Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como as crianças de educação infantil podem desenvolver pesquisas constituindo sua capacidade investigativa?

 

25/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção demonstra a possibilidade de trabalho com iniciação científica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, apontando caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que sejam de fato significativas para as crianças. O trabalho com iniciação científica visa desenvolver o espírito investigativo, a valorização dos conhecimentos prévios das crianças, bem como o desenvolvimento pleno de suas capacidades intelectuais. Possibilidades diversas de investigação que permitem e potencializam a capacidade de avaliar o futuro, assim como a escolha dos meios para a concreta realização do plano inicial. O trabalho com a pesquisa permite criar com autoria individual e coletiva uma questão e respondê-la. Com essa proposta, pretende-se fazer as crianças pensarem, refletirem e considerarem a vida fora da escola. É possível ainda, levá-las a aprender a estudar e a perceber que o conhecimento é algo inacabado e em contínua pesquisa. Por isso selecionamos as aulas de 1 a 5 que demonstram o que é e como se construir pesquisas com as crianças. Os recursos educacionais: * Como se faz um cientista? - Parte 1 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37185; Como se faz um cientista? - Parte 2 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37184, auxiliam os professores em sua formação para esse trabalho porque demonstram como podemos investir na formação do cientista desde a infância. As aulas de 6 a 10 demonstram algumas possibilidades de realização de pesquisas com a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental enfatizando a temática meio ambiente. As aulas de 11 a 20 apontam para realização de pesquisas com a temática animais e trazem diversas atividades de pesquisas com significados incríveis para as crianças considerando que elas gostam muito dos animais nessa faixa etária. Finalizamos a coleção com as aulas 21 e 22 que valorizam a cultura e reforçam como o trabalho com a metodologia de projetos pode auxiliar crianças e professores no processo de alfabetização.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

Investigação científica, ludicidade, momentos significativos para as crianças

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Sudeste

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Realizar pesquisas; Aprender as diferentes formas de buscar  conhecimento; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de leitura; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de observação, entrevista e co...

19/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 21362 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – a fauna na região Sudeste - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Realizar pesquisas; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas; Desenvolver  habilidades de leitura e escrita; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos jornalísticos e relatórios; ...

19/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 18807 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 O segredo da lagarta: conhecendo as borboletas - UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Investigar a vida das borboletas; Identificar as características e seu o ambiente; Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente; Identificar as etapas de transformação de uma borboleta; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio ...

17/04/2012 Quatro estrelas 8 comentário(s) 49020 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 De lagarta a borboleta, que bela experiência.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

 trabalhar com Literatura Infantil, propiciando momentos de aprendizagem e imaginação;  identificar transformações que acontecem na natureza; observar os momentos de metamorfose da lagarta em sala de aula; produzir textos coerentes sobre o tema, com estrutura completa: introdu...

31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 68590 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Um mundo subterrâneo: as minhocas - UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Investigar a vida das minhocas no subsolo; Identificar as características e o modo de viver das minhocas; Reconhecer alguns hábitos e a utilidade das minhocas para a terra; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; Regis...

17/04/2012 Cinco estrelas 5 comentário(s) 33194 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Produzindo adubo orgânico na escola e aprendendo a fazer pesquisa desde a Educação Infantil

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Compreender como se reutilizar alguns tipos de lixo; Desenvolver a capacidade criativa e investigativa por meio da realização de pesquisas; Descobrir como diminuir a produção de lixo; Perceber como se transforma lixo orgânico em composto orgânico para o solo.

27/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24657 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 O encanto das flores: cores, formas e perfumes

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Compreender a importância das flores na natureza; • Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio; • Desenvolver a criatividade e capacidade de pesquisa; • Ampliar o vocabulário; • Ampliar o conhecimento sobre a escrita.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7097 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 O Sol e a Terra

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Vivenciar procedimentos de pesquisa;    Identificar o sol como uma estrela; Perceber a importância do sol para a vida na terra; Perceber a relação do dia e da noite através do movimento da terra ao redor do sol. 

