25/04/2012
Esta coleção demonstra a possibilidade de trabalho com iniciação científica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, apontando caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que sejam de fato significativas para as crianças. O trabalho com iniciação científica visa desenvolver o espírito investigativo, a valorização dos conhecimentos prévios das crianças, bem como o desenvolvimento pleno de suas capacidades intelectuais. Possibilidades diversas de investigação que permitem e potencializam a capacidade de avaliar o futuro, assim como a escolha dos meios para a concreta realização do plano inicial. O trabalho com a pesquisa permite criar com autoria individual e coletiva uma questão e respondê-la. Com essa proposta, pretende-se fazer as crianças pensarem, refletirem e considerarem a vida fora da escola. É possível ainda, levá-las a aprender a estudar e a perceber que o conhecimento é algo inacabado e em contínua pesquisa. Por isso selecionamos as aulas de 1 a 5 que demonstram o que é e como se construir pesquisas com as crianças. Os recursos educacionais: * Como se faz um cientista? - Parte 1 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37185; Como se faz um cientista? - Parte 2 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37184, auxiliam os professores em sua formação para esse trabalho porque demonstram como podemos investir na formação do cientista desde a infância. As aulas de 6 a 10 demonstram algumas possibilidades de realização de pesquisas com a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental enfatizando a temática meio ambiente. As aulas de 11 a 20 apontam para realização de pesquisas com a temática animais e trazem diversas atividades de pesquisas com significados incríveis para as crianças considerando que elas gostam muito dos animais nessa faixa etária. Finalizamos a coleção com as aulas 21 e 22 que valorizam a cultura e reforçam como o trabalho com a metodologia de projetos pode auxiliar crianças e professores no processo de alfabetização.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
Investigação científica, ludicidade, momentos significativos para as crianças
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Sudeste
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Realizar pesquisas; Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de leitura; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de observação, entrevista e co... 19/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 21549 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – a fauna na região Sudeste - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Realizar pesquisas; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas; Desenvolver habilidades de leitura e escrita; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos jornalísticos e relatórios; ... 19/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 18996 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
O segredo da lagarta: conhecendo as borboletas - UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Investigar a vida das borboletas; Identificar as características e seu o ambiente; Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente; Identificar as etapas de transformação de uma borboleta; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio ... 17/04/2012 Quatro estrelas 8 comentário(s) 49020 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
De lagarta a borboleta, que bela experiência.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização trabalhar com Literatura Infantil, propiciando momentos de aprendizagem e imaginação; identificar transformações que acontecem na natureza; observar os momentos de metamorfose da lagarta em sala de aula; produzir textos coerentes sobre o tema, com estrutura completa: introdu... 31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 69064 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Um mundo subterrâneo: as minhocas - UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Investigar a vida das minhocas no subsolo; Identificar as características e o modo de viver das minhocas; Reconhecer alguns hábitos e a utilidade das minhocas para a terra; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; Regis... 17/04/2012 Cinco estrelas 5 comentário(s) 33390 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Produzindo adubo orgânico na escola e aprendendo a fazer pesquisa desde a Educação Infantil
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender como se reutilizar alguns tipos de lixo; Desenvolver a capacidade criativa e investigativa por meio da realização de pesquisas; Descobrir como diminuir a produção de lixo; Perceber como se transforma lixo orgânico em composto orgânico para o solo. 27/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24828 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
O encanto das flores: cores, formas e perfumes
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Compreender a importância das flores na natureza; • Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio; • Desenvolver a criatividade e capacidade de pesquisa; • Ampliar o vocabulário; • Ampliar o conhecimento sobre a escrita. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7287 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
O Sol e a Terra
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Vivenciar procedimentos de pesquisa; Identificar o sol como uma estrela; Perceber a importância do sol para a vida na terra; Perceber a relação do dia e da noite através do movimento da terra ao redor do sol. 27/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 81368 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Vulcões em ação
Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender o que é um vulcão. Localizar países em que há vulcões extintos e em atividades. Pesquisar informações em jornais e internet. Conhecer as causa dos vulcões. Construir a maquete de um vulcão. 30/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 28048 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
As questões ambientais da escola: conhecer pode transformar?
