07/04/2011
Nesta coleção o tema em estudo – solo - é desenvolvido em 14 aulas com diferentes atividades, explorando diferentes assuntos, que vão desde a sua formação, composição e caracterização (aulas de 3 a 5), à sua importância para os seres vivos (aulas de 6 a 11), e sua exploração, envolvendo a extração de recursos minerais (aulas 1 e 2) e impactos ambientais advindos das atividades humanas (aulas 12 a 14) sobre o mesmo. Dentre as atividades desenvolvidas destacamos: atividades de experimentação, observação, vídeos, textos informativos e consultas à internet.
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
solo, meio ambiente, impactos ambientais,
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Recursos naturais, como utilizá-los
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar recursos renováveis e não-renováveis; Reconhecer as ações humanas como agentes que interferem e podem provocar mudanças na paisagem. 22/11/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 62123 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
2 |
Recursos minerais, onde encontrá-los?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar a exploração de recursos minerais à utilização de recursos não-renováveis, presentes no solo; Identificar impactos ambientais conseqüentes da extração de minério; Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 61018 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Coletando e analisando amostras de solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar componentes do solo; Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo; Relacionar tipos de solo a sua fertilidade. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 15147 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Conhecendo os tipos de Solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles. 24/04/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 111995 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
5 |
Solo: trabalhando os processos físicos e químicos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer diferentes tipos de solos Discutir a importância do solo para o meio ambiente Identificar a presença de ferro em amostras de solo mediante a realização de experiências em laboratório 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9927 visita(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
6 |
A vegetação e o solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender a importância da vegetação para o solo e qual a sua contribuição para a redução da erosão deste. 10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 27163 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
As plantas e o solo.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: identificar alguns tipos de plantas; conhecer alguns tipos de solos e refletir sobre a sua importância para o desenvolvimento das plantas; pesquisar sobre o que envolve o plantio, os cuidados com a terra e os instrumentos utilizados; desenvolver o conceito de s... 28/07/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 21874 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
ESTUDO DAS HORTALIÇAS E ADEQUAÇÃO DO SOLO.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Princípios básicos da linguagem cartográfica . Ampliar a concepção de espaço . Conhecer os tipos de solo brasileiros . Aprender a trabalhar em grupo . Desenvolver a habilidade de pesquisa e coleta de informação. 13/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 2787 visita(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA OS SERES VIVOS
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Introdução O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. Ele foi se formando através da ação de agentes do meio, como por exemplo, sol, chuva, calor etc., que assim transformaram as rochas em terra. Há diferentes tipos de solos, entre eles o arenoso, argiloso, calcár... 01/12/2009 Quatro estrelas 12 comentario(s) 66707 visita(s) |
Equipe SANDRA E REGILEN |
10 |
Um filtro chamado Solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender a importância da infiltração da água no solo. 16/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 8166 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
A presença do ar na água e no solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar a presença do ar na água por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar na água à respiração dos peixes; Identificar a presença do ar no solo por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar no solo à vida de pequenos animais que viv... 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 53693 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Nós dependemos do solo.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ao término das atividades os alunos deverão: - compreender o que é solo; - saber que há diferentes tipos de solo; - perceber que o solo é importante para a sociedade; - saber que o solo precisa ser conservado para que haja produção de alimentos. 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 21419 visita(s) |
Equipe Leda Moura |
13 |
Doenças adquiridas em contato com o solo.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Saúde Listar as doenças adquiridas em contato com o solo; Conhecer como se prevenir as doenças contraídas em contato com o solo; Relacionar as atitudes coletivas e medidas governamentais para conservar a saúde da população de um determinado lugar. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 30522 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
Relações entre ser humano, ambiente e saúde.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20482 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 6879 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!