. O problema, acredita, é mais do que ajudar um cidadão a “acompanhar” o que há de novo: trata-se de revelar os fundamentos por detrás desses avanços. “Não podemos criar meros expectadores, temos de estimular inteligências e desenvolver habilidades. Nesse campo, extremamente fértil, certamente surgirão os cientistas de amanhã”, salienta.

Segundo Dal Ré, os professores precisam estar preparados para oferecer os conceitos básicos em física, química, biologia e geologia que tornaram possíveis os avanços no conhecimento em todas as escalas. E devem explorar, de forma conveniente, os conhecimentos que surgem de todos os campos e que dão suporte para entender o mundo contemporâneo.

Atualização - Mais de 900 professores já participaram de cursos de atualização promovidos pelo Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, que estuda agora a criação de uma modalidade de ensino a distância, em parceria com a Universidade Federal do Pará.

(Fátima Schenini)

Leia, na integra, a entrevista com o professor Celso Dal Ré Carneiro.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.