Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Recursos Naturais

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção os alunos vão estabelecer a diferença entre ambiente natural e ambiente modificado. Na aula de nº 1, discutirão sobre a importância da preservação do ambiente natural, seus aspectos positivos e negativos, seus benefícios para o homem e para a natureza. Nas aulas de nº 2 a 5, vão identificar os recursos renováveis e os não-renováveis e reconhecer o ser humano como agente que interfere e provoca mudanças na paisagem, relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção do ambiente e reconhecer a importância de se preservar áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida. Nas aulas de nº 6 a 9, os alunos irão reconhecer os diferentes tipos de solo, coletando amostras para identificar suas diferenças e entender a importância da vegetação para o solo. Na aula de nº 10 os alunos irão aprender sobre o ciclo da água através de um terrário. Nas aulas 11 e 12 vão identificar as ações da população que contribuem para a ocorrência das enchentes, reconhecer medidas de prevenção aos danos ambientais provenientes das enchentes, identificar as causas das enchentes e as possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes, na saúde e na qualidade de vida.

Autoria

Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

ambiente natural, ambiente modificado, solo, ciclo da água

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Aprendendo as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza.    Em termos cognitivos serão tra...

11/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 135105 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

2 Recursos naturais, como utilizá-los

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar recursos renováveis e não-renováveis; Reconhecer as ações humanas como agentes que interferem e podem provocar mudanças na paisagem.

22/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 62163 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 Recursos minerais, onde encontrá-los?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar a exploração de recursos minerais à utilização de recursos não-renováveis, presentes no solo;   Identificar impactos ambientais conseqüentes da extração de minério;    Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais.

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 61109 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 O homem e o meio ambiente.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar o conceito de meio ambiente. Ressaltar a importância das ações humanas para modificação do meio ambiente. Responsabilizar as ações humanas na preservação e cuidado com ele. 

31/01/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 46160 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

5 INTERAGIR COM A NATUREZA SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

-Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza; -Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida; -Identificar a presença do verde na escola.

25/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4449 acesso(s)

Maria Aparecida da Silva Estulano

EM PROF MANOEL SANTIAGO DE OLIVEIRA

DOURADOS MS

Alfabetização

6 Conhecendo os tipos de Solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.

24/04/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 112064 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

7 Coletando e analisando amostras de solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar componentes do solo; Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo; Relacionar tipos de solo a sua fertilidade.

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 15206 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 A vegetação e o solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender a importância da vegetação para o solo e qual a sua contribuição para a redução da erosão deste.

10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27189 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 Um filtro chamado Solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender a importância da infiltração da água no solo.

16/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8181 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

10 Terrário - Investigando o Ciclo da Água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

O aluno conseguirá visualizar o ciclo da água acontecendo no modelo de terrário e será capaz de explicar essas transformações.

19/10/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 42346 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 Enchentes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1 Provocar um debate a respeito das enchentes que ocorreram no país nos últimos tempos, 2 Identificar as causas das enchentes no nosso país e possíveis problemas ocasionados, 3 Identificar possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes,...

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6528 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

12 O que causa as enchentes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender as causas das enchentes nas cidades devido à impermeabilização do solo.

24/12/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 73901 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 5410 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.