24/05/2012
Esta coleção tem como objetivo apresentar aspectos fundamentais da história e da vida cultural dos povos africanos. As aulas despertarão o interesse dos estudantes para a compreensão da chamada cultura afro-brasileira. Nas aulas 1 e 2 os estudantes discutirão a importância do continente africano como berço da humanidade. A aula 3 apresentará a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV, e caracterizará o modo de vida de comunidades tribais na África. Na aula 4 os alunos conhecerão o contexto da expansão do Islã no Oeste africano. A aula 5 discutirá a colonização da África no século XIX e as consequências da descolonização. Na aula 6 os estudantes compreenderão o processo de independência da Argélia - nas décadas de 1960 e 1970 - e sua repercussão no Continente Africano. Na aula 7 será analisado o cenário sócio-político da África em meados do século XX. A aula 8 problematizará o conceito de Império Português usada pelo governo salazarista e suas implicações nos movimentos de independência na África. Na aula 9 os alunos compreenderão o processo de independência da República Popular de Angola. A aula 10 debaterá o apartheid, destacando seus principais movimentos de resistência liderados por Nelson Mandela. Nas aulas 11 e 12 os estudantes conhecerão a organização do tráfico negreiro e refletirão sobre as dificuldades enfrentadas pelos cativos africanos nos séculos XV ao XVIII. A aula 13 debaterá o racismo nos dias de hoje contrapondo ao do passado escravista do Brasil. Na aula 14 e 15 os alunos reconhecerão a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros e analisarão medidas que promovam a valorização da história dos africanos para o Brasil. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os temas abordados nessas aulas, acesse a Coleção História Geral da África, disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015104.pdf >. Sobre esta coleção, o Portal do Professor oferece material de pesquisa sobre o tema no blog disponível em: < http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ >
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
África, afro-brasileiro, Brasil, cultura, história
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
África: a importância de conhecê-la??
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter... 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 26006 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
2 |
A descoberta da África!
Ensino Fundamental Final | História Localizar o continente africano no mapa mundi. Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano. Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África. Conhecer e valorizar a história de difere... 09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 55234 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
Explorando a África antes dos europeus
Ensino Fundamental Final | História Conhecer a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV. Caracterizar o modo de vida de comunidades tribais na África. Identificar os reinos africanos que se destacaram entre os séculos X e XIV. Comparar as características econômicas, socia... 19/11/2010 Cinco estrelas 11 comentário(s) 119616 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
A expansão do Islã no Oeste africano (séculos VIII-XI)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá construir conhecimento acerca da expansão do Islã no Oeste africano, pensado enquanto processo histórico. Os conflitos e as apropriações que permearam as relações entre muçulmanos e sua cultura e os povos da região com suas construções culturais e religiosas no ... 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11775 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
5 |
África - um continente em guerra.
Ensino Médio | História - Conhecer o processo histórico da colonização da África durante o século XIX. - Identificar características da política mundial durante o século XIX. - Entender as causas da colonização e as consequências da descolonização na África. - Compreender a atual situação social, pol... 03/03/2009 Quatro estrelas 21 comentário(s) 29133 acesso(s) |
Antonio Jose Lima Pereira CERE PADRE JOSE ALVES DE MACEDO ICO CE História |
6 |
O processo de independência da Argélia e sua repercussão no Continente Africano (1954-1962)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá compreender o processo de independência da Argélia, o primeiro país africano a adotar a via armada. Aprenderá, também, a dimensionar as repercussões que este evento possuiu dentro do Continente Africano, em outros países que se tornariam independentes nas década... 14/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13150 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
7 |
I Conferência dos Povos Africanos e as independências em África.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá ter contato com o processo de independência dos países africanos pós-Segunda Guerra Mundial, verificando a proximidade entre este e o pensamento pan-africano. O aluno tomará contato com aspectos do cenário social e político do Continente Africano em meados do sé... 26/09/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17762 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
8 |
Império Ultramarino: a propaganda salazarista e a construção do Império Português em África
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Por meio da abordagem histórica do conceito de Império Português, o aluno poderá desconstruir a idéia de homogeneidade presente no termo, verificando as multiplas utilizações e visões construídas em torno e a partir do vocábulo. A problematização do conceito de Império Portugu... 04/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8061 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
9 |
Independência de Angola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender acerca do processo de independência da República Popular de Angola. A partir desta aula, tanto as guerras por independência quanto a posterior Guerra Civil poderão ser trabalhadas como embates políticos complexos, e não como conflitos despertados por di... 20/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21916 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
10 |
África do Sul: a política do apartheid
Ensino Médio | Geografia Trabalhar o conceito da política do apartheid. Destacar os principais movimentos de resistência ao apartheid e ressaltar a importância de Nelson Mandela. Relacionar a política do apartheid a outras manifestações de preconceito e discriminação. 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27098 acesso(s) |
Rosângela Nasser Ganimi COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
11 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54655 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
12 |
Resistência durante o tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX - UCA
Ensino Fundamental Final | História Perceber os africanos como sujeitos históricos no tráfico de escravos. Entender as formas de resistência a bordo do navio negreiro. Refletir sobre a necessidade de combate às heranças do tráfico. 06/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10375 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
13 |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27378 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
14 |
África e Brasil - laços através da religiosidade
Ensino Fundamental Final | História Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país. Conhece... 19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 35822 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
15 |
A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância
Ensino Fundamental Final | História Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira. Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci... 19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 31992 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Cinco estrelas 1 classificações - 27284 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/11/2012
Cinco estrelasMuito obrigado pela ajuda pena que so deu para mim resolver uma questao com estas respostas mais mesmo assim muito obrigado...