02/07/2012
A atividade em grupo é usada no processo de ensino e aprendizagem em diferentes momentos, com diferentes fins: introduzir um tema de estudo, pesquisar um assunto, pesquisar e analisar dados de pesquisa, produzir textos e jogos, confeccionar materiais, dentre outras finalidades. Estas atividades, ricas entre outros motivos, pelo seu caráter socializante, são essenciais na prática de sala de aula. Leia sobre o assunto: Trabalhar em grupo: uma alternativa de socialização do saber http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/trabalhar-em-grupo-uma-alternativa-de.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Nesta coleção composta de 10 aulas abordando diferentes assuntos sugeridos nos diversos eixos temáticos que compõem os PCN - Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, procuramos destacar diferentes situações em que o trabalho em grupo foi utilizado, para que você, professor, possa analisar a relação professor/aluno e como essa relação interfere no processo de construção do conhecimento. Na aula 1 a atividade de grupo é usada para desenvolver o estudo de texto. Nas aulas 2 e 3 essa estratégia de ensino é usada para pesquisa na internet, pesquisa em diferentes fontes, produção textual e confecção de cartazes. Na aula 4 o objetivo é trabalhar com mapas conceituais usando o Cmap em sala de informática. Na aula 5 usa-se o trabalho em grupo como uma das estratégias no desenvolvimento de projeto. Nas aulas 6 e 7 essa estratégia é usada em trabalho de campo, observação e experimentação. Na aula 8 as crianças trabalham em grupo na criação e realização de jogos explorando um assunto específico: gripe suína. Na aula 9 essa estratégia é usada no trabalho de pesquisa de opinião e análise dos dados. Para finalizar, na aula 10, os alunos são orientados a compor letra de música que reflita sobre os papéis socialmente ocupados pelos gêneros ao longo da história. Para você refletir: Que critérios você utiliza para organizar os grupos de trabalho em sala de aula?/ Existem dificuldades encontradas nesse tipo de trabalho? Que soluções você costuma adotar?/ Ensinar a trabalhar em grupo constitui um conteúdo de ensino. Como você ensina seus alunos a trabalhar em grupo?/Relacione o trabalho de grupo ao desenvolvimento da socialização e pense como isso pode ajudar no desenvolvimento das crianças. Sugestões de links: Motivação e incentivo no processo de aprendizagem – http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/motivacao-e-incentivo-no-processo-de.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Interação professor/aluno no contexto escolar - http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/interacao-professoraluno-no-contexto.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Como valorizar os vínculos afetivos na relação com seus pares e professores na escola? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=379 - Acesso em 18/06/2012. Como agrupo meus alunos? http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtml - Acesso em 18/06/2012. O aprendizado do trabalho em grupo http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/aprendizado-trabalho-grupo-451879.shtml - Acesso em 18/06/2012.
Amélia Pereira Batista Porto - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
interação professor/aluno, estratégia de ensino, trabalho em grupo, desnutrição, dengue, uso consciente da água, mapas conceituais, questões ambientais, caatinga, solo, água, energia, impactos ambientais, gripe suína, pesquisa de opinião, análise de dados
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Desnutrição: Um Problema Que Afeta A Humanidade
Educação Escolar Indígena | Ciências Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Reconhecer a importância de uma alimentação saudável 2) Identificar os tipos de nutrientes encontrados em diferentes alimentos 3) Explicar as consequências físicas da falta de uma alimentação saudável 4) Promover debates sobre este tema englobando toda a população mundial 13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11670 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
2 |
Dengue – sintomas, tratamento e prevenção
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença. 16/06/2008 Cinco estrelas 7 comentário(s) 20984 acesso(s) |
Alessandra Kemper Universidade de Brasília BRASILIA DF Biologia |
3 |
Integrando imagem e texto sobre uso consciente da água
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Pesquisar sobre a utilização da água na cidade onde mora; Comunicar o conhecimento construído, integrando imagens e texto; Desenvolver a atitude de colaboração. 15/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19751 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
4 |
Mapas conceituais para reflexões sobre questões ambientais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Refletir sobre questões relacionadas à Sociedade e o Meio Ambiente; levantar hipóteses sobre um tema a ser pesquisado e sintetizar as informações pesquisadas. 18/12/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 16877 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
5 |
A caatinga e seus animais: uma proposta de iniciação científica - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as características relativas ao clima, relevo, hidrografia e vegetação que compõem a caatinga; Conhecer o tipo de vegetação que existe em maior quantidade nas regiões norte e nordeste do Brasil; Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da r... 10/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 45270 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Coletando e analisando amostras de solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar componentes do solo; Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo; Relacionar tipos de solo a sua fertilidade. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 15147 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Água, energia e impactos ambientais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar as alterações do curso das águas aos impactos ambientais; Identificar algumas mudanças que acompanham a transferência de energia; Relacionar o desperdício de energia elétrica aos impactos ambientais. 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 55594 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Gripe suína- Jogando e Aprendendo
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Entender a gripe suína, identificando as possibilidades de contágio e também de prevenção; Aprender sobre o conceito de epidemia; Identificar ações que preservam a saúde pública: Elaborar jogos diferentes sobre o tema; 13/07/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 6803 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
9 |
Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Matemática Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. 24/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 21368 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
10 |
Gata borralheira x Super homem: dá para conciliar?
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Os alunos poderão compreender as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e que os papéis socialmente ocupados pelos gêneros são flexíveis e mudam ao longo da história. 23/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10006 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 9128 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!