27/03/2012
Essa coleção discute a segregação racial imposta aos sul-africanos durante os anos 1948 a 1994. Antes de debater o Apartheid, os estudantes refletirão sobras as consequências da relação estabelecida entre europeus e africanos desde o século XV. Nas aulas 1 a 3 os alunos conhecerão o continente africano, identificando a diversidade política e cultural entre os séculos X e XIV. As aulas 4 a 6 trabalhão alguns elementos do processo de migração forçada de africanos para a América nos séculos XVI ao XIX. A aula 7 discutirá o Imperialismo em diversos contextos enfatizando as razões que conduziram determinados países a adotar uma postura de dominação sobre outras nações. Nas aulas 8 e 9 os estudantes conhecerão o pensamento pan-africano e o processo de independência dos países africanos apó a Segunda Guerra Mundial. Estas aulas permitirão a identificação de alguns aspectos sociais, políticos e econômicos do Continente Africano do século XX. Nas aulas 10 a 13 serão destacados os principais movimentos de resistência ao Apartheid e a importância de Nelson Mandela nesse processo. Nas aulas 14 e 15 os estudantes analisarão a questão do preconceito e da discriminação de forma crítica e reflexiva. Essa discussão tem como objetivo reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional e debater a História do Dia da Consciência Negra no espaço escolar. O Portal do Professor disponibiliza material de pesquisa sobre o Apartheid. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/apartheid/. Para ampliar as possibilidades do recurso cinema em sala de aula, acesse o Boletim Salto para o Futuro Cinema e educação: um espaço em aberto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo imperialista na África e o Apartheid na África do Sul, acesse na obras completas da coleção História Geral da África. BOAHEN, Albert Adu (ed.) História Geral da África: África sob dominação colonial, 1880-1935. V. 7. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015110.pdf MAZRUI, Ali A.; WONDJI, Christophe (ed.). História Geral da África: África desde 1935 V. 8. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015111.pdf
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
África do Sul, Apartheid, cultura, racismo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Explorando a África antes dos europeus
Ensino Fundamental Final | História Conhecer a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV. Caracterizar o modo de vida de comunidades tribais na África. Identificar os reinos africanos que se destacaram entre os séculos X e XIV. Comparar as características econômicas, socia... 19/11/2010 Cinco estrelas 11 comentário(s) 119602 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
A descoberta da África!
Ensino Fundamental Final | História Localizar o continente africano no mapa mundi. Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano. Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África. Conhecer e valorizar a história de difere... 09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 55225 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
África: muitas memórias, várias histórias
Ensino Fundamental Final | História Compreender a importância da tradição oral nas sociedades africanas. Identificar quem são os “griots” e sua importância como guardiões da memória histórica; Refletir sobre algumas histórias contadas pelos “griots”. 19/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 32094 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54653 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender aspectos do tráfico de escravos africanos para o continente americano, ocorrido entre os séculos XVI e XIX, a partir do poema “Navio Negreiro” de Antônio de Castro Alves. Analisar a relação existente entre texto e contexto histórico. 07/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 58891 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
6 |
A travessia do Atlântico: o trafico de escravos africanos
Ensino Fundamental Inicial | História Compreender a diversidade étnica, cultural e regional dos escravos capturados pelos traficantes europeus no continente africano. Analisar as precárias condições da travessia do Atlântico nos navios negreiros, pelos escravos africanos. Identificar formas de luta e de resistênci... 28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27688 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
O Imperialismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao Imperialismo, em diferentes contextos históricos. Poderá aprender sobre as motivações que conduziram determinados países a adotar uma postura de dominação sobre outras nações. 01/12/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 21333 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
8 |
Pan-africanismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender acerca do pensamento pan-africano e sua apropriação e reconstrução por africanos dentro e fora do continente africano, a partir de meados do século XX, seus principais ideais e sua importância nas lutas por independência nessa região e seus problemas e ... 20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17821 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
9 |
I Conferência dos Povos Africanos e as independências em África.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá ter contato com o processo de independência dos países africanos pós-Segunda Guerra Mundial, verificando a proximidade entre este e o pensamento pan-africano. O aluno tomará contato com aspectos do cenário social e político do Continente Africano em meados do sé... 26/09/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17756 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
10 |
Segregação Racial
Ensino Médio | Geografia • Conceituar racismo e apartheid • Estabelecer relações entre esses conceitos 24/11/2008 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8499 acesso(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
11 |
Apartheid
Ensino Médio | Geografia O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da maior parte da população negra da África do Sul. 25/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11659 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
12 |
África do Sul: a política do apartheid
Ensino Médio | Geografia Trabalhar o conceito da política do apartheid. Destacar os principais movimentos de resistência ao apartheid e ressaltar a importância de Nelson Mandela. Relacionar a política do apartheid a outras manifestações de preconceito e discriminação. 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27098 acesso(s) |
Rosângela Nasser Ganimi COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
13 |
Conhecendo Nelson Mandela
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27209 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
14 |
Ética e Preconceito Racial
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1- Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros. 2- Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e ví... 12/01/2011 Quatro estrelas 9 comentário(s) 131239 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
15 |
Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. 3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con... 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 82306 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 3993 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!