Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 5

 

20/12/2010

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Praticar ostinatos rítmicos com sons corporais através da imitação.

Criar frases rítmicas com sons corporais por meio de exercícios de improvisação.

Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Experimentação e conhecimento de sons corporais variados.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.   

Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.

Observações:

1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).

2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal”.

Grupo Barbatuques

http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg    

Slammin All-body Band

 

http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1289572323_slamminpormikemelnyk.jpg      

Atividade 1 – Jogo do diálogo   

A turma ficará organizada em uma roda. O primeiro aluno dirige-se ao centro e inicia uma frase rítmica com sons corporais, de preferência curta, com quatro tempos. Outro aluno, voluntário, vai ao encontro do primeiro e “responde” com uma outra frase rítmica, que deverá estar de acordo com a sua orientação – se será “semelhante” à primeira, ou “diferente” ritmicamente. A dinâmica segue a mesma até que todos da roda tenham participado.   

Peça a outro aluno para marcar a pulsação em algum instrumento de percussão, enquanto os demais executam suas frases.

Atividade 2 – Jogo do improviso 1  

Os alunos continuam organizados em roda. Todos deverão executar o ostinato rítmico corporal proposto abaixo:   

A movimentação corporal é a mesma nos dois compassos. Os sons são:   

Primeira colcheia – mão no peito

Segunda colcheia – estalo

Terceira colcheia – palma concha (palma grave)

Quarta colcheia – palma concha

Quinta colcheia – mão no peito

Sexta colcheia – estalo

Semínima – palma concha   

Palma concha

http://2.bp.blogspot.com/_PT2h4vCVDGg/Sc6llHMlq2I/AAAAAAAABe0/10hjzQ_DmRM/s400/palmas.jpg 

Após a internalização do ostinato, inicie o jogo. Todos deverão realizar os dois compassos de ostinato, sendo que, no segundo compasso, realizam os três primeiros sons (três primeiras colcheias – mão no peito, estalo, palma concha). Nos tempos restantes, um aluno deve improvisar. O jogo inicia-se novamente, e o próximo aluno da roda faz outro improviso. Você deverá orientá-los no sentido de variar quanto ao ritmo e aos timbres corporais propostos.   

Dicas   

1) Varie o andamento a cada rodada.   

2) Proponha regras para a improvisação, como: em uma rodada, usar apenas os sons das mãos; na rodada seguinte, usar apenas mãos, rosto e boca; variar entre sons fortes e fracos, e assim por diante.

Atividade 3 – Jogo do improviso 2   

A turma será dividida em grupos. Cada grupo deverá compor um ostinato rítmico corporal e executá-lo algumas vezes. Após a internalização do ostinato, quatro alunos do grupo serão escolhidos para improvisar com base no ostinato proposto. O primeiro aluno escolhe uma frase rítmica com sons corporais e a executa, por quatro compassos. O segundo aluno irá “agregar” sua frase ao ostinato do primeiro e assim por diante, até que os quatro improvisadores estejam executando suas frases. O grupo deverá ser numeroso, pois os participantes ficarão divididos entre os que realizarão os ostinatos de base e os improvisadores.   

Você pode estabelecer que os ostinatos criados se modifiquem ao longo da execução. Assim, se um dos improvisadores propuser uma nova frase, todos deverão mudar suas propostas.   

Ao final do processo, os grupos deverão apresentar suas composições ao restante da turma.   

Observação:   

Caso a turma seja mais adiantada musicalmente, você pode propor que os ostinatos criados tenham como base células rítmicas de gêneros musicais conhecidos. Desta forma, os grupos criariam ostinatos com base no baião, maracatu, samba e marchinha, por exemplo.   

Recursos da aula   

Sugerimos o uso de instrumentos de percussão como atabaques, surdos, pandeiros, tambores, entre outros.

Recursos Complementares

Ostinato na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato 

MÚSICA: Composição – Variação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18367 

International Body Music Festival (vários estilos)

http://www.youtube.com/watch?v=BJp7SlE6R2s  

Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion / Clogging Trades:

http://www.youtube.com/watch?v=B2AyPVvW8uU  

Keith Terry:   

http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ    

http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related    

http://www.crosspulse.com/              

“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079    

“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080    

“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082    

“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056        

“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078    

“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075      

Site do grupo “Barbatuques”:   

http://br.barbatuques.com.br/      

Funky Bodypercussion Group:  

http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related          

Gumboot Dancers – África do Sul:  

http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related        

Slammin All-body Band:   

http://www.myspace.com/slamminallbodyband      

Papo Body Drummer:

http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related      

Symphony of Palms:

http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related      

MSTR Clone Quartett:

http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related     

Grupo israelense de percussão corporal:

http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:   

1) participaram ativamente das três atividades de improvisação, demonstrando interação com o grupo e respeito às propostas de criação dos demais colegas;   

2) relacionaram suas frases rítmicas improvisadas com o material musical apresentado pelo primeiro improvisador, na Atividade 1;   

3) executaram os ostinatos rítmicos propostos através de imitação nas Atividades 2 e 3;   

4) relacionaram os improvisos musicais com os ostinatos rítmicos de base e com os improvisos dos demais colegas na Atividade 3, apresentando uma execução satisfatória.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROZANGELA OLIVEIRA, Colégio Paulo VI anexo Conjunto Penal de Feira de Santana , Bahia - disse:
    rozacoliveira@hotmail.com

    20/03/2014

    Cinco estrelas

    excelente material para aulas de recreação e lazer. Trabalho com indivíduos privados de liberdade e consigo através da ginástica e a musica, uma resposta significativa nas questões se socialização e aproximação entre as apenadas, principalmente no convívio nas celas, dai introduzindo essas atividades, notei que houve uma maior integração a parte do trabalho coletivo e diminuição do stress das apenadas com a expressão corporal a partir dos ritmos e movimentos. Parabéns


  • fernando molina, Portugal - disse:
    molinamusik@gmail.com

    05/02/2013

    Quatro estrelas

    muito útil, parabéns pela partilha!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.