Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meios de comunicação: conectando com pessoas UCA/ Metodologia Científica

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas formas de comunicação interpessoal: carta, telégrafo, mensagens eletrônicas;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os meios de comunicação;
  • Compreender as vivências das pessoas em relação aos meios de comunicação em diferentes tempos e identificar algumas mudanças e permanências;
  • Reconhecer características internas e usos de diferentes meios de comunicação e informação disponíveis no mundo atual;
  • Compreender a importância dos meios de comunicação;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 660 minutos – 11 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Ela permitirá que eles ativem suas representações sociais, identificando os meios de comunicação que já conhecem e algumas características do uso diário, ampliando seus conhecimentos acerca dos meios de comunicação no cotidiano. Porém, não basta apenas conversar com os alunos e ver o que eles já sabem sobre o assunto é preciso propor situações problema, que façam com que os mesmos utilizem o conhecimento já adquirido para resolver tais situações. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

A discussão sobre meios de comunicação ao longo da história é uma oportunidade de retomar diversos conteúdos relacionados à História, Geografia, Matemática, Artes, Língua Portuguesa, Filosofia, dentre outros. Também é um conteúdo que poderá trabalhar gêneros textuais envolvidos na comunicação por meio de carta, e-mail, telefone e áudio conferência. Além de um rico instrumento para desenvolver nos alunos habilidades de leitura, escrita, oralidade e comunicação gestual.

Este é um assunto que será enriquecido por meio de pesquisas e questões também trazidas pelos alunos. Procure sempre partir dos conhecimentos que eles já possuem a respeito do tema a ser desenvolvido. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet e do tablet.

Professor, como se trata de um trabalho de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf.  Como ensinar por meio da Pesquisa. (Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conteúdos do currículo, enquanto se tornam estudantes autônomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa Pesquisa Escolar).

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Iniciação Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (Este texto descreve os caminhos para a Iniciação Científica: observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar.).

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1948_1956.pdf A importância da Pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. (Trata da Pesquisa como princípio educativo na formação e atuação pedagógica de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental). (Acessados em 07/08/2012).

Para conhecer alguns Projetos que estão sendo desenvolvidos com alunos de diferentes níveis de ensino você poderá utilizar o sítio: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=821 Coleção de aulas: Como as crianças de Educação Infantil podem desenvolver pesquisas constituindo sua capacidade investigativa? (Acesso em 08/08/2012).

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, verifique o que os alunos conhecem sobre os meios de comunicação. Isto poderá ser feito com os seguintes questionamentos:

  • O que são meios de comunicação?
  • Será que em outros tempos os meios de comunicação eram diferentes?
  • Como será que os homens das cavernas se comunicavam?
  • Qual foi o primeiro meio de comunicação que possibilitou a comunicação entre pessoas de diferentes cidades, estados e países?

Após o diálogo inicial, oriente coletivamente a observação das imagens: 

Comunicacaohttp://gina7777.on.nation2.com/index.php?page=1955551611

  COMUNICACAO http://ejaestudando.blogspot.com.br/2010/05/meios-de-comunicacao.html  (Acessados em 07/08/2012).

LEITURA E DISCUSSÃO DE CENAS

Após a apresentação das imagens, estabeleça um diálogo para interpretá-las. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou pelos tablets.

Comece indagando:

  • O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
  • Qual é o assunto dessas imagens?
  • Além dos meios de comunicação que aparecem nas imagens, que outros vocês conhecem?
  • Quais desses meios de comunicação vocês já utilizaram? Qual/ais vocês mais utilizam no dia a dia?
  • Como funcionam esses meios de comunicação?
  • Como as pessoas se comunicavam antes da invenção do rádio, da televisão, do telefone e do computador? 

Ouça todos os depoimentos e ressalte que nas próximas aulas irão aprofundar um pouco mais sobre o tema. Solicite que pensem e registrem suas indagações a respeito da temática, pois nosso intuito é buscar respostas ampliando os conhecimentos sobre os meios de comunicação. Depois proponha a seguinte tarefa de casa.

