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DIARIO
Edición 34 - Recreio Criativo
08/02/2010
 
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Recreio com afeto estimula cooperação e solidariedade

Recreio com Afeto modificou comportamento de alunos em Aracaju

Recreio com Afeto modificou comportamento de alunos em Aracaju

Autor: Arquivo da escola


A adoção de uma nova dinâmica na hora do recreio do Colégio Jardins, em Aracaju (SE), resultou em mudanças positivas nas atitudes e comportamentos dos alunos, tanto na escola quanto em casa. Os resultados apareceram depois que a instituição, que atende cerca de mil alunos da educação infantil ao ensino médio, passou a desenvolver o projeto Recreio com Afeto.

O projeto foi criado em 2007, pelas pedagogas Thais da Costa Lima e Denise Rocha, com base em um projeto anterior, denominado Reconstruindo o Recreio. Ao analisarem os resultados obtidos nesse antigo projeto, elas chegaram à conclusão de que seria interessante ampliar a ideia, uma vez que as crianças de hoje não dispõem mais do espaço da rua para brincar e fazer novos amigos e permanecem mais tempo dentro de casa, assistindo televisão ou jogando vídeo game.

Por meio do Recreio com Afeto, o Colégio Jardins disponibiliza diferentes brinquedos e jogos para os estudantes do 1º ao 5 ano do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino: peteca, perna de pau, futebol de prego, futebol de botão, casa de madeira, bola de gude, tamanco chinês, jogo da velha, carrinhos, e pista de trânsito são alguns deles. Os próprios alunos ficam responsáveis por todo o andamento do recreio e são encarregados de colocar os brinquedos no pátio e também em guardá-los.

De acordo com a diretora, Maria Venízia Gonzaga Moreira, o Recreio com Afeto traz as crianças para um convívio social mais amplo, que tem os valores como base para sua formação, com destaque especial para a cooperação e a solidariedade.

Para a diretora, o cuidado está em tudo: na forma de arrumar os brinquedos; no falar com os colegas; na importância de cada um fazer o melhor para o outro; no ensinar e no aprender. Ela explica que os nomes dos interessados em participar das tarefas são registrados em uma planilha. “Procuramos motivar a todos para que seja gerado o interesse de compartilhar com responsabilidade desse fantástico momento”, adianta.

Na opinião da professora Edjane, do 2º ano do ensino fundamental, as crianças agora chegam mais calmas em sala de aula depois do recreio. Também “estão mais solidárias, se organizam, e cuidam melhor dos seus materiais”, salienta. Segundo Sueli, mãe da aluna Juliana, do 5º ano do fundamental, sua filha chega em casa muito animada e comenta sobre o recreio. “Percebo que ela está mais responsável, mais organizada e mais tranquila. Este recreio com afeto está contribuindo para mudanças positivas”, acredita.

(Fátima Schenini)

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