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Conceituais Compreender o que é Meio Ambiente; Reconhecer os aspectos e características do Meio Ambiente da escola; Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente. Procedimentais Observar, coletar e organizar informações sobre o Meio Ambiente ... 16/04/2012 Quatro estrelas 10 comentário(s) 28157 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
11 |
Que bicho é esse? Vamos conhecer alguns bichos brasileiros com risco de extinção?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Natureza e sociedade • Realizar pesquisa sobre os bichos brasileiros em colaboração com os familiares; • Identificar alguns bichos da fauna brasileira; • Conhecer algumas características de animais brasileiros em risco de extinção; • Ouvir e contar histórias; • Conhecer poemas sobre os bichos... 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9467 acesso(s) |
Ligia Mara Santos NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
12 |
Aves Brasileiras em Extinção - UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética · Identificar as características das aves; · Compreender sobre alimentação, habitat, hábitos, reprodução, cuidado com os filhotes e espécies ameaçadas de extinção; · Interagir com os pares; · Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreend... 17/04/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15546 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Surpreendendo-se com os animais aquáticos: A aventura dos peixes - UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética · Identificar as características e modos de viver dos peixes. · Compreender sobre alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação dos peixes. · Interagir com os pares. · Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos ... 17/04/2012 Três estrelas 1 comentário(s) 31040 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
A vida das baleias - UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Investigar a vida das baleias; Identificar as características e o modo de viver das baleias; Reconhecer a baleia azul como o maior mamífero existente; Conhecer alguns dos hábitos das baleias e seu comportamento no mar; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender co... 17/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 39071 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Insetos companheiros: A vida das formigas - UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética · Identificar as características e os modos de viver das formigas. · Compreender sobre alimentação, habitat, hábitos, reprodução e variedades de espécies. · Interagir com os pares. · Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte... 17/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 51274 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
Pássaros da minha região: espécies, características e preservação
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer pássaros da região onde mora; Relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência na natureza; Reconhecer a diversidade de pássaros e sua importância ecológica; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de pesquisa científica; Analisa... 10/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10529 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
Animais da fauna silvestre brasileira
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer espécies de animais da fauna silvestre; Relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência na natureza; Reconhecer porque alguns animais da fauna silvestre estão em risco de extinção; Interagir com os pares; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender co... 10/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 17361 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
Uma grande descoberta! Joaninhas no pátio da escola - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Caçar joaninhas no pátio da escola, mantendo-as vivas. Descobrir as principais características das joaninhas, através de pesquisas em diferentes fontes. Conhecer os hábitos de vida das joaninhas. Descobrir a importância das joaninhas para o meio ambiente. Ampliar a leitura e a... 13/07/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 30562 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA: por onde andas até aparecer voando
Educação Infantil | Natureza e sociedade Despertar o interesse e o desejo de estudar as borboletas e participar de atividades de pesquisa. 31/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10947 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
20 |
Qual a importância dos insetos para o meio ambiente?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Reconhecer as características dos insetos; Explorar poesias sobre o tema; Ouvir histórias literárias sobre o tema; Realizar atividades de pesquisas para compreender a importância desses animais para o meio ambiente; Conhecer a diversidade de insetos; Produzir rela... 19/10/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 24938 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
Projeto: Descobrindo o Brasil – manifestações culturais - UCA
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Realizar pesquisas; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas; Desenvolver habilidades de leitura; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como receita, texto expositivo, roteiro de entrevista, músi... 05/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 11985 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
22 |
De que forma a pesquisa contribui na alfabetização de crianças? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Localizar informações no texto; Ler com compreensão; Identificar palavras de acordo com o grau (diminutivo); Pesquisar sobre os tipos de formigas; Construir gráfico a partir dos dados coletados; Entrevistar um profissional que conheça sobre formigas; Elaborar um relatório com... 25/08/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7105 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 17670 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!