Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como trabalhar revistas informativas em sala de aula?

 

14/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contempla aulas que ajudam o professor no trabalho com revistas informativas na sala de aula. Na aula de número 1, o aluno poderá aprender que a revista é um meio de comunicação de massa. Na aula de número 2, o aluno poderá aprofundar o seu conhecimento sobre a função social do gênero revista. Nas aulas de número 3 e 4, o aluno poderá aprender a analisar a constituição das capas de revista, de forma a identificar elementos que são recorrentes e também construir sentidos a partir das informações fragmentadas que se apresentam nas capas. Na aula de número 5, o aluno poderá por meio de um jornal mural ler e produzir textos de gêneros diversos que façam parte das revistas informativas. Nas aulas de número 6 a 8, o aluno poderá buscar diferentes revistas em sites de busca, ler e compreender textos da internet, pesquisar revistas de notícias online. Na aula de número 9, o aluno poderá conhecer as partes de uma revista. Na aula de número 10, o aluno poderá ler criticamente revistas diferenciando as propostas de cada uma delas. Por fim, na aula de número 11, o aluno poderá identificar o local onde podemos adquirir revistas.

Autoria

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

revista, sala de aula, informação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Lista de aulas da coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social. • Interessar-se pelo debate de idéi...

18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 73187 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Trabalhando com texto jornalístico e escrita de carta à redação de revista

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Aprofundar o conhecimento da função social dos gêneros revista e carta. Evoluir a escrita alfabética e organização de texto.

02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8393 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam;  Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.  

03/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10943 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Construindo sentidos: trabalhando com capas de revista

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Analisar a constituição das capas de revista, de forma a identificar elementos que são recorrentes e nessa construção. Ser capaz de construir sentidos a partir das informações fragmentadas que se apresentam numa capa de revista. Perceber, analisar e avaliar a intencionalidade ...

19/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8523 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

5 Revista-Mural: um suporte para o letramento

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver atitudes favoráveis à leitura. Conhecer os usos e funções dos gêneros textuais. Ler e produzir textos de gêneros diversos (sumário, autobiografia, receita, sinopse). Desenvolver a oralidade.

15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6975 acesso(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Elaborando um “Quiz” de curiosidades da revista Mundo Estranho

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Ler e compreender textos da internet; • informar-se por meio da leitura; • elaborar perguntas e alternativas de respostas coerentes sobre um determinado tema.

21/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1925 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 UCA - Linguagem verbal e não verbal: leitura de revistas e jornais online

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Utilizar seu laptop para pesquisar revistas de notícias online. Comparar revistas e jornais online, identificando diferenças e semelhanças. Identificar estratégias das revistas online para exposição das matérias.

20/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2212 acesso(s)

NELI EDITE DOS SANTOS

EM PROF EURICO SILVA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Leitura de revistas on-line

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

  Buscar diferentes revistas em sites de busca. Selecionar as características das revistas on line. Comparar uma revista on line com uma impressa. Ampliar o léxico, por meio dos textos lidos nas revistas.

10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1545 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA, ATRAVÉS DE REVISTAS INFANTIS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

* Desenvolver no aluno a noção  entre a  realidade da sala de aula e a realidade fora dela. *Conhecer as partes de uma revista.           *Desenvolver nos alunos a prática da leitura por inferência, principalmente nos alunos que ainda não lêem convencionalmente. *Desenvolver o...

16/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 3679 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

10 Práticas de leitura e produção textual: trabalhando com Revistas Globo Rural, Caras e Superinteressante

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ler criticamente as três de revistas apresentadas; Diferenciar a proposta de cada revista e mapear essas diferenças, tendo em mente o público que pretendem atingir; Observar os produtos que são anunciados (merchandising) nas revistas, geralmente diretamente ligados ao interess...

19/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3311 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis); Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial; Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e...

05/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 2487 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações - 7439 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia Resende, NTE - PONTE NOVA , Minas Gerais - disse:
    silviamariaresende@yahoo.com.br

    14/04/2013

    Quatro estrelas

    interessante, gostei, prebisamos prover meios eorientar os professores, aqueles de voa vontade. Ab Silvia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.