12/12/2011
Esta coleção desenvolve uma sequência de atividades sobre como abordar o estudo sobre as diferenças entre meninos e meninas a partir das curiosidades das crianças. As atividades propostas possibilitam ao professor(a) desenvolver atividades levando em consideração as indagações da criança sobre as diferenças de gêneros. Inicie as atividades a partir das perguntas da turma e dos conhecimentos prévios que possuem sobre o tema previsto na aula 1. Na aula 2, as crianças poderão identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. As aulas 3 a 5 possibilitam uma reflexão sobre os estereótipos que cercam as atividades realizadas por meninos e meninas, ajudando a criança perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente de homem e de mulheres. Que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história. As aulas 6 a 9 abordam a importância e a necessidade de desenvolver o respeito pela diferença entre meninos e meninas como algo valioso e necessário para a convivência entre as pessoas. Observe a sequência didática e escolha as atividades que melhor se adapte a sua sala de aula. Considere as estratégias usadas, os objetivos e conteúdos definidos.
Gilka Silva Pimentel - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
identidade, sexualidade,corpo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; • Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7889 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. 29/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13301 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça... 02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5922 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
4 |
QUAL O PAPEL DO MENINO E DA MENINA NA SOCIEDADE?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino. • Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher. 28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6172 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Gênero em pauta: Panela lembra mulher? Futebol é coisa de homem?
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Compreender que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história. 02/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12407 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
6 |
MULHERES NO ESPORTE (Futebol)
Ensino Médio | Educação Física Observar que homens e mulheres tem capacidade para praticar as mesmas modalidades esportivas. 05/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11459 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
7 |
NEM MELHOR NEM PIOR: SOMOS IGUAIS E DIFERENTES
Ensino Fundamental Inicial | Ética - As diferenças entre meninos e meninas, homens e mulheres não podem ser usadas para menosprezá-los. - A diferença entre as pessoas é algo valioso, necessário e deve ser estimulado. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3430 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
8 |
Meninos e meninas: iguais mas diferentes!
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino. 30/04/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 32804 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
Gênero: uma diferença cultural entre homens e mulheres
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero; • Questionar alguns mitos associados ao gênero na escola; • Desenvolver o respeito pela diferença; • Questionar a rigidez e fixidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres; • Ide... 06/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15811 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 3782 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!