07/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ter contato com diversas manifestações de música corporal, através da observação de vídeos.
Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal.
Criar uma grafia para os sons corporais listados.
Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de percepção rítmica.
Explorar possibilidades de timbres diversos de sons corporais.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro (a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Esta aula é uma introdução às aulas posteriores, as quais apresentarão jogos com música corporal, de forma mais sistemática.
Grupo Barbatuques
http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg
http://media.nj.com/entertainment_impact_music/photo/all-body-bandjpg-a0506217f8ca4c0c_large.jpg
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
Coloque os vídeos abaixo para seus alunos, pedindo que observem os sons produzidos em todas as práticas musicais. É desejável que os alunos tenham em mãos um caderno para anotações que considerarem interessantes. Durante as exibições, contextualize as práticas e faça questionamentos que instiguem ainda mais a observação e análise crítica por parte dos alunos, como:
1) Quais os sons corporais predominantes na música “x”?
2) De que maneira os sons são produzidos?
3) Quantos timbres foram apresentados com a mesma parte do corpo (por exemplo, mãos)?
4) As apresentações são compostas apenas de sons (você deverá falar sobre outros aspectos importantes que compõem o espetáculo, como iluminação, movimentação, cena, figurino etc.)?
É importante ressaltar que existem vários estilos de música/percussão corporal em todo o mundo, que refletem aspectos culturais dos locais onde são praticados. Como exemplo, cite o caso do grupo brasileiro Barbatuques, que utilizam gêneros musicais brasileiros como o maracatu, o baião, o samba, entre outros.
Sugerimos os seguintes vídeos, que apresentam diferenças quanto à utilização do corpo:
Barbatuques – “Barbapapa’s groove”
http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw
International Body Music Festival (vários estilos)
http://www.youtube.com/watch?v=BJp7SlE6R2s
Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion / Clogging Trades
http://www.youtube.com/watch?v=B2AyPVvW8uU
Body Tjak
http://www.youtube.com/watch?v=kNOSo85kNTM&feature=related
Após a exibição dos vídeos, escreva no quadro os sons corporais mais recorrentes nas anotações dos alunos, criando nomenclaturas para os mesmos, junto à turma. Como exemplo para os diferentes tipos de palmas que possam surgir, sugerimos as seguintes denominações:
1) "Palma concha" – as duas mãos batem uma na outra, em formato côncavo, semelhante a uma concha, produzindo um som grave.
http://2.bp.blogspot.com/_PT2h4vCVDGg/Sc6llHMlq2I/AAAAAAAABe0/10hjzQ_DmRM/s400/palmas.jpg
2) "Palma estrela" – as duas mãos batem uma na outra, esticadas e com os dedos separados uns do outros, produzindo um som agudo.
http://farm5.static.flickr.com/4023/4464689207_cd8175311a.jpg
3) "Palma estalada" – as duas mãos batem uma na outra, sendo que uma delas bate no centro da palma da outra mão, com apenas três dedos, produzindo um som estalado e agudo.
http://i.ytimg.com/vi/R_gxYPZgcrk/0.jpg
Outras nomenclaturas para sons corporais: "estalo de língua"; "palma de boca" (mão que percute na cavidade bucal aberta, produzindo sons graves e agudos, conforme a abertura da boca); "mãos no peito"; "mãos na coxa", entre outros.
Como desdobramento da Atividade 2, crie, junto à turma, símbolos que representem os sons corporais listados, incorporando-os à lista escrita no quadro (ou lousa). Sugerimos alguns símbolos abaixo:
1) "Palma concha" – ( )
2) "Palma estrela" – desenho de uma estrela
3) "Palma estalada" – X
Divida a turma em grupos, os quais deverão portar suas anotações. Os grupos deverão experimentar todos os sons corporais possíveis. Você deverá fazer o papel de mediador, ou seja, deixar que os alunos descubram por si mesmos os sons, mas intervir para fazer alguma contribuição.
Ao final da experimentação, proponha o seguinte jogo: cada grupo deverá apresentar uma sequência de cinco sons corporais ao restante da turma, a qual deverá grafar a sequência de acordo com os símbolos previamente estabelecidos (cada grupo apresentará sua sequência de símbolos). A cada apresentação, você deverá conferir se os símbolos utilizados pela turma correspondem às sequências sonoras executadas, e verificar, junto à turma, as possíveis falhas na comunicação destes sons.
Recursos da aula
1) DVD player e aparelho de TV ou data show com computador com acesso à internet, para exibição dos vídeos.
Definição para "Ostinato" - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Site do grupo “Barbatuques”:
"Funky Bodypercussion Group":
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
"Gumboot dancers" (África do sul):
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
"Slammin All-body Band":
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
"Papo Body Drummer":
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
"Symphony of Palms":
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
"MSTR Clone Quartett":
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
O (a) professor (a) deverá avaliar se os alunos:
1) assistiram aos vídeos e responderam, de maneira satisfatória, às questões levantadas durante a exibição, evidenciando observação ativa e análise crítica, na Atividade 1;
2) participaram ativamente do levantamento de sons corporais na Atividade 2, contribuindo de forma positiva para o andamento da atividade;
3) participaram ativamente da criação de grafia para os sons listados, na Atividade 3;
4) participaram ativamente da experimentação de sons, demonstrando interação com os demais integrantes do grupo e respeitando as colocações alheias, na Atividade 4;
5) associaram os sons corporais produzidos às suas representações gráficas, na Atividade 4.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/07/2015
Cinco estrelasEstava a procura desse tipo de material, muito boa
13/08/2014
Cinco estrelasAula excelente. Roteiro bem elaborado.
13/08/2014
Cinco estrelasAula perfeita! Parabéns pela elaboração do roteiro.
07/08/2014
Cinco estrelasOtimo trabalho muito obrigada
06/08/2013
Cinco estrelasAula é muito boa mesmo , desenvolvi no aluno a capacidade de desenvolver diferentes sons através do corpo da boca da mãos, da lingua vou usar na minha aula de artes espero que der certo depois eu posto se eles gostaro eu acredito que irão gostar
23/04/2013
Cinco estrelasAchei fantastico, era exatamente isso que estava procurando, parabéns!!!!!!!......
31/08/2012
Cinco estrelasAdorei! Sou professora de artes numa escola pública e precisava passar alguma noção de música de acordo com a realidade local, algo que fosse interessante e diferente. Durante minhas pesquisas me deparei com esse trabalho maravilhoso de vocês.Pretendo desenvolver esse trabalho no período de dois meses, produzir vídeos e postar no Blog da escola.
02/07/2012
Três estrelasMuito boa! Inspiradora!
26/06/2012
Cinco estrelasSou professora do 4º e 5º ano ensino fundamental, e achei o que eu preciso no sentido aula de Artes. Obrigada pela ajuda. Abraços e sucesso sempre.
05/03/2012
Quatro estrelasExtremamente útil!