Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Como valorizar os vínculos afetivos na relação com seus pares e professores na escola?

 

30/08/2011

Ficha Técnica
Descripción

Essa coleção reúne aulas sobre o valor do afeto e da amizade no convívio dos alunos com seus colegas e professores. O objetivo da coleção é sensibilizar os alunos para a importância de se cultivar os vínculos afetivos nas relações interpessoais na escola, trabalhando a expressão de sentimentos, o valor da amizade e a importância do diálogo e do respeito mútuo. Assim, por meio da primeira aula o professor abre espaço aos alunos para perceberem os sentimentos envolvidos no relacionamento entre colegas e professores. A aula 2 explora as questões éticas na relação aluno-aluno, ressaltando a necessidade de atitudes de repúdio a qualquer tipo de discriminação. As aulas de 3 a 8 exploram o tema amizade e reforçam a importância de vínculos afetivos e de respeito entre alunos na escola. A aula 9 aborda a importância do diálogo entre colegas e professores na escola. Por fim, as aulas 10, 11 e 12 abordam as questões que envolvem a relação professor-aluno e auxiliam os alunos a construírem vínculos afetivos com seus professores.

Autoría

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

afeto, amizade, vínculo, criança, escola, aluno, professor

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de clases de la colección (12 clases)
# Clase Autoría
1 EDUCANDO SENTIMENTOS NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar situações em que experimentam diferentes sentimentos, a saber: irritação, solidão, saudade, angústia, preocupação, vergonha, raiva, alegria, decepção, culpa, perdão, amor. b) Valorizar os relacionamentos de amizade e de cuidado com o outro. c) Nomear os próprios s...

15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 43340 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 Ética e Convívio Escolar: Pensando sobre a relação aluno-aluno.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático. Identificar atitudes de preconceito entre colegas, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação. Reconhecer que todos merece...

09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 61706 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 A EXPERIÊNCIA DA AMIZADE NA SALA DE AULA: UMA QUESTÃO ÉTICA?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender a relação existente entre ética e amizade. 2.Investigar o que alunos e professores pensam sobre o que é amizade nos dias de hoje. 3.Verificar se há distinção entre “ser amigo” e “ser colega” no contexto escolar. 4. Avaliar se os vínculos de amizade estabelecidos ...

17/01/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 115998 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 Amizade, afetividade e alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Produzir uma história em quadrinhos;   Expressar sentimentos por meio de músicas;   Manifestar afetividade no contato com outras crianças;   Produzir um texto em ordem alfabética;   Participar de uma brincadeira chamada Correio do Amigo.

13/12/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 50036 visita(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Quer ser meu amigo? - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conceituar o que é amizade;   Reconhecer a necessidade de se ter amigos;   Aprender a valorizar os amigos;   Aprender a lidar e respeitar as diferenças dos amigos.

25/04/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10783 visita(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

6 PENSANDO E FALANDO SOBRE AMIZADE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compartilhar e analisar os significados atribuídos pelos alunos à palavra amizade, destacando a sua importância para a convivência grupal. Conhecer e discutir diferentes conceitos acerca da amizade. Estabelecer relações entre os significados de amizade atribuídos pelos alunos ...

28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20283 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 O valor da amizade!

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos.

11/12/2009 Quatro estrelas 16 comentario(s) 279350 visita(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

8 Amigos pra valer!

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com as aulas propostas o/a aluno/a poderá aprender a importância da amizade, através do trabalho com poesia, música, expressão corporal e leitura. As atividades ainda possibilitarão trabalhar habilidades linguísticas e o potencial criativo dos/as educandos/as.

06/12/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 31059 visita(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 O diálogo nas relações escolares-UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

-explorar o tema diálogo e comunicação e suas implicações no cotidiano escolar; -contribuir para melhorar a comunicação interpessoal dos alunos; -oferecer subsídios para os alunos lidarem com conflitos interpessoais que ocorrem tanto no espaço escolar como nos demais contextos...

24/03/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6307 visita(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

10 O VALOR DO AFETO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno. 2) Relacionar afetividade e aprendizagem. 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.  

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 24425 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar situações de aprendizagem já vividas em que a afetividade estava presente. b) Valorizar situações em que existe um bom vínculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as. c) Argumentar com professores/as sobre questões relacionadas ao vínculo professor/a e aluno/a...

01/12/2009 Cinco estrelas 5 comentario(s) 34935 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 Ética e Convívio Escolar: No “Dia do Professor”, uma pausa para refletir sobre a relação professor-aluno.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver um pensamento reflexivo sobre as atitudes em relação aos professores, identificando valores como: respeito, solidariedade, diálogo, cooperação dentre outros. Reconhecer as atitudes que facilitam e as que dificultam o relacionamento e comprometer-se por agir de modo...

09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14137 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 12964 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.