11/05/2011
Está coleção foi estruturada com 16 aulas sobre o sistema solar, Lua, fases lunares, eclipses, contagem do tempo, formação de sombras, Terra. As aulas 1 e 2 introduzem o assunto trabalhando conceitos de sistema solar e sistema planetário. Nas aulas de 3 a 6 a forma da Terra é abordada, como ela foi descoberta e quais foram suas primeiras representações pelos povos antigos e, como é possível os seres vivos se manterem em um planeta com essa forma e permanecerem em sua superfície sem cair. Nas aulas de 7 a 12 são abordados os conceitos de luz e sombras, os tamanhos aparentes do Sol e da Lua, o Sol como estrela que possui luz própria e a Lua, satélite da Terra iluminada pelo Sol. Como ocorrem as fases da Lua e os eclipses são assuntos das aulas 13 a 15. A aula 16 trata de como as civilizações antigas começaram a contar o tempo através de observações dos fenômenos astronômicos. O conteúdo tem importância no entendimento dos fenômenos do sistema solar e pretende despertar nos alunos a curiosidade em realizar observações do céu, entender como eram feitas as primeiras observações e sua importância para as civilizações antiga; além de aprofundar termos da astronomia e a interdisciplinaridade com a geografia. Nesta coleção os alunos terão a oportunidade de realizar observações, trabalhar com atividades práticas, vídeos e textos sobre o tema, sendo recomendada para o Ensino Fundamental Primeiro e Segundo ciclo.
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
sistema solar, planetas, terra, lua, sol, eclipses, sombras, rotação, forma da Terra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE BIG BANG, UNIVERSO, GALÁXIA, ESTRELA, PLANETAS E SISTEMA SOLAR
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir o conceito de universo, galáxia, sistema solar e planetas; Conhecer a história da origem do universo, segundo a teoria do Big Bang. 04/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 24529 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Planetas do Sistema Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais a- Realizar uma leitura dirigida de um texto informativo sobre os planetas do sistema solar. b- Identificar os planetas que fazem parte do Sistema Solar. c- Montar um esquema com as descobertas feitas e apresentar para a turma. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20442 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Como as pessoas descobriram a forma da Terra
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Noções sobre o processo de construção do conhecimento científico relacionado à forma da Terra; • Relacionar a percepção que se tem da Terra aos diferentes campos de visão (observação da Terra de diferentes distâncias); • Um pouco do caminho que a ciência percorreu até que a ... 26/10/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 25010 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Por que não percebemos a forma da Terra?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Reconhecer a Terra como um planeta de forma arredondada; • Relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície. 28/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 11728 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Representações do planeta - Do mapa ao mundo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Que é possível representar o planeta Terra em um modelo que resguarda sua esfericidade. 20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 59002 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Por que não caímos da Terra?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Perceber a gravidade da Terra como uma força de atração da Terra sobre objetos e seres. • Identificar situações que indiquem o princípio da gravidade. 16/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 19845 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Há estrelas durante o dia?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar a ausência das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar. Identificar o conceito de estrela. Identificar a estrela mais importante do Sistema Solar, que conseguimos ver durante o dia. Realizar atividade prática para demonstrar como a luz solar ofusca o brilh... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13972 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Tamanho aparente do Sol e da Lua
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Aprender a noção de tamanho aparente e tamanho real de objetos; • Relacionar o tamanho real e aparente do Sol e da Lua às distâncias que se encontram da Terra. 19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15627 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Usando o Sol para nos localizar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; • Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; • Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal. 16/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 81965 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Luz e sombras
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente; 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45538 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Para onde vai o sol, quando a noite chega?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Como acontece o movimento de rotação da Terra; • Relacionar a formação dos dias e das noites, ao movimento de rotação da Terra e à ausência da luz solar; • O movimento aparente do Sol como uma conseqüência do movimento de rotação da Terra. 30/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33476 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
As sombras e a posição do Sol no céu
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial; • Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra. 28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 85814 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
Fases da Lua
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem. 01/12/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 38774 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Eclipse Lunar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre o eclipse lunar. 25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18926 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Eclipse Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre o eclipse solar. 25/11/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 13269 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
Contando os dias
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * Como surgiram os calendários. * Como consultar o calendário. * A importância do calendário em nosso dia-a-dia. * Origem dos nomes dos meses do ano e dias da semana. 15/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7746 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 14444 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!