Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Meios de comunicação

 

05/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção é composta por 16 aulas sobre os diversos meios de comunicação existentes e usados em todo o mundo. A primeira aula apresenta de forma superficial alguns desses meios. A segunda traz o alfabeto como instrumento inicial desse processo e as seguintes aulas tratam de forma mais detalhada os vários elementos inventados e utilizados para a realização do processo comunicacional, alguns individuais e outros de comunicação em massa. As duas últimas aulas trazem a comunicação por meio de sinais, meio este utilizado por deficientes auditivos. Vale ressaltar que muitas aulas se complementam, contemplando assim o estudo desse tema.

Autoria

Amanda Barros Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

meios de comunicação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de Aulas da Coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 Estudando os meios de comunicação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que eles nos proporcionam. Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases.

01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5401 acessos

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

2 O alfabeto como instrumento de comunicação

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender a importância do registro escrito para a comunicação entre as pessoas.              Utilizar o alfabeto em diferentes contextos sociais.

12/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13872 acessos

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 CARTAS: introdução do gênero textual

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a função social de uma carta através de discussão oral. Ler e interpretar diferentes modelos do gênero carta. Identificar as características e as partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura) a partir de situações reais.   ...

07/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 49697 acessos

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 Escrevendo Cartas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§ Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta; § Valorizar a escrita como meio de comunicação; § Perceber as informações mais relevantes neste gênero; § Listar as informações que quer transmitir ao leitor; §  Produzir uma carta.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3895 acessos

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação; diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto; problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população;  observar o tratamento da informaçã...

14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3422 acessos

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 JORNAL FALADO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:  Identificar a estrutura de um texto jornalístico.  Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar.  Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto.  Enriquecer seu vocabulário por me...

29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 6194 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 O Telefone: você conhece a história deste invento?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos poderão aprender como o telefone foi inventado, entre outras informações interessantes sobre ele. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos da Língua Portuguesa, por meio de: - Leitura, interpretação e produção de textos; - Linguagem Oral; - Pesquisa na intern...

08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4752 acessos

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

8 11 de Agosto – Dia da televisão

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer o processo histórico da invenção da televisão. Além disso, serão discutidos os aspectos relacionados à importância da televisão como fonte cultural e de informação. Em termos cognitivos serão trabalhados os s...

15/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1466 acessos

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

9 Filmetes e propagandas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do filmete. Identificar a finalidade do gênero textual filmete. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um filmete (texto escrito, texto oral, imagens, sons...). Conhecer as práticas sociais de prod...

27/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1914 acessos

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 07 de novembro – dia do radialista!

Educação Escolar Indígena | História

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estudar os aspectos históricos do rádio (autor e ano de sua invenção);    Estudar os aspectos relacionados à profissão de radialista e sua importância para a sociedade; Refletir sobre os aspectos sociais e informativos que o rádio permite; Conhecer diferenças entre o alcance s...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2478 acessos

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

11 Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social. • Interessar-se pelo debate de idéi...

18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 70213 acessos

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

• Vivenciar novas experiências que contribuem para modificar a compreensão que têm do mundo à sua volta. •Acessar novas informações que podem modificar a compreensão que tem do mundo à sua volta. •Articular conhecimentos de modo mais significativo e abrangente •Conhecer o pape...

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2566 acessos

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

13 O email como gênero textual em sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o e-mail com novo meio de comunicação, através do computador, ligado à Internet. Identificar a  sua função social bem como a sua estrutura.

29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8799 acessos

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

14 Meio de comunicação: Das cartas à videoconferência

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

- Perceber as diferentes formas de comunicação utilizadas ao longo da história e a relevância de cada uma delas; -Identificar as formas de comunicação a distância mais utilizadas atualmente; -Utilizar-se dos meios de comunicação on-line, identificando a relevância de cada um e...

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5763 acessos

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

15 Aprendendo a se comunicar usando as mãos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer que algumas pessoas têm necessidade de se comunicar usando as mãos (LIBRAS); Aprender como articular as mãos para se comunicar. Aprender  as letras do alfabeto e os numerais em LIBRAS.

05/10/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 13959 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Linguagem dos sinais: A conquista da Leitura

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Permitir a compreensão do funcionamento comunicativo das Libras e da importância de ser compreendido no processo comunicativo.   Possibilitar ao aluno compreender a relação que existe entre a fala e o gesto. Identificar características das modalidades orais presentes na hora d...

19/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5422 acessos

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4159 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.