  COMUNICACAO 

Convide seus familiares e/ou vizinhos para ajudá-lo a pensar sobre os meios de comunicação de hoje e de outras épocas. Estabeleça um diálogo com eles e tente responder as questões que você irá registrar abaixo.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. (Professor, registre na lousa as perguntas e peça para os alunos copiarem. Se você não quiser utilizar a tecnologia, poderá fazer o registro no caderno de Língua Portuguesa, de História ou de outro componente curricular que você eleger para realização do estudo em questão).

  1. Escreva os nomes dos meios de comunicação que você conhece.
  2. Quais deles estão presentes no seu dia a dia e de seus familiares?
  3. Qual/is o/s meio/s de comunicação que seus pais e avós utilizava/m com mais frequência quando tinha a mesma idade que você tem hoje?
  4. Pergunte a seus familiares se alguém tem alguma história sobre cartas ou bilhetes para contar.
  5. Na época de hoje, além de cartas, telegramas e telefonemas, que outros meios de comunicação utilizamos para nos comunicar?
  6. Há semelhanças das mensagens eletrônicas (e-mails, torpedos, bips) com as cartas e telegramas antigos? Qual?
  7. Há diferença? Qual?
  8. Você acha que as pessoas perderam o hábito de escrever cartas longas e cheias de detalhes? Por quê?
  9. Registre uma indagação que você gostaria de pesquisar sobre a temática:  “Meios de comunicação: conectando pessoas”
  10. Procure em revistas, jornais, panfletos de propagandas, dentre outros, imagens de objetos que indicam meios de comunicação. Recorte-os e traga para sala de aula, não cole, iremos utilizar em momento oportuno.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop ou o tablet, providencie a impressão da mesma.

Organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação de todos expondo o resultado da atividade de tarefa de casa.

As perguntas e respostas poderão ser expostas em um mural na sala de aula.

Ao final das exposições pergunte aos alunos o que foi possível aprender. Destaque que osmeios de comunicação vêm passando por inovações tecnológicas de forma acelerada, mudando de forma significativa a velocidade e o volume das mensagens emitidas e recebidas entre diferentes pessoas, grupos e lugares. Porém, em cada época o tipo de comunicação deve ser valorizado, por exemplo, as cartas enviadas para as pessoas que viviam em locais distantes eram transportadas por carruagens, barcos ou navios e demoravam muito tempo para chegarem ao destino. E que, na vida social das pessoas, há desigualdades de acesso a esses recursos, não são todas as famílias que têm poder aquisitivo de possuir os meios de comunicação de hoje. Desta forma, possuir um telefone ou utilizar correios eletrônicos não acaba com a necessidade de contato pessoal e direto das pessoas.

Professor, solicite que os alunos leiam a pergunta que gostariam de pesquisar. Digite-as e posteriormente afixe-as no mural da sala de aula ou peça que registrem no caderno.

Para finalizar esta etapa, solicite que os alunos acessem os sítios a seguir, por meio deles poderão ver o desenvolvimento dos meios de comunicação.

Se preferir agende um horário no Laboratório de Informática ou utilize o Data Show. (Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos vídeos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-comunicacao.html Animação Infantil sobre Meios de Comunicação. (Trata da linha do tempo dos meios de comunicação, começa registrando a escrita cuneiforme até 2007, uso do Iphone.).

http://www.youtube.com/watch?v=EiecDnMBPJc&feature=related. História da comunicação através dos tempos. (Conta a história da comunicação deste os primórdios até os dias de hoje.). 

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/historia-da-internet.html. História da Internet (Animação infantil). (Acessados em 08/08/2012).

SOLFONTENATURALEXPLORANDO OS VÍDEOS

Fonte da imagem:  http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/  (Acesso em 11/08/2012).

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma, após assistirem ao vídeo. Como ele tem curta duração será possível analisá-lo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação às cenas vistas;
  • Qual/is tipo/s de comunicação foram observados no vídeo;
  • O que mais chamou a atenção.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha à turma que se organize em pequenos grupos, com aproximadamente três ou quatro alunos, para a elaboração de um painel com as imagens que foram solicitadas na primeira atividade desta aula.

Eles deverão colar as imagens escrevendo o título e as legendas.

