11/05/2011
Nesta coleção os alunos vão estabelecer a diferença entre ambiente natural e ambiente modificado. Na aula de nº 1, discutirão sobre a importância da preservação do ambiente natural, seus aspectos positivos e negativos, seus benefícios para o homem e para a natureza. Nas aulas de nº 2 a 5, vão identificar os recursos renováveis e os não-renováveis e reconhecer o ser humano como agente que interfere e provoca mudanças na paisagem, relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção do ambiente e reconhecer a importância de se preservar áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida. Nas aulas de nº 6 a 9, os alunos irão reconhecer os diferentes tipos de solo, coletando amostras para identificar suas diferenças e entender a importância da vegetação para o solo. Na aula de nº 10 os alunos irão aprender sobre o ciclo da água através de um terrário. Nas aulas 11 e 12 vão identificar as ações da população que contribuem para a ocorrência das enchentes, reconhecer medidas de prevenção aos danos ambientais provenientes das enchentes, identificar as causas das enchentes e as possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes, na saúde e na qualidade de vida.
Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
ambiente natural, ambiente modificado, solo, ciclo da água
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Aprendendo as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza. Em termos cognitivos serão tra... 11/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 135105 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
2 |
Recursos naturais, como utilizá-los
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar recursos renováveis e não-renováveis; Reconhecer as ações humanas como agentes que interferem e podem provocar mudanças na paisagem. 22/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 62163 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Recursos minerais, onde encontrá-los?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar a exploração de recursos minerais à utilização de recursos não-renováveis, presentes no solo; Identificar impactos ambientais conseqüentes da extração de minério; Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 61109 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
O homem e o meio ambiente.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar o conceito de meio ambiente. Ressaltar a importância das ações humanas para modificação do meio ambiente. Responsabilizar as ações humanas na preservação e cuidado com ele. 31/01/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 46160 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
5 |
INTERAGIR COM A NATUREZA SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais -Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza; -Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida; -Identificar a presença do verde na escola. 25/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4449 acesso(s) |
Maria Aparecida da Silva Estulano EM PROF MANOEL SANTIAGO DE OLIVEIRA DOURADOS MS Alfabetização |
6 |
Conhecendo os tipos de Solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles. 24/04/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 112064 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
7 |
Coletando e analisando amostras de solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar componentes do solo; Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo; Relacionar tipos de solo a sua fertilidade. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 15206 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
A vegetação e o solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender a importância da vegetação para o solo e qual a sua contribuição para a redução da erosão deste. 10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27189 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Um filtro chamado Solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender a importância da infiltração da água no solo. 16/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8181 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Terrário - Investigando o Ciclo da Água
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O aluno conseguirá visualizar o ciclo da água acontecendo no modelo de terrário e será capaz de explicar essas transformações. 19/10/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 42346 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Enchentes
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1 Provocar um debate a respeito das enchentes que ocorreram no país nos últimos tempos, 2 Identificar as causas das enchentes no nosso país e possíveis problemas ocasionados, 3 Identificar possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes,... 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6528 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
12 |
O que causa as enchentes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender as causas das enchentes nas cidades devido à impermeabilização do solo. 24/12/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 73901 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 5410 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!