04/11/2010
Edite Resende Vieira, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Contabilidade |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Financeiras |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Secretariado |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Administrativas |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Comerciais |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Vendas |
Calcular aumentos sucessivos com o auxílio do diagrama das setas.
Reconhecimento e operação com frações.
Porcentagem como fração de denominador 100.
Representação decimal para porcentagem.
Noção de juros simples.
Noção de juros compostos.
Representação do conjunto dos reais na reta numérica
A matemática financeira estuda o valor do dinheiro no tempo. O segredo para transformar a matemática financeira tradicional em aplicada é conseguir examinar os "produtos" financeiros existentes nos mercados financeiros e de credito sob a ótica de "fluxos de caixa", isto é, dissecar cada produto transformando-os em fluxo de entrada para compará-lo com o fluxo de saída.
A primeira atividade terá como objetivo principal aproximar os alunos dos termos comuns no linguagem comercial e bancária. A atividade 2 fará uso de alguns destes termos para apresentar uma forma de organização para resolução de problemas. A partir da atividade 3 os alunos poderão aprofundar o conhecimento relativo aos conceitos apresentados.
A seguir apresentamos algumas palavras usadas normalmente nas negociações comerciais e bancárias.
Prestação - Carnê - Caixa - Banco - Entrada - Vencimento - Juros - à vista - a prazo - Rendimento - Investimento - Poupança -
Elabore um texto articulando todas as que você conhecer e crie uma lista com as que você não conhece, escrevendo, com suas palavras os significados que você atribuiria a esses termos.
Obs: Note que essas palavras são utilizadas nas situações do cotidiano e, portanto, mesmo que não se saiba exatamente o significado você terá que lidar com estes termos.
O trabalho é individual, inicialmente o professor escreve no quadro (ou leva escrito em cartolina e afixa no quadro) algumas palavras comuns na linguagem comercial e bancária. Os alunos deverão elaborar um texto com todas as palavras apresentadas e que eles conhecerem. As palavras que eles não conhecerem devem ser postas em uma lista indicando o que eles acreditam que signifiquem.
Em seguida, sugira a divisão em grupos de 4 ou 5 alunos. Em cada grupo os alunos deverão ler seus textos e em seguida observarem quais os termos que nenhum membro do grupo sabe o que significa. Eles também devem comparar os significados por eles atribuídos inicialmente, observando as diferenças e aproximações. Ao final, cada grupo deverá escolher um texto e uma lista de termos, para ser representativa do grupo.
Em seguida, cada grupo deverá apresentar para a turma toda o texto escolhido. Após a leitura de todos os textos dos grupos, o professor deverá escrever a lista dos termos que os alunos não sabem o significado. Ao final, o professor explicará o significado destes termos remanescentes.
1º ) Professor, providencie cópias da folha de atividade disponível no link:
2º ) A seguir, peça para os alunos lerem em voz alta até o parágrafo anterior a tabela.
O segredo para transformar a matemática financeira tradicional em aplicada é conseguir examinar os "produtos" financeiros existentes nos mercados financeiros e de credito sob a ótica de "fluxos de caixa", isto é, dissecar cada produto transformando-os em fluxo de entrada para compará-lo com o fluxo de saída.
FLUXO DE CAIXA - É a movimentação de recursos monetários (entradas e saídas de caixa) de uma empresa ou de uma transação financeira num determinado período de tempo. Em termos mais simples, é um recebimento ou pagamento de uma quantia em dinheiro. Pode ser representado de forma analítica ou gráfica.
3º ) Agora escolha uma aluno que queira explicar as informações contidas na tabela.
Tabela 1 - Exemplo de Fluxo de caixa (representação analítica)
Instante |
Entradas |
Saídas |
0 |
1000,00 |
|
1 |
|
4000,00 |
2 |
2000,00 |
|
3 |
|
1000,00 |
4 |
|
4500,00 |
4º ) Após a leitura da tabela explique para os alunos o uso do eixo das setas. Para isso, leia as orientações abaixo e faça o item (a) no quadro negro. Se julgar conveniente, faça variações de exemplos no quadro-negro.
