06/10/2011
Nesta coleção as crianças poderão aprender sobre o continente africano (localização, divisão espacial, clima, rios, desertos, vegetação, fauna, hábitos e costumes). Assim, as crianças conhecerão a cultura africana como pertencente a um grupo humano com características e costumes próprios e que pertence a outro continente e que tem grande contribuição nos modos de ser e viver do povo brasileiro, bem como, conhecer formas de respeito, inclusão e não discriminação e preconceito com o outro. Além disso, ampliarão seu conhecimento sobre personalidades negras ou afro-descendentes que se destacam na sociedade. As aulas 1 a 4 abordam os aspectos geográficos do continente africano, como: localização, divisão política, vegetação, hidrografia, relevo, clima e fauna. As aulas 5 a 8 trazem elementos e aspectos da cultura africana, como: vestuário, culinária, idioma, o tipo humano do povo africano apresentado nos livros de literatura infantil, bem como, alguns dos costumes desse povo, como o uso de máscaras. As aulas 9 a 15 apresentam e destacam a influência da cultura africana na constituição da cultura do povo brasileiro, tomando aspectos como a linguagem (vocabulário), as manifestações culturais (danças, lutas, brincadeiras), gastronomia, artesanato, entre outros. As aulas 16 e 17 discutem a respeito das etnias que constituem o Brasil como um país plural, diverso, com diferentes tipos humanos, hábitos, costumes e manifestações. Na aula 18 as crianças poderão conhecer aspectos da vida de Nelson Mandela (quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial) e suas contribuições na difusão da cultura africana no mundo. A aula 19 está organizada para que as crianças possam aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecendo a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. Poderão, ainda, conhecer a história do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares.
EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
África, cultura africana
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Continente Africano: aspectos geográficos
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Compreender o conceito de ‘continente’; conhecer os nomes de países que constituem o continente africano; destacar os aspectos da localização da África, identificando-a no mapa e no globo, percebendo-os como representações do espaço real vivido crianças; identificar as caract... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21806 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
África: a importância de conhecê-la??
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter... 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 26118 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
3 |
Países Africanos – Possibilidades de trabalho na alfabetização.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Construir uma lista de palavras estáveis. Identificar o nome dos países africanos, contribuindo para o processo de construção da leitura, valorizando o uso de estratégias. Estabelecer um repertório de palavras conhecidas da turma para a possibilidade de novas es... 13/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 18031 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
4 |
Um safári pelo continente africano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana; Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais. 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32193 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Um passeio pelo continente africano: conhecendo alguns aspectos de sua cultura
Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer alguns aspectos da cultura africana: vestuário, culinária, língua/idioma,formas de organização da sociedade; Enumerar semelhanças e/ou diferenças entre os costumes da cultura africana e a brasileira; Vivenciar a realização de culinária de pratos da culinária africana. 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12317 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Uma viagem pela literatura infantil
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer títulos da literatura infantil que abordam a temática da cultura africana; Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história; Familiarizar-se com uma linguagem escrita mais formal. 21/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14752 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Máscaras Africanas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar a função das máscaras na cultura africana; identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas; construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários. 13/10/2010 Quatro estrelas 17 comentário(s) 241193 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
O USO DE MÁSCARAS NA CULTURA AFRICANA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Contextualizar a história das máscaras na cultura africana. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística. Vivenciar uma dança. Confeccionar máscaras. 18/06/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 49623 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
Influência de línguas de origem africana no nosso vocabulário
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural - Reconhecer palavras de origem africanas introduzidas na Língua Portuguesa e em nosso vocabulário diário; 28/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8531 acesso(s) |
SEBASTIANA RIBEIRO EM PROFª ANTONIA CANDIDA DE MELO DOURADOS MS Alfabetização |
10 |
As manifestações culturais afro-brasileiras.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender o que é uma manifestação cultural. - Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. - Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local. - Compree... 01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 78114 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
Um pouco da cultura africana em nossos dias: o coco de roda
Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar o coco de roda como uma dança tipicamente potiguar (Rio Grande do Norte/Brasil) com origem africana; Nomear os elementos constitutivos do coco de roda (vestuário, passos, músicas, instrumentos); Experienciar a criação de uma coreografia para ser apresentada para to... 13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12245 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Jogos e brincadeiras africanas II
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de ... 24/08/2010 Quatro estrelas 18 comentário(s) 196995 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar a capoeira como manifestação cultural. 2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas. 3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9074 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
14 |
INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NA NOSSA ALIMENTAÇÃO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender que o acarajé é uma tradição gerada a partir da criatividade dos africanos que vieram para o Brasil na condição de escravos. Ter experiência com a culinária do acarajé e estudar os ingredientes que fazem parte desse prato. 12/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32435 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
A África que você não vê na Tv.
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escr... 12/01/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17411 acesso(s) |
Valéria Silva Neri Universidade de Brasília BRASILIA DF Alfabetização |
16 |
ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro; Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos); Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 43339 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
17 |
A pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, com história e cultura próprias * Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente (*Obj... 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12732 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
18 |
Conhecendo Nelson Mandela
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27389 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
19 |
Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. 3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con... 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 82638 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 12905 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!