Poderão ainda, registrar informações sobre os meios de comunicação utilizados. Para isto você deverá sugerir que acessem no tablet ou no laptop Classmate, sítios que enriqueçam as pesquisas. Vejam algumas sugestões:

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/10-marco-dia-do-telefone.html Informações sobre telefone.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/11-agosto-dia-da-televisao.html Informações sobre televisão.

http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao-radio.html Rádio.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/15-agosto-dia-da-informatica.html. Computador.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/17-maio-dia-internacional-das-telecomunicacoes.html. Dia internacional das telecomunicações. (Acessados em 08/08/2012).

Os trabalhos devem ser expostos no mural, para apreciação dos demais funcionários e alunos da escola.

  COMUNICACAOUTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Sugerimos a construção um Blog com a turma, com o objetivo de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para apresentarem à toda comunidade escolar e também outras pessoas que se interessarem pelo tema. Os acordos sobre o que postar e as responsabilidades de cada um devem ser feitos antecipadamente, com a sua mediação.

Para a construção de um Blog, a primeira atividade, pode ser a de Pesquisa navegando na Internet sobre alguns Blogs existentes. Cada grupo faz o levantamento de nomes, dos conteúdos e do formato dos Blogs visitados. Em seguida cada grupo poderá escolher um “Blogueiro”, autor de um Blog, e fazer uma entrevista, para satisfazer curiosidades e aprender mais sobre o gênero. Depois de realizada a entrevista, cada grupo deve relatar as descobertas para os demais grupos. Quando todas as apresentações tiverem sido encerradas é só planejar e executar o Blog da turma.

Sendo assim convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Vamos criar um blog da turma?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Criando um Blog. 

Você também poderá utilizar os vídeos aulas postados nos sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível de seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - Aula 1 (Curso básico de criação de Blogs, esta aula é sobre os conceitos básicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY.Curso de Blogs - Aula 2 (Criação da conta no Blogger passo a passo, veja como criar o seu Blog). (Acessados em 07/08/2012).

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizarem passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que eles percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Observação: Se você quiser, poderá selecionar outras ferramentas da Web, como Blogs, Wikis, Fóruns, Podcast, Comunidades, entre outros, para trabalhar com seus alunos. Veja instruções de como utilizá-las nos registros do sítio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso em 07/08/2012).

Sugerimos ainda que você produza com alunos um Jornal Escolar, desta forma poderá divulgar os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas. Acesse os sítios a seguir e  terá informações de como produzir um jornal e quais as vantagens de usá-lo na sala de aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809. Professor dá dicas de como fazer e usar um jornal na escola.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=269. Lista de aulas na Coleção Jornal na sala de aula. (Nesta coleção o objetivo é trazer o jornal para a sala de aula para que os alunos tomem consciência da realidade, seus fatos, falem sobre eles, opinem e criem uma nova realidade para o mundo em que vivem.).

http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar. Projeto Pedagógico: Jornal da escola: tudo de bom! (Explica etapas de como criar um Jornal Escolar.).

http://jornalescola.blogspot.com.br/.Jornal Escolar. ( Este Blog tem como objetivo orientar para construção de um Jornal Escolar.). (Acessados em 07/08/2012).

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha aos alunos que façam a leitura da letra da música “Pela Internet”, de Gilberto Gil. Pode ser encontrada no CD Quanta, 1997, ou no sítio http://letras.mus.br/gilberto-gil/68924/. Para ouvir a música acesse http://www.youtube.com/watch?v=628zOWAy64g&feature=related ou http://www.gilbertogil.com.br/sec_musica.php?page=4. (Acesso em 07/08/2012).

Faça uma sondagem para verificar se os alunos conhecem o cantor. Ouça seus comentários e em seguida apresente-o por meio de sua biografia, disponível em http://educacao.uol.com.br/biografias/gilberto-gil.jhtm. (Acesso em 07/08/2012).

Leia o texto, ouça a música e discuta com a turma o significado das palavras do mundo do computador.