27/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 81189 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Vulcões em ação

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Compreender o que é um vulcão.    Localizar países em que há vulcões extintos e em atividades. Pesquisar informações em jornais e internet. Conhecer as causa dos vulcões.   Construir a maquete de um vulcão.

30/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27865 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 As questões ambientais da escola: conhecer pode transformar?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Conceituais Compreender o que é Meio Ambiente; Reconhecer os aspectos e características do Meio Ambiente da escola; Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente. Procedimentais Observar, coletar e organizar informações sobre o Meio Ambiente ...

16/04/2012 Quatro estrelas 10 comentário(s) 27947 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

11 Que bicho é esse? Vamos conhecer alguns bichos brasileiros com risco de extinção?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 • Realizar pesquisa sobre os bichos brasileiros em colaboração com os familiares;  • Identificar alguns bichos da fauna brasileira;  • Conhecer algumas características de animais brasileiros em risco de extinção;  • Ouvir e contar histórias;  • Conhecer poemas sobre os bichos...

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9333 acesso(s)

Ligia Mara Santos

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

12 Aves Brasileiras em Extinção - UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

·         Identificar as características das aves; ·         Compreender sobre alimentação, habitat, hábitos, reprodução, cuidado com os filhotes e espécies ameaçadas de extinção; ·         Interagir com os pares; ·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreend...

17/04/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15365 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Surpreendendo-se com os animais aquáticos: A aventura dos peixes - UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

·         Identificar as características e modos de viver dos peixes. ·         Compreender sobre alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação dos peixes. ·         Interagir com os pares. ·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos ...

17/04/2012 Três estrelas 1 comentário(s) 30865 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 A vida das baleias - UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Investigar a vida das baleias; Identificar as características e o modo de viver das baleias; Reconhecer a baleia azul como o maior mamífero existente; Conhecer alguns dos hábitos das baleias e seu comportamento no mar; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender co...

17/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 38766 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Insetos companheiros: A vida das formigas - UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

·         Identificar as características e  os modos de viver das formigas. ·         Compreender sobre alimentação, habitat, hábitos, reprodução e variedades de espécies. ·         Interagir com os pares. ·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte...

17/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 51015 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Pássaros da minha região: espécies, características e preservação

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer pássaros da região onde mora; Relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência na natureza; Reconhecer a diversidade de pássaros e sua importância ecológica; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de pesquisa científica; Analisa...

10/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10364 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 Animais da fauna silvestre brasileira

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer espécies de animais da fauna silvestre; Relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência na natureza; Reconhecer porque alguns animais da fauna silvestre estão em risco de extinção; Interagir com os pares; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender co...

10/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 17238 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 Uma grande descoberta! Joaninhas no pátio da escola - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Caçar joaninhas no pátio da escola, mantendo-as vivas. Descobrir as principais características das joaninhas, através de pesquisas em diferentes fontes. Conhecer os hábitos de vida das joaninhas. Descobrir a importância das joaninhas para o meio ambiente. Ampliar a leitura e a...

13/07/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 30414 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA: por onde andas até aparecer voando

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Despertar o interesse e o desejo de estudar as borboletas e participar de atividades de pesquisa.

31/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10876 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

20 Qual a importância dos insetos para o meio ambiente?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

  Reconhecer as características dos insetos;   Explorar poesias sobre o tema;   Ouvir histórias literárias sobre o tema;   Realizar atividades de pesquisas para compreender a importância desses animais para  o meio ambiente;   Conhecer a diversidade de insetos;   Produzir rela...

19/10/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 24812 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 Projeto: Descobrindo o Brasil – manifestações culturais - UCA

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Realizar pesquisas; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas; Desenvolver  habilidades de leitura; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como receita, texto expositivo, roteiro de entrevista, músi...

05/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 11841 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

22 De que forma a pesquisa contribui na alfabetização de crianças? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Localizar informações no texto; Ler com compreensão; Identificar palavras de acordo com o grau (diminutivo); Pesquisar sobre os tipos de formigas; Construir gráfico a  partir dos dados coletados; Entrevistar um profissional que conheça sobre formigas; Elaborar um relatório com...

25/08/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7025 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 17607 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.