27/05/2011
A coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas ao tema arte e religiosidade. As aulas do número 1 e 2 têm como objetivo gerar uma reflexão acerca das diferentes manifestações religiosas. Nas aulas dos números 3 a 13 são abordas sugestões de como possibilitar aos alunos apreciação de festejos populares que representam tradições culturais, herança de diferentes povos que vieram morar no Brasil. Essas tradições constituem a cultura local de algumas regiões do Brasil.
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
arte, religiosidade, cultura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
AS DIFERENTES RELIGIÕES NO BRASIL E NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil. 2) Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura. 3) Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores. 11/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 109009 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
COMEMORAÇÕES DE FESTAS POPULARES NA ESCOLA: O QUE ISSO TEM A VER COM RELIGIÃO?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Perceber que a expressão da religiosidade sempre esteve presente em diferentes povos e culturas. 2) Compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica. 3) Pesquisar sobre a origem do carnaval e da... 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 39011 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Constância Nery: Um olhar sobre as festas juninas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a biografia da artista plástica Constância Nery; Apreciar algumas de suas obras que retratam as festividades juninas; Identificar o estilo da artista, a forma, o tema, a composição, o suporte (superfície sobre a qual se pinta), as cores, linhas, pontos, luz, textur... 13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12774 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
África e Brasil - laços através da religiosidade
Ensino Fundamental Final | História Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país. Conhece... 19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 35970 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
A DANÇA DO PAU DE FITAS: reelaborando essa manifestação cultural.
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer a história da manifestação cultural da dança do Pau de Fitas; Reelaborar coletivamente os passos da Dança do Pau de Fitas; Elaborar uma coreografia a partir de uma releitura s... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16620 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
História do Natal
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Vivenciar aspectos relevantes da cultura do nosso povo. Compreender o sentido da festa do Natal. Respeitar as diferentes crenças religiosas. Assistir vídeos de festas natalinas. Ouvir e cantar músicas do repertório natalino. Brincar de faz de conta com a temática do Natal. 13/12/2010 Quatro estrelas 22 comentário(s) 93769 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
PASTORIL
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Identificar o que é o pastoril; Realizar vivências com a dança do pastoril; Elaborar coletivamente uma coreografia que tragam os elementos do pastoril. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5676 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
BUMBA MEU BOI DE SÃO LUIS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Valorizar a cultura brasileira. Conhecer diferentes manifestações culturais do Brasil. Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança. Localizar informações em imagens e textos de entrevistas. Elaborar um panfleto informativo. 30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13405 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Identificar os aspectos culturais e suas características regionais. - Conhecer alguns folguedos Nordestinos. - Apresentar algumas danças tradicionais do Nordeste. 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 65301 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
10 |
Deuses venerados pelos indianos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer alguns deuses venerados pelo povo indiano. Entrar em contato com narrativas a respeito desses deuses: como surgiram, o que representam, quais suas características. Compreeder que os povos, em diferentes culturas, acreditam em deuses diferentes. 11/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13601 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você sabe qual religião é?
Educação Profissional | Produção Cultural e Design Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Aprender os costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira. 09/03/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 15694 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
12 |
MITOLOGIA E RELIGIÃO DOS INCAS.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Fazer leituras de obras que destacam os mitos e as lendas do povo Inca, para buscar na literatura os agentes das ações sociais, aqueles que exerceram poder político e ideológicas sobre a comunidade e os lideres da coletividade; Discutir o poder da religião inca no controle dos... 03/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6478 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 9864 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!