20/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Praticar ostinatos rítmicos com sons corporais através da imitação.
Criar frases rítmicas com sons corporais por meio de exercícios de improvisação.
Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Experimentação e conhecimento de sons corporais variados.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal”.
Grupo Barbatuques
http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg
Slammin All-body Band
http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1289572323_slamminpormikemelnyk.jpg
A turma ficará organizada em uma roda. O primeiro aluno dirige-se ao centro e inicia uma frase rítmica com sons corporais, de preferência curta, com quatro tempos. Outro aluno, voluntário, vai ao encontro do primeiro e “responde” com uma outra frase rítmica, que deverá estar de acordo com a sua orientação – se será “semelhante” à primeira, ou “diferente” ritmicamente. A dinâmica segue a mesma até que todos da roda tenham participado.
Peça a outro aluno para marcar a pulsação em algum instrumento de percussão, enquanto os demais executam suas frases.
Os alunos continuam organizados em roda. Todos deverão executar o ostinato rítmico corporal proposto abaixo:
A movimentação corporal é a mesma nos dois compassos. Os sons são:
Primeira colcheia – mão no peito
Segunda colcheia – estalo
Terceira colcheia – palma concha (palma grave)
Quarta colcheia – palma concha
Quinta colcheia – mão no peito
Sexta colcheia – estalo
Semínima – palma concha
Palma concha
http://2.bp.blogspot.com/_PT2h4vCVDGg/Sc6llHMlq2I/AAAAAAAABe0/10hjzQ_DmRM/s400/palmas.jpg
Após a internalização do ostinato, inicie o jogo. Todos deverão realizar os dois compassos de ostinato, sendo que, no segundo compasso, realizam os três primeiros sons (três primeiras colcheias – mão no peito, estalo, palma concha). Nos tempos restantes, um aluno deve improvisar. O jogo inicia-se novamente, e o próximo aluno da roda faz outro improviso. Você deverá orientá-los no sentido de variar quanto ao ritmo e aos timbres corporais propostos.
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada.
2) Proponha regras para a improvisação, como: em uma rodada, usar apenas os sons das mãos; na rodada seguinte, usar apenas mãos, rosto e boca; variar entre sons fortes e fracos, e assim por diante.
A turma será dividida em grupos. Cada grupo deverá compor um ostinato rítmico corporal e executá-lo algumas vezes. Após a internalização do ostinato, quatro alunos do grupo serão escolhidos para improvisar com base no ostinato proposto. O primeiro aluno escolhe uma frase rítmica com sons corporais e a executa, por quatro compassos. O segundo aluno irá “agregar” sua frase ao ostinato do primeiro e assim por diante, até que os quatro improvisadores estejam executando suas frases. O grupo deverá ser numeroso, pois os participantes ficarão divididos entre os que realizarão os ostinatos de base e os improvisadores.
Você pode estabelecer que os ostinatos criados se modifiquem ao longo da execução. Assim, se um dos improvisadores propuser uma nova frase, todos deverão mudar suas propostas.
Ao final do processo, os grupos deverão apresentar suas composições ao restante da turma.
Observação:
Caso a turma seja mais adiantada musicalmente, você pode propor que os ostinatos criados tenham como base células rítmicas de gêneros musicais conhecidos. Desta forma, os grupos criariam ostinatos com base no baião, maracatu, samba e marchinha, por exemplo.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de instrumentos de percussão como atabaques, surdos, pandeiros, tambores, entre outros.
Ostinato na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
MÚSICA: Composição – Variação:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18367
International Body Music Festival (vários estilos)
http://www.youtube.com/watch?v=BJp7SlE6R2s
Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion / Clogging Trades:
http://www.youtube.com/watch?v=B2AyPVvW8uU
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) participaram ativamente das três atividades de improvisação, demonstrando interação com o grupo e respeito às propostas de criação dos demais colegas;
2) relacionaram suas frases rítmicas improvisadas com o material musical apresentado pelo primeiro improvisador, na Atividade 1;
3) executaram os ostinatos rítmicos propostos através de imitação nas Atividades 2 e 3;
4) relacionaram os improvisos musicais com os ostinatos rítmicos de base e com os improvisos dos demais colegas na Atividade 3, apresentando uma execução satisfatória.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/03/2014
Cinco estrelasexcelente material para aulas de recreação e lazer. Trabalho com indivíduos privados de liberdade e consigo através da ginástica e a musica, uma resposta significativa nas questões se socialização e aproximação entre as apenadas, principalmente no convívio nas celas, dai introduzindo essas atividades, notei que houve uma maior integração a parte do trabalho coletivo e diminuição do stress das apenadas com a expressão corporal a partir dos ritmos e movimentos. Parabéns
05/02/2013
Quatro estrelasmuito útil, parabéns pela partilha!