Pergunte aos alunos se lendo cada palavra, foi possível entender o significado de cada uma delas. Dependendo da realidade dos alunos em relação ao uso do computador, palavras como site, link, home page, gigabytes podem ser desconhecidas. Caso isso aconteça, indique que conversem com pessoas que utilizam computador, pesquisem em dicionários, em revistas ou na própria Internet, anotando essas palavras novas e os seus significados. As várias pesquisas individuais ou em pequenos grupos deverão ser reunidas no glossário da turma, em painel na sala de aula, que servirá como apoio para conectarem a linguagem da rede mundial de computadores.

Os alunos poderão ler o texto e ouvir a música utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo.  (Professor, é importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado). 

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação da música.

Pela Internet (Gilberto Gil)      http://www.gilbertogil.com.br/sec_musica.php?page=4. (Acesso em 07/08/2012).

Fazer minha home page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet 
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um vídeopôquer para se jogar

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

      COMUNICACAO  

Retome com os alunos os diferentes meios de comunicação interpessoal utilizados por eles. Em seguida divida a turma em grupos e dê a seguinte tarefa:

 Enviando mensagem...

  • Cada grupo ficará responsável por um dos seguintes meios de comunicação: telegrama, carta, bilhete, torpedos e e-mail.
  • O grupo deverá enviar uma mensagem a uma pessoa de cada um dos demais grupos utilizando seu meio de comunicação.
  • Os grupos devem confrontar as mensagens recebidas, identificando suas semelhanças e diferenças.
  • Cada grupo deverá apresentar as mensagens recebidas e suas conclusões.

Professor, avalie este momento, perguntando aos alunos o que acharam e o que foi possível aprender.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações para responder as questões elaboradas durante a realização da primeira atividade deste planejamento e que ainda não foi possível responder. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias.

Para a realização da Pesquisa em sala de aula você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo da Pesquisa.

Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, o sítio sugerido abaixo, para lerem o texto: “Especial meios de comunicação para crianças”. Disponível em http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html.  (Acesso em 07/08/2012).

Os alunos poderão ler o texto utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo.  (Professor, é importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

SOLFONTENATURALExplorando o texto online

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • Por que a comunicação é essencial em nossas vidas?
  • De que forma os homens das cavernas se comunicavam?
  • Quais fatos fizeram surgir  jornais, livros e revistas?
  • Como as pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência visual ou auditiva) se comunicam?
  • Vocês acreditam que quando surge um novo meio de comunicação os demais podem desaparecer?
  • O que foi possível descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ouça o retorno dos questionamentos, faça intervenções quando necessário, formule novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURAL Elaborando uma linha de tempo

Agora que os alunos já vivenciaram vários momentos nos quais foi possível conhecer dados sobre a evolução dos meios de comunicação, convide-os a organizarem uma linha de tempo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para que eles conheçam como prepará-la:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236.  Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação.).

http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com.br/2010/11/como-fazer-uma-linha-do-tempo.html. Como fazer uma linha de tempo. (Acessados em 07/08/2012).

Organize com a turma um painel coletivo indicando a evolução dos meios de comunicação. Neste momento poderão ser utilizadas as imagens ou apenas os nomes. Sempre que necessário recorra às anotações. Ao concluir verifique se os dados estão corretos.

Para finalizar este momento assista com os alunos o vídeo de animação infantil:  “Linha do tempo dos meios de comunicação”. Disponível em http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-comunicacao.html.  (Acesso em 08/08/2012).

Compare o painel confeccionado com os dados apresentados no vídeo. Em seguida, divida a turma em duplas e solicite que cada uma delas escolha um meio de comunicação que gostaria de pesquisar. Depois de escolhido terão como objetivo descobrir qual é o modelo mais antigo e o mais atual. Nesta linha do tempo será necessário inserir imagens, seja de recorte ou desenhado por eles.

Ao finalizar os trabalhos, cada grupo deverá apresentar a sua produção aos demais colegas. Divulgue-os por meio do Blog e do Jornal Escolar.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURALConversando sobre as mudanças nos meios de comunicação...

Para que os alunos compreendam as vivências das pessoas em relação aos meios de comunicação em diferentes tempos e identifique algumas mudanças e permanências, providencie alguns slides e apresente-os por meio de diálogo. Você poderá abordar os seguintes conteúdos sobre o telefone:

  • Quando começou a ser utilizado no Brasil;
  • Como eram os aparelhos telefônicos;
  • Para que servia a manivela;
  • A função da telefonista;
  • Principal problema deste meio de comunicação;
  • A função dos telefones públicos;
  • Como são os telefones para portadores de necessidades especiais;
  • Chegada do telefone celular no Brasil;
  • Tipos de telefones.

