20/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.
Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (espanhol).
Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso das mãos, do peito e das coxas.
Criar ostinatos rítmicos com sons corporais para acompanhamento da canção.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Experimentação de diversos sons corporais.
Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental inicial, que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
"La Cucaracha" (versão 1)
La cucaracha, la cucaracha
Ya no puede caminar
Porque no tiene, porque le faltan
Dos patitas para andar
Tradução:
A barata, a barata
Já não pode caminhar
Porque não tem, porque lhe faltam
Duas patinhas para andar
http://4.bp.blogspot.com/_YugIBmKzeao/TPvnO-M3IHI/AAAAAAAABso/2-mI2NfuiPw/s400/cucaracha2.gif
"La Cucaracha" (versão 2)
La cucaracha, la cucaracha
Ya no puede caminar
Porque no tiene, porque le falta
La patita principal
Tradução:
A barata, a barata
Já não pode caminhar
Porque não tem, porque lhe falta
A patinha principal
Colocamos aqui duas versões para a letra da canção. Cabe a você decidir qual irá usar (ou mesmo se irá cantar as duas).
Partitura de "La Cucaracha" (compassos 1 ao 9):
http://www.8notes.com/school/scores/piano/la_cucaracha1.gif
Observação:
As versões em português para esta música costumam apresentar “a baratinha”, no lugar de “a barata”, para que a letra se adeque à divisão da melodia.
Em um primeiro momento, pergunte à turma se a música está escrita em português. Destaque as palavras em comum e as palavras diferentes, que não constam do nosso idioma. A partir dessa comparação, fale sobre o idioma em que a música foi composta, o espanhol. Se possível, apresente alguns vídeos ou áudios com pessoas conversando em espanhol e faça uma comparação entre os dois idiomas, principalmente em relação à pronúncia das palavras. Caso a escola disponha de um professor de espanhol, proponha um “intercâmbio” entre as disciplinas, convidando-o para trabalhar a letra da música com seus alunos (veja também os recursos educacionais disponibilizados em Recursos Complementares).
Apresente a canção aos alunos. Cante e toque para a turma em algum instrumento harmônico de sua preferência. Provavelmente muitos irão conhecer a melodia. Você deverá estar atento à pronúncia correta enquanto cantam – este talvez seja o seu maior desafio, pois muitos tenderão a pronunciar como no português as palavras de mesma ortografia.
Após algumas execuções somente cantadas, proponha que batam palmas enquanto cantam, ora marcando a pulsação, ora marcando os tempos 1 e 3 do compasso (mais adiante essas marcações serão novamente trabalhadas no arranjo proposto).
Para variar a dinâmica, proponha a mesma etapa anterior, utilizando instrumentos de percussão como caxixis, clavas, pandeiros, pandeirolas, agogôs, coquinhos, entre outros.
Dica
Varie o andamento e a tonalidade entre as execuções. Escolha tonalidades adequadas às vozes infantis.
Apresente à turma o arranjo aqui proposto. Os alunos aprenderão por imitação. Você cantará a música e executará a percussão corporal. Após algumas exibições, você deverá cantar e os alunos realizarão a percussão corporal. Sugira andamentos mais lentos inicialmente. Quando a turma estiver segura, proponha a conjugação do canto com a percussão corporal.
Observações:
1) Na grade abaixo, os sons corporais estão sugeridos na segunda linha: as palmas estão representadas pelas figuras rítmicas acima da linha; as mãos na coxa estão representadas pelas figuras rítmicas na linha; as mãos no peito estão representadas pelas figuras rítmicas abaixo da linha (semínimas com haste para baixo).
2) Nos compassos 4 e 8, as mãos devem bater nas coxas alternadamente. Nos demais compassos, as mãos batem nas coxas paralelamente e simultaneamente.
(partitura de nossa autoria)
Para a execução do arranjo, sugerimos a seguinte forma:
1ª vez – Somente canto;
2ª vez – Somente percussão corporal;
3ª vez – Canto e percussão corporal.
Faça um rápido debate com a turma sobre os sons corporais utilizados no arranjo proposto. Após este levantamento, proponha a divisão da turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por criar uma nova linha de percussão corporal para a música “La Cucaracha”, com sons corporais determinados: o grupo 1 deverá utilizar somente as mãos no peito; o grupo 2 somente as mãos na coxa; o grupo 3 somente as palmas (dos mais diversos tipos – palma concha, palma estrela, palma estalada, entre outras).
Você deverá orientá-los no sentido de criarem frases rítmicas simples, que possam ser executadas por todos, principalmente por aqueles que possuem maior dificuldade.
Ao final do processo, cada grupo deverá apresentar sua criação para a turma. Os demais deverão executar os três arranjos propostos.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico como violão, teclado, cavaquinho, acordeon e de instrumentos de percussão como clavas, caxixis, pandeiros, pandeirolas, agogôs, coquinhos, entre outros.
Recursos Educacionais do MEC:
Habla América: introdução:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28124
Habla América - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8624
Habla América: aula 02:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8741
Desarrollar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20630
Definição para "Ostinato" - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
"La Cucaracha" – Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/La_Cucaracha
Vídeos para “La Cucaracha”:
http://www.youtube.com/watch?v=u0nQMgaJibc
http://www.youtube.com/watch?v=q6zv8kiNmb4&feature=related
Partitura de "La Cucaracha":
http://www.musik-direkt.com/pimages/pmp-lacucpno.gif
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) compreenderam as diferenças entre o português e o espanhol, em relação à pronúncia das palavras, na Atividade 1;
2) cantaram a música atentos à pronúncia correta do espanhol, na Atividade 1;
3) conjugaram canto e percussão com palmas, diferenciando as duas propostas rítmicas, na Atividade 1;
4) conjugaram canto e percussão com instrumentos convencionais, diferenciando as duas propostas rítmicas, na Atividade 1;
5) executaram o arranjo proposto, conjugando canto e percussão corporal, na Atividade 2;
6) participaram ativamente do processo de criação do novo arranjo, respeitando as sugestões dos demais colegas do grupo, na Atividade 3;
7) executaram os novos arranjos propostos na Atividade 3.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!