11/05/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas que visam o desenvolvimento da competência leitora em Língua Inglesa, pelo trabalho com as estratégias de leitura. A aula 1 propõe a conscientização sobre a importância da leitura e do desenvolvimento das estratégias de leitura. Nas aulas 2 e 3 o aluno aprenderá que na Língua Inglesa há palavras que se parecem com as do português, podendo ou não ter o mesmo sentido nas duas línguas ( cognatos e falsos cognatos). Na aula 4 o aluno desenvolverá a compreensão de que a organização de um texto é parte integrante de seu significado. Nas aulas 5 e 6 o aluno desenvolverá habilidades de leitura referentes ao uso da inferência, ao praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado assunto com pistas encontradas em um texto para chegar a conclusões lóigicas. Nas aulas 7 e 8 o foco é a estratégia de leitura “skimming” que consiste em extrair o sentido geral de um texto pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa. Nas aulas 9, 10 e 11 a estratégia de leitura “scanning” que consiste em extrair informações específicas de um texto, pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa é abordada. A aula 12 propõe a leitura de textos com a utilização de diversas estratégias, principalmente as estratégias de skimming e scanning. Na aula 13 o aluno terá a possibilidade ler textos diversos sobre o tema “aquecimento global – global climate change” visando desenvolver a habilidade para diferenciar os conceitos de “fato versus opinião” e “comparar e contrastar”. A aula 14 enfoca o trabalho com textos narrativos (lendas urbanas) visando identificar as intenções do autor, se estas têm base na realidade ou não e principalmente o reconhecimento e uso de expressões para organização de uma narrativa em uma sequência lógica (como por exemplo: first, then, finally – inicialmente, então, finalmente). Encerrando esta coleção, a aula 15 propõe desenvolver a prática da leitura de textos, enfatizando-se a importância do conhecimento de mundo (ideias prévias construídas pelo indivíduo sobre as relações com os outros, sobre o mundo natural e construído pelo homem e sobre como se usam e manipulam os objetos) como facilitador da leitura.
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP
leitura, inglês, estratégias, compreensão leitora, língua estrangeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Ready to read
Ensino Médio | Língua Estrangeira Desenvolver estratégias de leitura Falar sobre hábitos de leitura Discutir sobre formas de praticar inglês Conscientizar sobre a importância da leitura 08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9949 acesso(s) |
Aline Lucian Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
2 |
Estratégias de Leitura: Cognatos e Falsos Cognatos
Ensino Médio | Língua Estrangeira O aluno aprenderá que na língua inglesa há palavras que se parecem com as do português, mas não têm o mesmo sentido nas duas línguas (falsos cognatos). Aprenderá, também, que há palavras que se parecem com as do português e têm o mesmo sentido (cognatos). 27/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30494 acesso(s) |
Danilo Duarte Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
3 |
Good friends, false friends
Ensino Médio | Língua Estrangeira Discutir frases controversas Concordar e discordar Consolidar falsos cognatos 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9571 acesso(s) |
Aline Lucian Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
4 |
How to make a Peanut Butter Sandwich! - Preparando um prato típico americano
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Com esta aula o aluno poderá desenvolver, a partir da preparação de um prato típico dos EUA, a habilidade de compreender a organização textual como parte integrante de seu significado. 02/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8265 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
5 |
Estratégias de Leitura: Inferência
Ensino Médio | Língua Estrangeira O aluno vai ser desenvolver habilidades de leitura referentes ao uso da inferência. Assim, vão praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado asunto com pistas encontradas em um texto para chegarem a conclusões lóigicas. 24/06/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 23468 acesso(s) |
Danilo Duarte Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
6 |
How did it go? - Um novo olhar sobre a estória de Chapeuzinho Vermelho
Ensino Médio | Língua Estrangeira Aplicar estratégias de leitura: conto de fada Expandir o vocabulário sobre contos de fada 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5364 acesso(s) |
Aline Lucian Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
7 |
Estratégias de Leitura: Skimming (buscando informações gerais no texto)
Ensino Médio | Língua Estrangeira O aluno aprenderá a utilizar a estratégia de leitura Skimming, usada para obter informações gerais de um texto. 10/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9026 acesso(s) |
Danilo Duarte Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
8 |
Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “skimming” que consiste em extrair o sentido geral de um texto pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa. 30/04/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22379 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
9 |
Estratégias de Leitura: Scanning (buscando informações específicas no texto)
Ensino Médio | Língua Estrangeira Através de diferentes gêneros textuais, o aluno vai desenvolver habilidades leitoras referentes ao Scanning, onde lemos buscando informações específicas em um texto. 27/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6299 acesso(s) |
Danilo Duarte Costa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
10 |
Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “scanning” que consiste em extrair informações específicas de um texto, pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa. 30/04/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11323 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
11 |
Christmas Around the World: como se celebra o Natal ao redor do Mundo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente ao tema Natal, estratégias para busca de informações específicas em textos e a habilidade da escrita em Inglês. 25/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15921 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
12 |
Poverty in the World: como podemos solucionar a pobreza no mundo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira 1. Debater o tema pobreza no mundo e suas possíveis soluções 2. Conceituar o que e como são comparativos e superlativos em Inglês 3. Reconhecer a forma e o uso do tempo verbal Presente Contínuo em textos simples 4. Utilizar as estratégias de leitur... 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6867 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
13 |
Compare and Contrast, Fact versus Opinion: Escrevendo textos em Inglês sobre o Aquecimento Global!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira 1) Ler textos diversos sobre o tema “aquecimento global – global climate change” visando desenvolver a habilidade para diferenciar os conceitos de “fato versus opinião” e “comparar e contrastar” assim promovendo o desenvolvimento da compreensão de informações em leituras futur... 16/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6674 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
14 |
Urban Legends: Você conhece alguma?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira 1. Debater sobre os resultados obtidos ao se contar uma mentira e se falar uma verdade 2. Ler textos narrativos, as chamadas de lendas urbanas, tais como a história da “loira no banheiro”, visando identificar as intenções do autor, se estas tem base na realidade o... 23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4903 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
15 |
Earthquakes in Haiti: what do you know about that? – desenvolvendo as estratégias de leitura em Língua Inglesa!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a prática da leitura de textos, enfatizando-se a importância do conhecimento de mundo (ideias prévias construídas pelo indivíduo sobre as relações com os outros, sobre o mundo natural e construído pelo homem e sobre como se usam e manipu... 28/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5818 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
Sem estrelas 0 classificações - 19350 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!