Informe aos alunos quais eram os personagens e as ações envolvidas num telefonema acerca de cem anos. Primeiramente explore os conhecimentos que os alunos têm sobre o significado das palavras: Emissor e Receptor:

Emissor da chamada: girar a manivela e pedir a ligação para a telefonista. (Apresente o aparelho usado nesta ação.).

Telefonista: receber a chamada do emissor e transmitir ao receptor.

Receptor: receber a chamada da telefonista e depois conversar com o receptor.

Tempo de duração: grande, por exemplo, a tarde toda.

Professor, se preferir você poderá transformar esta atividade em Pesquisa a ser realizada individualmente ou em pequenos grupos.

 Sugestões de imagens:

COMUNICACAO Circulação de notícias por meio de conversas

http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/tag/forum-carajas/

COMUNICACAO Notícias transmitidas por meio dos pasquins (papéis colados em praças, pontes, chafariz)  http://domacedo.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html

COMUNICACAO Circulação dos primeiros jornais  http://midiacwb.com.br/circulacao-de-jornais-cresce-35-em-2011/

COMUNICACAOProgramas de rádio (As emissoras de rádio transmitiam diferentes tipos de programas: radionovelas, noticiários, musicais, humorísticos, transmissões esportivas.) http://blog.clickgratis.com.br/allradio/332817/O+mundo+e+o+r%E1dio..html

 COMUNICACAOTelevisão http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/invenctelevisao.htm

  COMUNICACAOTelefone  http://telephonetlm.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html (Acessados em 08/08/2012).

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURALFinalizando o Projeto...

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre “Meios de comunicação: conectando pessoas”. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Organize um texto coletivo sobre as conclusões, os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando, no final faça uma revisão e peça que todos copiem o texto elaborado.

Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante o trabalho. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização do estudo é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com eles uma data para divulgarem os resultados. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os convites. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os convites.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

 http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint – 1ª Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related. Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides). (Acessados em 08/08/2012).

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, como atividade de conclusão, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm.

Veja como criar um Movie Maker nos sítios: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker. (Acessados em 08/08/2012).

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da Pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento da turma.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi o empenho e  a dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. (Professor, não se esqueça de incentivar os alunos a atualizarem o Blog.).

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1948_1956.pdf. A importância da Pesquisa como princípio educativo  na atuação pedagógica de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. (Acesso em 12/08/2012).

Sugestões de links para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=dJmoPckD0hg&feature=related. A História do Rádiono Brasil - Globo Repórter 1983 ( Programa Completo Globo Repórter: A História do Rádio no Brasil. Rede Globo. Exibido em 22 de maio de 1983. Completo. Apresentação: Carlos Monforte; Narração: Berto Filho.).

http://www.youtube.com/watch?v=u8kI_5D2RoM&feature=fvwrel. A importância da comunicação- linguagem não verbal e verbal.

http://www.youtube.com/watch?v=MYgmScG3gEM&feature=fvwrel . A evolução dos meios de comunicação.

http://www.youtube.com/watch?v=jZUUbDN6gbc. A evolução dos meios de comunicação.

http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html. Meios de comunicação. (Acessados em 12/08/2012). 

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38488. Como utilizar dos meios de comunicação e a sua influência na organização do espaço da cidade?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=18. Coleção de aulas: Meios de comunicação. (Acessados em 12/08/2012).

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre “Meios de comunicação: conectando pessoas”. Observe se os alunos reconhecem o ser humano como sujeito e agente histórico, se foram capazes de identificar semelhanças e diferenças entre os meios de comunicação, compreender as vivências das pessoas em relação aos meios de comunicação em diferentes tempos e a importância dos meios de comunicação. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolverem imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adalgisa Sansão, EMEF Candido Portinari , São Paulo - disse:
    gisa382@globo.com

    06/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a forma que está detalhado o desenvolvimento desta aula, parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.