25/03/2011
O estudo sobre os Papéis de Gênero será iniciado abordando as diferenças sexuais anatômicas entre homens e mulheres e a fisiologia de ambos os sexos (Aulas 1 e 2), os papéis sócio-construídos vividos em função do gênero (Aula 3), e o padrão corporal de gênero e a influência da cultura neste padrão (Aula 4). Em seguida, os estereótipos associados aos tipos de comportamento tido masculino e feminino, a construção dos papéis sociais de gênero e como as relações de gênero, instituídas de poder, prestígio, hierarquia e discriminações, afetam, modelam e estruturam o imaginário social (Aulas 5, 6 e 7), serão discutidos. Para se discutir a identidade de gênero, é proposto um estudo do que se constituí a identidade (Aula 8). Após isso, a identidade de gênero, a qual se refere ao gênero que a pessoa se identifica e o corpo como uma instância física e sociocultural que constrói as identidades (Aulas 9 e 10), as possibilidades de significação e as possíveis orientações do desejo sexual (heterossexual, homossexual, bissexual etc.) (Aula 11), as quais não se limitam as determinações socioculturais pré-estabelecidas, ultrapassam o gênero e a diversidade sexual no contexto escolar (Aula 12), encerrarão o estudo do tema dessa coleção.
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER - UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL - SP
gênero, diferenças sexuais, identidade, diversidade sexual
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
REPRODUÇÃO HUMANA: VIDA QUE GERA VIDA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1) Investigar os sistemas reprodutores feminino e masculino 2) Diferenciar fecundação de reprodução 3) Reconhecer a importância da reprodução para a perpetuação da espécie humana 01/12/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 43324 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
2 |
Os órgãos reprodutivos em pauta
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre os órgãos do sistema reprodutor feminino e masculino, suas diferenças anatomo-fisiológicas. Além disso, esta aula pode contribuir para o aprimoramento da habilidade artística, da criatividade, da coordenação motora e da sociabilidade. 16/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18010 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
3 |
As diferenças sexuais!
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Os alunos problematizarão sobre a rígida forma como são atribuídos, compreendidos e vividos os papéis em função do gênero. Serão instigados quanto a crítica e o senso crítico acerca das diferenças sexuais. 09/06/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15212 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
4 |
Padrão Corporal de Gênero: influências da cultura!
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Nesta aula serão analisadas as características presentes em imagens (dos gêneros masculino e feminino) de revistas e de sites da internet, atribuindo-lhes significados. Além disso, serão discutidos padrões corporais enfatizados na cultura ocidental, com ênfase à aparência físi... 28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9755 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
5 |
Gênero: uma diferença cultural entre homens e mulheres
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero; • Questionar alguns mitos associados ao gênero na escola; • Desenvolver o respeito pela diferença; • Questionar a rigidez e fixidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres; • Ide... 06/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15772 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
6 |
Papéis de Gênero: construção e significação social
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Nesta aula será trabalhada a questão das diferenças dos gêneros. Além disso, será ressaltado que os papéis dos gêneros são socialmente construídos. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temát... 09/06/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 12879 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
7 |
Rompendo as fronteiras das desigualdades de gênero construídas socialmente
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Debater acerca de comportamentos atribuídos a homens e mulheres e mostrar que eles podem ser alterados, dependendo da situação. Identificar as representações de gênero estabelecidas e/ou presentes no campo musical Refletir sobre como as relações de gênero, instituídas de poder... 15/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15256 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
8 |
Construindo a identidade: produção de texto
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Compreender o significado da palavra identidade; • produzir texto descritivo. 21/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 85001 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Meninos e meninas: Identidades diferentes?
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Nesta aula serão trabalhados a identidade de gênero e os estigmas sociais. Serão discutidas as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos aluno... 09/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6195 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
10 |
Corpo um território de possibilidades inesgotáveis: gênero, etnia e sexualidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Entender que o corpo possui uma materialidade que constrói as nossas identidades, associadas às possibilidades de significação. Compreender que o nosso corpo também aprende, ou seja, o corpo aprende o que nós aprendemos com ele. Identificar que o corpo constrói conhecimentos c... 02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7022 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
Orientação Sexual: O que é isso?
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Nesta aula será abordada a temática da Orientação Sexual - o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana. Além d... 26/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 62627 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
12 |
Discutindo a diversidade sexual da escola para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ter compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade sexual e entendê-las como dimensões fundamentais no processo educativo; Compreender que os espaços sociais, e assim a escola, são importantes para o reconhecimento da diversidade sexual e para a desestabilização da... 29/03/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10762 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 5180 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!