11/04/2011
Essa coleção, formada por 10 aulas, foi organizadas a fim de promover a compreensão dos alunos sobre o processo histórico a partir de questões relacionadas a colonização portuguesa no Brasil. Nas três aulas iniciais, os conceitos trabalhados são relacionados ao contexto da Península Ibérica e a importância da unificação de Portugal para efetivar sua condição de pioneiro na aventura das grandes navegações. A aula 4 apresenta os fundamentos da política econômica que norteava as grandes navegações: o mercantilismo. As aulas 5 e 6 discutem o conceito de colonização, e a aula 7 aborda o impacto do encontro entre europeu e indígena no Brasil. Nas aulas 8 e 9 são enfatizadas as implicações do tráfico de africanos, assim como a questão do sincretismo religiosos presente não apenas da colônia americana, mas também nas regiões da Ásia e África do Império Português. Por fim, a aula 10 chegada mostra como a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro significou não apenas alterações urbanísticas, mas foi elemento essencial para o início de outro processo histórico: a independência do Brasil. Todas as aulas possuem atividades com possibilidade de adaptação para turmas de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos.
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
colonização portuguesa, grandes navegações, chegada família real no Brasil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A Península Ibérica em fins da Idade Média (séculos XIII-XV)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Principais estruturas políticas, econômicas e sociais da Península Ibérica. • Influência islâmica na formação sociocultural da Península Ibérica. • A diversidade ibérica e seus vários reinos. • O processo de “Reconquista”. • União Castela-Aragão. 07/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10151 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
2 |
O estabelecimento do Estado português
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • O papel da “reconquista” na formação de Portugal. • A importância da burguesia para a formação e consolidação do Estado português. • A formação do Estado português e suas características. 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6703 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
AS grandes navegações e o pioneirismo português
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Identificar os principais elementos que levaram a Espanha e, principalmente, Portugal a se aventurarem pelos mares. • Compreender os motivos do pioneirismo Ibérico. • Compreender como a ciência árabe foi importante para o pioneirismo português. • O estabelecimento de feitori... 20/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38303 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
4 |
Economia e Política da Idade Moderna: o Mercantilismo
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Como as Grandes Navegações se inseriram na lógica mercantilista, noções básicas de economia (balança comercial e protecionismo) e a intervenção do Estado na economia. 01/08/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11128 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
5 |
O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender o conceito de “colonização”. Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil. Analisar documento de época. 11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 28403 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
6 |
Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom... 11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 71850 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
7 |
A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil
Educação Escolar Indígena | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas. Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid... 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42390 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
8 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54610 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
O Império português: religião e colonização
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Analisar o alcance de Portugal sobre regiões na África, na Ásia e na América, refletir sobre o papel da religião católica na expansão lusitana pelos três continentes e identificar o sincretismo religioso nas ex-colônias portuguesas. 01/08/2012 Duas estrelas 1 comentário(s) 11752 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
10 |
A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI 01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44682 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Sem estrelas 0 classificações - 7207 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!