O eixo das setas é um diagrama formado por um eixo horizontal que funciona como uma linha do tempo, e setas verticais posicionadas sobre datas indicando os valores de “entrada” ou “saída” em cada data. O eixo das setas será muito útil nos cálculos de aumentos e descontos sucessivos.
Exemplo de representação gráfica de fluxo de caixa
No diagrama de setas são adotadas as seguintes convenções:
Veja alguns exemplos:
a) Uma entrada e mais três prestações iguais no valor de R$ 120,00.
5º ) Agora dê um tempo para os alunos tentarem representar as situações indicadas nos itens (b) a (e). Em seguida peça para alguns representarem suas soluções no quadro-negro.
b) Sem entrada e com quatro prestações iguais no valor de R$ 40,00.
c) Sem entrada e em três prestações iguais no valor de R$ 50,00, sendo a primeira com vencimento após dois meses depois da compra.
d) Uma entrada de R$ 120,00 mais três prestações de R$ 50,00.
e) Uma dívida de R$100,00 com pagamento em quatro parcelas, a primeira no ato da compra, com juros de 10% ao mês sobre o saldo devedor.
O objetivo desta atividade é tornar familiar aos alunos a representação de situações de pagamento parcelado ou a vista utilizando a representação no diagrama das setas.
Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Enumere os grupos, por exemplo, no caso de uma turma com 40 alunos, teremos os grupos de 1 a 10. Essa atividade será dividida em três etapas:
1ª) Cada grupo deverá escrever, em uma folha de papel A4 (ofício ou de caderno mesmo), oito situações de pagamento. Indicando além dos valores, se há pagamento na entrada, o número de prestações, se os valores das prestações são iguais entre si ou em relação ao valor de entrada. Peça para cada aluno ficar responsável por duas situações. O grupo deverá ficar atento para que sejam criadas oito situações distintas.
2ª) Propicie uma troca por meio de uma permutação circular de modo que o grupo n dará sua folha ao grupo n+1, para n<10 e o 10º grupo dará sua folha para o primeiro.
Exemplo da Permutação Circular com 5 grupos (imagem do autor).
Efetuada a troca, cada grupo deverá representar em outra folha de A4 os oito diagramas de setas correspondentes a cada uma das situações descritas na folha que receberam. Os alunos devem entregar as duas folhas assim que terminarem. O professor deverá organizar as folhas em duas pilhas respeitando a ordem de término dos grupos. Anote a ordem dos grupos!
3ª) Embaralhe cada pilha separadamente. Em seguida convide dois alunos de cada grupo para pegarem respectivamente uma descrição de situações de pagamento e os diagramas de setas. Agora cada grupo terá um par de folhas e para estabelecer a correspondência correta deverá ser seguido o procedimento. O primeiro grupo lê em voz alta a primeira situação de pagamento. Os demais grupos devem observar qual deles está com o diagrama da situação descrita. O grupo que se apresentar deverá identificar se a correspondência entre a situação descrita e o diagrama das setas está correta, corrigindo-a se necessário. Em seguida repete-se o processo a partir da leitura da primeira situação do grupo que indicou o diagrama. Obs: Essa situação se assemelha àquela vivenciada em brincadeiras do tipo amigo oculto ou amigo secreto. Procure dinamizar esta atividade estimulando a participação dos alunos a resolvê-la o mais rápido possível. Esse processo deverá seguir até ser efetuada a correção completa das oito situações de cada grupo.
Mostre para os alunos o uso do diagrama das setas para indicar a representação de uma situação na qual o montante M é obtido a partir do capital inicial C, sobre o qual é aplicada uma taxa de juros i.
Obs: Neste caso i representa um valor percetual que pode ser expresso na forma decimal.
C = capital; M = montante; i = taxa de juros ( na forma decimal)
Apresente os próximos dois exemplos.
a) Se uma quantia de R$ 1 700,00 for aplicada a taxa de 5%, no período de um mês qual será o montante apurado?
