08/06/2011
A presente coleção enfoca a produção de textos explicativos. Propõe-se, num primeiro momento, abordar características que permitem a identificação dessa tipologia. Para atingir esse propósito, serão trabalhados os aspectos estruturais do texto expositivo nas aulas da sequência de 1 a 4. Abordados os critérios caracterizadores, propomos o trabalho com foco nos gêneros textuais cotidianos que exploram o tipo textual expositivo. Nesse propósito, apresentamos as aulas, que vão do número 5 ao 17, com indicações de abordagens sob a perspectiva de variados gêneros, a fim de que a tipologia possa ser explorada e percebida no seu contexto social de uso.
Liliane Gomes Falcão - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
tipos textuais, informativo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O texto expositivo
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Analisar textos expositivos em gêneros diversos. Produzir textos expositivos por meio da criação de murais informativos. 19/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 52025 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
O texto informativo: leitura e compreensão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Possibilitar a leitura do texto em busca da identificação de informação, bem como, permitir a leitura e a interpretação de dados apresentados em tabela. Desenvolver a habilidade de escrever e apresentar oralmente textos informativos. 02/12/2009 Quatro estrelas 10 comentario(s) 12626 visita(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
As especifidades do texto científico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ler textos científicos; Compreender as características do gênero; Desenvolver a habilidade de interpretar por escrito textos científicos. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 21811 visita(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
A importância do texto explicativo – Para se fazer entender é preciso saber explicar.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa identificar características do tipo explicativo; diferenciar o tipo explicativo do tipo dissertativo; produzir textos explicativos; expor oralmente os textos produzidos; relacionar textos entre si; inferir as redes de sentido e a sua relação com os re... 28/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20541 visita(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
5 |
Gêneros do cotidiano
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Desenvolver habilidade de leitura de textos jornalísticos; discutir sobre o tema proposto levando em conta a concepção de amor apresentada nos textos jornalísticos estudados; interpretar textos jornalísticos. 20/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5610 visita(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Telegrama
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar a funcionalidade e a finalidade do gênero textual. Reconhecer as especificidades do telegrama e suas marcas linguísticas. Redigir um telegrama pelos moldes dos Correios. 02/05/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16220 visita(s) |
Maria Cristina Taveira dos Santos CE ALMIRANTE FREDERICO VILLAR ARRAIAL DO CABO RJ Língua Estrangeira |
7 |
Manchete: um resumo da notícia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar características recorrentes de manchetes. Comparar manchetes de um mesmo dia em jornais diversos visando à exploração da ideologia do jornal. Criar manchetes. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12341 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Notícias de Jornal: como trabalhar
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Trabalhar com o jornal lendo e comentando as especificidades do gênero notícia. Expor, oralmente e com desenvoltura, o conteúdo de uma notícia. Escrever o resumo de uma notícia de jornal, demonstrando capacidade de síntese 25/11/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 79202 visita(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
9 |
Virou notícia na escola: a criação do texto jornalístico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que ao final das atividades propostas os alunos saibam: - identificar as características principais do gênero notícia; - conhecer assuntos gerais que serão abordados nas notícias trabalhadas; - aprender a utilizar uma linguagem objetiva e clara para a tran... 19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 16362 visita(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Reportagem
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar. 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 186325 visita(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
O gênero textual Resenha
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “resenha” tanto nas habilidades de leitura quanto na de produção. 01/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 95940 visita(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
12 |
Estudando o gênero resumo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos que o aluno desenvolva ou aprimore a sua capacidade de produzir e compreender textos do gênero resumo, entendendo as estratégias de composição e os objetivos comunicativos de um resumo. 23/01/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 37738 visita(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
Compreensão e análise dos gêneros resumo e resenha
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender as características dos gêneros; □ Analisar resumos e resenhas a partir dos textos de outras disciplinas; □ Ampliar a proposta do estudo dos gêneros para todas as disciplinas; Produzir resumo e resenha com base nas características do gênero estudadas. 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 27215 visita(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
14 |
Resenha Literária em jogo popular
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: .Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de argumentar oralmente e por escrito. . aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos . produzir resenhas literárias. . compreender a função de uma resenha (gê... 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15492 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
Infográfico: A criação do texto na representação visual da informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: infográficos, vídeos ex... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 33185 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
Produção de sínteses: Esquema e mapa mental.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa desenvolver a habilidade de síntese; produzir textos sob a forma de esquema; produzir textos sob a forma de mapa mental; reconstruir textos partindo do esquema ou do mapa mental. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12564 visita(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
Utilizando o hipertexto como uma ferramenta na produção textual
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa # Desenvolver o gosto pela leitura # Produzir textos escritos # Diferenciar textos de hipertextos # Criar hipertextos # Buscar por si mesmo suas fontes de conhecimentos através da pesquisa e da observação 20/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9181 visita(s) |
GISLENE DE FREITAS OLIVEIRA COLEGIO ESTADUAL RUI BARBOSA INHUMAS GO Literatura |
Sem estrelas 0 calificaciones - 12533 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!