Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Interação professor/aluno nos trabalhos em grupos

 

02/07/2012

Ficha Técnica
Descrição

A atividade em grupo é usada no processo de ensino e aprendizagem em diferentes momentos, com diferentes fins: introduzir um tema de estudo, pesquisar um assunto, pesquisar e analisar dados de pesquisa, produzir textos e jogos, confeccionar materiais, dentre outras finalidades. Estas atividades, ricas entre outros motivos, pelo seu caráter socializante, são essenciais na prática de sala de aula. Leia sobre o assunto: Trabalhar em grupo: uma alternativa de socialização do saber http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/trabalhar-em-grupo-uma-alternativa-de.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Nesta coleção composta de 10 aulas abordando diferentes assuntos sugeridos nos diversos eixos temáticos que compõem os PCN - Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, procuramos destacar diferentes situações em que o trabalho em grupo foi utilizado, para que você, professor, possa analisar a relação professor/aluno e como essa relação interfere no processo de construção do conhecimento. Na aula 1 a atividade de grupo é usada para desenvolver o estudo de texto. Nas aulas 2 e 3 essa estratégia de ensino é usada para pesquisa na internet, pesquisa em diferentes fontes, produção textual e confecção de cartazes. Na aula 4 o objetivo é trabalhar com mapas conceituais usando o Cmap em sala de informática. Na aula 5 usa-se o trabalho em grupo como uma das estratégias no desenvolvimento de projeto. Nas aulas 6 e 7 essa estratégia é usada em trabalho de campo, observação e experimentação. Na aula 8 as crianças trabalham em grupo na criação e realização de jogos explorando um assunto específico: gripe suína. Na aula 9 essa estratégia é usada no trabalho de pesquisa de opinião e análise dos dados. Para finalizar, na aula 10, os alunos são orientados a compor letra de música que reflita sobre os papéis socialmente ocupados pelos gêneros ao longo da história. Para você refletir: Que critérios você utiliza para organizar os grupos de trabalho em sala de aula?/ Existem dificuldades encontradas nesse tipo de trabalho? Que soluções você costuma adotar?/ Ensinar a trabalhar em grupo constitui um conteúdo de ensino. Como você ensina seus alunos a trabalhar em grupo?/Relacione o trabalho de grupo ao desenvolvimento da socialização e pense como isso pode ajudar no desenvolvimento das crianças. Sugestões de links: Motivação e incentivo no processo de aprendizagem – http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/motivacao-e-incentivo-no-processo-de.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Interação professor/aluno no contexto escolar - http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/interacao-professoraluno-no-contexto.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Como valorizar os vínculos afetivos na relação com seus pares e professores na escola? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=379 - Acesso em 18/06/2012. Como agrupo meus alunos? http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtml - Acesso em 18/06/2012. O aprendizado do trabalho em grupo http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/aprendizado-trabalho-grupo-451879.shtml - Acesso em 18/06/2012.

Autoria

Amélia Pereira Batista Porto - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

interação professor/aluno, estratégia de ensino, trabalho em grupo, desnutrição, dengue, uso consciente da água, mapas conceituais, questões ambientais, caatinga, solo, água, energia, impactos ambientais, gripe suína, pesquisa de opinião, análise de dados

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Desnutrição: Um Problema Que Afeta A Humanidade

Educação Escolar Indígena | Ciências

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Reconhecer a importância de uma alimentação saudável 2) Identificar os tipos de nutrientes encontrados em diferentes alimentos 3) Explicar as consequências físicas da falta de uma alimentação saudável 4) Promover debates sobre este tema englobando toda a população mundial

13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9258 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

2 Dengue – sintomas, tratamento e prevenção

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença.

16/06/2008 Cinco estrelas 7 comentário(s) 18681 acesso(s)

Alessandra Kemper

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Biologia

3 Integrando imagem e texto sobre uso consciente da água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Pesquisar sobre a utilização da água na cidade onde mora; Comunicar o conhecimento construído, integrando imagens e texto; Desenvolver a atitude de colaboração.

15/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16476 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

4 Mapas conceituais para reflexões sobre questões ambientais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Refletir sobre questões relacionadas à Sociedade e o Meio Ambiente; levantar hipóteses sobre um tema a ser pesquisado e sintetizar as informações pesquisadas.

18/12/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 13128 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

5 A caatinga e seus animais: uma proposta de iniciação científica - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as características relativas ao clima, relevo, hidrografia e vegetação que compõem a caatinga; Conhecer o tipo de vegetação que existe em maior quantidade nas regiões norte e nordeste do Brasil; Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da r...

10/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 34180 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Coletando e analisando amostras de solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar componentes do solo; Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo; Relacionar tipos de solo a sua fertilidade.

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11496 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Água, energia e impactos ambientais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar as alterações do curso das águas aos impactos ambientais; Identificar algumas mudanças que acompanham a transferência de energia; Relacionar o desperdício de energia elétrica aos impactos ambientais.

22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 50098 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Gripe suína- Jogando e Aprendendo

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Entender a gripe suína, identificando as possibilidades de contágio e também de prevenção; Aprender sobre o conceito de epidemia; Identificar ações que preservam a saúde pública: Elaborar jogos diferentes sobre o tema;

13/07/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 5617 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

9 Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos.

24/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 18721 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

10 Gata borralheira x Super homem: dá para conciliar?

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Os alunos poderão compreender as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e que os papéis socialmente ocupados pelos gêneros são flexíveis e mudam ao longo da história.

23/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8510 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6978 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.