Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 2

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender a influência africana na formação da população brasileira.
  2. Ampliar os conhecimentos históricos, geográficos, artísticos e culturais acerca da população africana.
  3. Construir tabuleiros, estudar as regras e vivenciar os Jogos Africanos em situação ou não de competição.
Duração das atividades
08 aulas de sessenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

DICA: Esta sequência de aulas está dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar.

 

AULA 5 e 6

1º MOMENTO:

No início da aula, acessar o Blog, socializar as postagens que foram feitas ao longo da semana e abrir um espaço para conversa sobre as mesmas.

 

2º MOMENTO:

Com o intuito de vivenciar o Jogo “Wali”, os alunos, utilizando o UCA (Um computador por alunos), o Laboratório de Informática ou material impresso, e sentados em duplas, deverão estudar e construir o tabuleiro do Jogo “Wali” em sala de aula. Para tanto, os alunos poderão utilizar quaisquer materiais que dispuser ou solicitar que o(a) professor(a) providencie o que for possível. Continuará sendo importante usar a criatividade nesta tarefa. E nas escolas sem UCA?

Indicação de site para estudo:

- http://edu-cacao.blogspot.com.br/2012/11/jogos-africanos-wali.html. (Acesso em: 16 de maio de 2013)

(Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-iW1LYYLYzno/UKPyGQCsdxI/AAAAAAAABPU/kh7Svmauf-0/s1600/wali.png>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

 

3º MOMENTO:

Os alunos deverão socializar o que aprenderam e, juntos com o professor, registrar as regras do jogo. Na sequência, os alunos poderão vivenciá-lo.

 

4º MOMENTO:

Explicar a tarefa da semana (entregar orientações por escrito aos pais ou responsáveis): Junto com os familiares, individualmente ou em duplas, estudar sobre o conjunto de Jogos Africanos conhecido como Mancala, construir o tabuleiro, aprender as regras e jogar “Ayo”. Além disso, como tarefa de casa, cada aluno ou dupla deverá postar no Blog mais uma CURIOSIDADE diferente sobre a África.

Indicação de site para estudo:

- http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/121-2.pdf.(Acesso em: 16 de maio de 2013)

(Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=zYET66LV0guvtM&tbnid=oovpPTmCUq4hmM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fprofclaudialopez.blogspot.com%2Fp%2Fmancala.html&ei=w2eZUam6JYOK8QTunYHQCQ&bvm=bv.46751780,d.dmQ&psig=AFQjCNHFWWXq3ROuh7z6tQ2Bjegw3BVY9g&ust=1369094450437833>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

 

AULA 7 e 8

1º MOMENTO:

Acessar o Blog novamente para socializar e conversar sobre as novas postagens.

 

2º MOMENTO:

Mostrar os tabuleiros confeccionados, socializar, definir, criar um documento sobre as regras do “Ayo” e, em seguida, vivenciá-lo em duplas com os colegas. Para treiná-lo, mantém-se a proposta da divulgação e vivência com alunos de outros anos de ensino no horário do recreio. Nesta aula, os alunos deverão revezar os companheiros de jogo.

 

3º MOMENTO:

Explicar como será a estrutura e cronograma da Semana Afro-Brasileira encaminhada pela equipe de professores das áreas de conhecimento.

 

AULA 9 e 10

1º MOMENTO:

Organizar o campeonato de Jogos Africanos. Este pode ser realizado entre os alunos da mesma turma ou entre anos de ensino. No entanto, em ambos os casos, os alunos de cada turma deverão ser divididos em quatro grupos. Cada grupo competirá um Jogo Africano estudado nas aulas anteriores. Os critérios para divisão da turma serão sugeridos e escolhidos democraticamente pelos alunos.

 

2º MOMENTO:

Feita a divisão, os grupos deverão vivenciar seu Jogo.

Professor(a), informe aos alunos que a tabela dos Jogos será divulgada por meio do Blog e cartazes na escola; e a realização do campeonato terá início com a Semana Afro-Brasileira, que será realizado no horário do recreio, em espaço definido pela escola (Anfiteatro ou Sala multifuncional, por exemplo, onde estejam concentrados os trabalhos das outras áreas de conhecimento sobre a África); e o sistema de disputa será eliminaria simples.

 

AULA 11 e 12

1º MOMENTO:

Após a realização da Semana Afro-Brasileira, os alunos poderão acessar o Blog em sala de aula por meio da utilização do UCA ou o laboratório de Informática e postar um depoimento sobre o evento. Neste caso, pode escrever no Blog sobre os Jogos Africanos que aprendeu e o campeonato; a contribuição de todas as áreas de conhecimentos da escola; a difusão de informações e curiosidade para os alunos da escola; o que não sabia e agora sabe sobre a África; envolvimento e participação dos colegas; o que mais gostou de aprender; o que poderia ter sido melhor; e sugestões para os próximos projetos.

 

2º MOMENTO:

Produzir um vídeo a ser publicado no Blog e em outras páginas da internet, após Concessão de Uso de Imagem para Menor, como resposta ao colega Innocence de Ruanda (mostrado no vídeo da TV Escola sugerido na parte I desta sequência de aulas). Os alunos podem escolher o título do vídeo no qual serão mostrados fotos e vídeos registrados durante as atividades de preparação e execução da Semana Afro-Brasileira, assim como um vídeo final em que os alunos fazem um depoimento baseado nos tópicos sugeridos no momento anterior.

 

ATENÇÃO: A sequência de aulas que antecede esta pode ser visualizada na PARTE 1 da aula intitulada "Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos"

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência a participação nos debates e discussões em sala de aula a partir das questões norteadoras lançadas pelo(a) professor(a), as postagens no Blog e os depoimentos de casa. A partir das falas, da avaliação escrita dos alunos e a produção de vídeos será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a África. Além disso, o envolvimento dos alunos com os Jogos Africanos em sala, no recreio e no campeonato representam conhecimentos culturais sobre a África e a preocupação e capacidade de divulga-los nos espaços formais e não formais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.