Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Produção de texto - Informativo

 

08/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

A presente coleção enfoca a produção de textos explicativos. Propõe-se, num primeiro momento, abordar características que permitem a identificação dessa tipologia. Para atingir esse propósito, serão trabalhados os aspectos estruturais do texto expositivo nas aulas da sequência de 1 a 4. Abordados os critérios caracterizadores, propomos o trabalho com foco nos gêneros textuais cotidianos que exploram o tipo textual expositivo. Nesse propósito, apresentamos as aulas, que vão do número 5 ao 17, com indicações de abordagens sob a perspectiva de variados gêneros, a fim de que a tipologia possa ser explorada e percebida no seu contexto social de uso.

Autoria

Liliane Gomes Falcão - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palavras-chave

tipos textuais, informativo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 O texto expositivo

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Analisar textos expositivos em gêneros diversos.   Produzir textos expositivos por meio da criação de murais informativos.

19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 52240 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 O texto informativo: leitura e compreensão

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Possibilitar a leitura do texto em busca da identificação de informação, bem como, permitir a leitura e a interpretação de dados apresentados em tabela. Desenvolver a habilidade de escrever e apresentar oralmente textos informativos.

02/12/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 12727 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 As especifidades do texto científico

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ler textos científicos; Compreender as características do gênero;  Desenvolver a habilidade de interpretar por  escrito  textos científicos.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 21927 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 A importância do texto explicativo – Para se fazer entender é preciso saber explicar.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

identificar características do tipo explicativo; diferenciar o tipo explicativo do tipo dissertativo;        produzir textos explicativos;         expor oralmente os textos produzidos;        relacionar textos entre si;     inferir as redes de sentido e a sua relação com os re...

28/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20637 acesso(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

5 Gêneros do cotidiano

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Desenvolver habilidade de leitura de textos jornalísticos; discutir sobre o tema proposto levando em conta a concepção de amor apresentada nos textos jornalísticos estudados; interpretar textos jornalísticos.

20/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5663 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Telegrama

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar a funcionalidade e a finalidade do gênero textual. Reconhecer as especificidades do telegrama e suas marcas linguísticas. Redigir um telegrama pelos moldes dos Correios.

02/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16321 acesso(s)

Maria Cristina Taveira dos Santos

CE ALMIRANTE FREDERICO VILLAR

ARRAIAL DO CABO RJ

Língua Estrangeira

7 Manchete: um resumo da notícia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar características recorrentes de manchetes. Comparar manchetes de um mesmo dia em jornais diversos visando à exploração da ideologia do jornal. Criar manchetes.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12500 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Notícias de Jornal: como trabalhar

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Trabalhar com o jornal lendo e comentando as especificidades do gênero notícia.        Expor, oralmente e com desenvoltura, o conteúdo de uma notícia. Escrever o resumo de uma notícia de jornal, demonstrando capacidade de síntese

25/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 79462 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

9 Virou notícia na escola: a criação do texto jornalístico

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que ao final das atividades propostas os alunos saibam: - identificar as características principais do gênero notícia; - conhecer assuntos gerais que serão abordados nas notícias trabalhadas; - aprender a utilizar uma linguagem objetiva e clara para a tran...

19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16526 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Reportagem

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar.

17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 186772 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 O gênero textual Resenha

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “resenha” tanto nas habilidades de leitura quanto na de produção.

01/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 96118 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

12 Estudando o gênero resumo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos que o aluno desenvolva ou aprimore a sua capacidade de produzir e compreender textos do gênero resumo, entendendo as estratégias de composição e os objetivos comunicativos de um resumo.

23/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37862 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 Compreensão e análise dos gêneros resumo e resenha

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

  Compreender as características dos gêneros; □  Analisar resumos e resenhas  a partir dos textos de outras disciplinas; □ Ampliar a proposta do estudo dos gêneros para todas as disciplinas;    Produzir resumo e resenha com base nas características do gênero estudadas.  

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27314 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

14 Resenha Literária em jogo popular

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: .Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de argumentar oralmente e por escrito. . aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos . produzir resenhas literárias. . compreender a função de uma resenha (gê...

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15640 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 Infográfico: A criação do texto na representação visual da informação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: infográficos, vídeos ex...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 33333 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 Produção de sínteses: Esquema e mapa mental.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

desenvolver a habilidade de síntese; produzir textos sob a forma de esquema; produzir textos sob a forma de mapa mental; reconstruir textos partindo do esquema ou do mapa mental.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12750 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 Utilizando o hipertexto como uma ferramenta na produção textual

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

# Desenvolver o gosto pela leitura # Produzir textos escritos # Diferenciar textos de hipertextos # Criar hipertextos # Buscar por si mesmo suas fontes de conhecimentos através da pesquisa e da observação

20/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9237 acesso(s)

GISLENE DE FREITAS OLIVEIRA

COLEGIO ESTADUAL RUI BARBOSA

INHUMAS GO

Literatura

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 12611 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.