Nota: Comente com os alunos que, dado o valor do montante, o eixo das setas também pode ser utilizado para calcular o capital inicial.
O termo (1+0,05)=1,05 é chamado fator de correção.
b) Um empréstimo foi adquirido pelo período de um mês a taxa de 7% ao período. Na data do vencimento o devedor pagou R$ 1200,00. Calcule o valor emprestado.
Usando o eixo das setas:
Portanto, o valor emprestado foi aproximadamente de R$ 1 121,49.
Agora é com os alunos!
Aproveite os grupos organizados na atividade 1 e peça a eles para criarem um problema representado pelo diagrama abaixo.
Em seguida os grupos deverão trocar os problemas escritos entre si e em seguida determinar o valor do montante. Peça para eles compararem os resultados. Espera-se que os problemas solicitem o cálculo de M. Verifique se algum grupo fez de forma diferente do esperado. Verifique também se todos os problemas enunciados correspondem a situação de um aumento de 8,5% ao mês aplicado em um capital inicial de R$100,00, após o período de um mês.
Aumentos sucessivos
Apresente aos alunos a seguinte atividade, solicitando que utilizem o eixo das setas e chame a atenção para o fato de não se somar as taxas percentuais!
Se uma mercadoria sofre um aumento de 10% em um mês e outro aumento de 20% no mês seguinte, qual será o percentual de aumento total?
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/images/stories/matfin.jpg
Quando tratamos de aumentos ou descontos sucessivos, devemos multiplicar a notação decimal ( e não somar como muitos acreditam ).
Sendo P o valor inicial da mercadoria, no primeiro mês seu valor ajustado será de 1,1P. Como no segundo mês haverá outro reajuste, de 20%, o novo valor será
1,1P x (1,2) = 1,32 P = P + 0,32 P => aumento total de 32%
Mostre para os alunos a solução pela representação gráfica no eixo das setas:
Nota: Em problemas deste tipo é muito útil que se estipule um determinado valor inicial para a mercadoria em questão, pois os alunos têm maior facilidade para manipulá-los. Por exemplo, se o valor inicial fosse de R$ 100,00. No primeiro mês teríamos R$ 110,00 o valor reajustado. E no segundo mês teríamos R$ 132,00 o valor novamente reajustado. Sendo assim, identificamos que o aumento total foi de R$ 32,00, ou seja, 32% comparado ao valor inicial.
Obs. 1: Em Matemática Financeira é importante apresentar atividades variadas e com diferentes níveis de dificuldade, pois é muito comum os alunos interpretarem errado o enunciado de alguns problemas. Veja a atividade 4.
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Introdução
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9918
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Juros Compostos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9932
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Equivalência de Capitais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9935
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Equivalência de Taxas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9939
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Cálculo de Prestações
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10063
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Cálculo de Taxa de Juros
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10069
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Opções de Pagamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12978
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Opções de Pagamento e o Excel
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13004
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Sistemas de Amortização
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12982
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: Tabela Price e o Planilhas Eletrônicas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12989
• Matemática Financeira no CAp UFRJ: SAC e o Planilhas Eletrônicas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12991
Neste momento, o importante é que o aluno saiba identificar o que fazer em dado problema e que saiba também utilizar o eixo das setas para melhor organização de seu trabalho. Portanto, sugerimos algumas atividades que podem evidenciar os tipos de interpretações equivocadas dos alunos em geral:
1. Se forem dados dois descontos sucessivos, um de 5% e outro de 10%, a uma mercadoria que tem preço inicial de R$ 80,00, qual será seu preço final?
Nota: Neste problema é comum que o aluno some os percentuais para depois calcular o preço final.
2. Certo produto, em seis meses, teve seu valor quadruplicado. Qual a porcentagem de aumento sofrido pelo produto neste período?
Nota: Um erro muito comum neste exercício é responder 400%, o que não é correto. Se o valor do produto é p, temos: (1 + i) . p = 4.p => i = 3 => i = 300%.
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