Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica.   

Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.  

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.   

Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.

Grupo Barbatuques

http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg    

Slammin All-body Band

http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1289572323_slamminpormikemelnyk.jpg 

Observações: 

1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).

2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).

Atividade 1 – Jogo do Espelho   

http://www.inteligentesite.com.br/arquivos/mundolivre/espelho.jpg 

Organize a turma em duplas. Um componente da dupla deverá ser o “espelho” do outro, ou seja, um fará os sons corporais e o outro deverá imitá-lo. Você deverá tocar músicas curtas no instrumento harmônico de sua preferência, e os alunos deverão fazer os sons corporais de acordo com o que você tocar. Incentive-os a experimentarem diversos sons. Após algumas execuções, troque as funções dos componentes da dupla.   

Dicas   

1) A cada rodada, varie o andamento das músicas tocadas, bem como os estilos – em um momento faça um samba, depois faça um “beebop”, entre outros.

2) Você pode determinar os sons corporais que serão usados a cada rodada, como por exemplo: na primeira, usar somente as mãos; na segunda, usar somente os pés, e assim por diante.

Atividade 2 – Jogo da sequência   

Organize a turma em uma roda, com todos de pé. Ao som de uma música, tocada por você no seu instrumento harmônico, o primeiro da roda deverá produzir um ostinato rítmico, elegendo um ou mais sons corporais, e mantendo-o/os enquanto a música é tocada. O segundo aluno (que está ao lado do primeiro) deverá acrescentar sua ideia ao ostinato do colega, procurando não repetir o som corporal produzido. O terceiro somará sua ideia às dos dois primeiros e assim por diante, até todos da roda executarem seus ostinatos.   

http://2.bp.blogspot.com/_PT2h4vCVDGg/Sc6llHMlq2I/AAAAAAAABe0/10hjzQ_DmRM/s400/palmas.jpg 

Observação:

Cada aluno deverá apresentar seu ostinato rítmico em oito compassos. Nos compassos posteriores, há o acréscimo do ostinato seguinte.

Atividade 3 – Jogo do cânone   

A turma continua organizada em roda. Ao som de uma música ou não (de acordo com sua preferência), um aluno inicia o jogo, realizando um ostinato rítmico, com sons corporais de sua escolha. O aluno que está ao seu lado na roda (e que será o segundo a executar) deverá reproduzir o mesmo ostinato com os mesmos sons corporais, ao mesmo tempo em que o primeiro já está realizando outro ostinato com outros sons. O terceiro aluno começará sua participação na brincadeira reproduzindo a “ideia” do segundo, enquanto o segundo aluno realiza a segunda ideia do primeiro. Dessa forma, o “mentor” das ideias será sempre quem iniciou a brincadeira, visto que os demais repetem o que ouvem e o que veem seu antecessor fazer. Os ostinatos rítmicos corporais são realizados, portanto, em cânone.   

Dicas   

1) Varie o andamento a cada rodada.  

2) Restrinja os sons corporais utilizados a cada execução: primeiramente, pés; depois, tronco; por fim, mãos, rosto e voz, entre outras combinações.

3) Como desafio, sugira que uma música seja cantada por todos enquanto os sons corporais são realizados em cânone.

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico como teclado, piano, violão, cavaquinho, acordeon.

Recursos Complementares

Definição para "Ostinato" - Wikipedia: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato      

"Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01": 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382       

“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079    

“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080    

“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082    

“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056        

“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078    

“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075

Site do grupo “Barbatuques”:    

http://br.barbatuques.com.br/      

"Funky Bodypercussion Group":  

http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related    

Keith Terry:   

http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ    

http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related    

http://www.crosspulse.com/          

"Gumboot Dancers" – África do Sul:  

http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related              

"Slammin All-body Band":   

http://www.myspace.com/slamminallbodyband      

"Papo Body Drummer":

http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related      

"Symphony of Palms":   

http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related      

"MSTR Clone Quartett":

http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related      

Grupo de percussão corporal israelense:

http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related 

Avaliação

  O (a) professor (a) deverá avaliar se os alunos:   

1) associaram o estímulo sonoro ao som corporal produzido na Atividade 1;   

2) reproduziram os sons corporais propostos pelo colega da dupla na Atividade 1;   

3) criaram ostinatos rítmicos com sons corporais em integração com os ostinatos produzidos anteriormente, na Atividade 2;   

4) realizaram os sons corporais propostos em cânone na Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jhovanna, viscode de maua , Goiás - disse:
    jhovanna-martins@hotmail.com

    31/01/2015

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Sil do Valle, UnB , Distrito Federal - disse:
    silmvalle@gmail.com

    09/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito criativa esta aula! É interessante e sempre muito bom trabalhar com os cânones e o ostinato diverte a aula. Curti muitão! Obrigada pelas ideias!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.