15/04/2011
Esta coleção organizada em 12 aulas tem como foco principal o ambiente urbano, relações ecológicas e degradação ambiental (lixo). São objetivos das 4 primeiras aulas, dentre outros, capacitar o aluno a: reconhecer o que é um ecossistema, identificar as cidades como ecossistemas que possuem componentes bióticos e abióticos; reconhecer a necessidade de moradia como uma condição básica de todo ser humano; identificar acidentes ocasionados por construções em áreas de risco e o que pode ser feito para evitá-los; estabelecer relações entre as necessidades da cidade e os impactos ambientais, discutindo ações e soluções eficazes que possam reduzir esses impactos; relacionar a presença de árvores na cidade ao processo de renovação do ar e manutenção de umidade no ambiente; reconhecer espécies de animais que ocupam áreas urbanas e relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência. As 6 aulas seguintes têm por objetivos dentre outros, capacitar o aluno a: entender como se formam os liquens e porque são usados para indicar a qualidade do ar (bioindicadores);identificar o que é lixo; reconhecer a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como a solução para a redução do volume do lixo urbano; contribuir para que materiais utilizados em casa e na escola possam ser reutilizados e ou reciclados, praticando a coleta seletiva;desenvolver atitudes responsáveis em relação ao lixo; reconhecer objetos produzidos pelo ser humano, sem função útil que circulam na órbita terrestre, como lixo espacial; identificar riscos e impactos ambientais causados pelo lixo espacial; conhecer soluções que podem reduzir os riscos e os impactos ambientais causados pelo lixo espacial; identificar as causas e conseqüências do aquecimento global para os seres vivos e para o meio ambiente; relacionar o aquecimento global às ações humanas e incentivar mudanças de comportamento que podem minimizar os efeitos do aquecimento global. A última aula sugerida se adéqua aos dois primeiros ciclos, e pode ser desenvolvida para fechar um trabalho de conscientização ecológica. As atividades propostas envolvem atividades de experimentação, observação, textos informativos e recursos multimídia, possibilitando integração com outros campos de conhecimento, sendo suas atividades mais adequadas ao segundo ciclo.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
ecologia, ecossistema, cidade, moradia,, lixo, degradação ambiental e aquecimento global
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Ecologia - conhecendo o ecossistema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar os componentes de um ecossistema. Compreender a importância da preservação do meio ambiente. Analisar as ações que comprometem o meio ambiente. 20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 23231 acesso(s) |
Equipe Andrea |
2 |
As cidades são ecossistemas?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar as cidades como ecossistemas, pois possuem componentes bióticos e abióticos; Estabelecer relações entre as necessidades da cidade e os impactos ambientais; Conhecer soluções eficazes que reduzem os impactos ambientais. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26146 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Moradia segura, um direito de todos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer a necessidade de moradia como uma necessidade básica de todo ser humano; Coletar e analisar notícias de jornal e outros meios de comunicação, que relatem sobre acidentes ocasionados por construções em áreas de risco; Identificar áreas de risco e enumerar as conseqüê... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10558 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Por que plantar árvores na cidade?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar a presença de árvores em vias e espaços públicos como um fator de essencial importância à qualidade de vida; Relacionar a presença de árvores na cidade ao processo de renovação do ar e manutenção de umidade no ambiente; Enumerar espécies de árvores mais apropriadas... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8795 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Animais da cidade
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Reconhecer espécies de animais que ocupam áreas urbanas. Relacionar fatores que favorecem sua sobrevivência no ambiente urbano. Reconhecer por que algumas espécies se tornam pragas em ambientes urbanos. Identificar ambientes urbanos como refúgios de algumas espécies. Desenvolv... 21/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24970 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Líquens e Poluição
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer os liquens, entendendo como são formados; Entender como a poluição pode afetar os liquens; Compreender que os liquens podem ser usados para indicar a qualidade do ar (bioindicadores). 15/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 37128 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
O que fazer com o lixo?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como a solução para a redução do volume do lixo; Contribuir para que materiais utilizados em casa e na escola possam ser reutilizados e ou reciclados praticando a coleta seletiva; Produzir cartazes para divulgar na escol... 05/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12774 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Amigos do lixo: fazendo coleta seletiva na escola
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Com esta aula os alunos poderão compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres... 30/10/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 21371 acesso(s) |
Maria Margarida Naves ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
9 |
Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo, observar os diferentes tipos de lixo, realizar campanhas de conscientização, compreender e conhecer o destino do lixo, bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo. 01/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88766 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Lixo espacial - uma ameaça ao nosso Planeta
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer objetos produzidos pelo ser humano, sem função útil que circulam na órbita terrestre, como lixo espacial; Identificar riscos e impactos ambientais causados pelo lixo espacial; Conhecer soluções que podem reduzir os riscos e os impactos ambientais causados pelo... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14033 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Aquecimento Global
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar as causas do aquecimento global. § Identificar suas conseqüências para os seres vivos e para o meio ambiente. § Explicar o que é o aquecimento global. § Relacionar o aquecimento global às ações humanas. § Incentivar mudanças de comportamento que podem minimi... 11/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 26036 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Minha bandeira ecológica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais .A refletir sobre o modo como as pessoas se relacionam com o ambiente; .A necessidade de agir de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e qualidade de vida; .Que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global. 30/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 6325 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 4647 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!