07/12/2010
![]() |
|
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica.
Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Grupo Barbatuques
http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg
Slammin All-body Band
http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1289572323_slamminpormikemelnyk.jpg
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
http://www.inteligentesite.com.br/arquivos/mundolivre/espelho.jpg
Organize a turma em duplas. Um componente da dupla deverá ser o “espelho” do outro, ou seja, um fará os sons corporais e o outro deverá imitá-lo. Você deverá tocar músicas curtas no instrumento harmônico de sua preferência, e os alunos deverão fazer os sons corporais de acordo com o que você tocar. Incentive-os a experimentarem diversos sons. Após algumas execuções, troque as funções dos componentes da dupla.
Dicas
1) A cada rodada, varie o andamento das músicas tocadas, bem como os estilos – em um momento faça um samba, depois faça um “beebop”, entre outros.
2) Você pode determinar os sons corporais que serão usados a cada rodada, como por exemplo: na primeira, usar somente as mãos; na segunda, usar somente os pés, e assim por diante.
Organize a turma em uma roda, com todos de pé. Ao som de uma música, tocada por você no seu instrumento harmônico, o primeiro da roda deverá produzir um ostinato rítmico, elegendo um ou mais sons corporais, e mantendo-o/os enquanto a música é tocada. O segundo aluno (que está ao lado do primeiro) deverá acrescentar sua ideia ao ostinato do colega, procurando não repetir o som corporal produzido. O terceiro somará sua ideia às dos dois primeiros e assim por diante, até todos da roda executarem seus ostinatos.
http://2.bp.blogspot.com/_PT2h4vCVDGg/Sc6llHMlq2I/AAAAAAAABe0/10hjzQ_DmRM/s400/palmas.jpg
Observação:
Cada aluno deverá apresentar seu ostinato rítmico em oito compassos. Nos compassos posteriores, há o acréscimo do ostinato seguinte.
A turma continua organizada em roda. Ao som de uma música ou não (de acordo com sua preferência), um aluno inicia o jogo, realizando um ostinato rítmico, com sons corporais de sua escolha. O aluno que está ao seu lado na roda (e que será o segundo a executar) deverá reproduzir o mesmo ostinato com os mesmos sons corporais, ao mesmo tempo em que o primeiro já está realizando outro ostinato com outros sons. O terceiro aluno começará sua participação na brincadeira reproduzindo a “ideia” do segundo, enquanto o segundo aluno realiza a segunda ideia do primeiro. Dessa forma, o “mentor” das ideias será sempre quem iniciou a brincadeira, visto que os demais repetem o que ouvem e o que veem seu antecessor fazer. Os ostinatos rítmicos corporais são realizados, portanto, em cânone.
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada.
2) Restrinja os sons corporais utilizados a cada execução: primeiramente, pés; depois, tronco; por fim, mãos, rosto e voz, entre outras combinações.
3) Como desafio, sugira que uma música seja cantada por todos enquanto os sons corporais são realizados em cânone.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico como teclado, piano, violão, cavaquinho, acordeon.
Definição para "Ostinato" - Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
"Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Site do grupo “Barbatuques”:
"Funky Bodypercussion Group":
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
"Gumboot Dancers" – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
"Slammin All-body Band":
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
"Papo Body Drummer":
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
"Symphony of Palms":
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
"MSTR Clone Quartett":
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo de percussão corporal israelense:
O (a) professor (a) deverá avaliar se os alunos:
1) associaram o estímulo sonoro ao som corporal produzido na Atividade 1;
2) reproduziram os sons corporais propostos pelo colega da dupla na Atividade 1;
3) criaram ostinatos rítmicos com sons corporais em integração com os ostinatos produzidos anteriormente, na Atividade 2;
4) realizaram os sons corporais propostos em cânone na Atividade 3.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/01/2015
Cinco estrelasmuito bom
09/07/2013
Quatro estrelasMuito criativa esta aula! É interessante e sempre muito bom trabalhar com os cânones e o ostinato diverte a aula. Curti muitão! Obrigada pelas ideias!