Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Estratégias de Leitura em Língua Inglesa

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas que visam o desenvolvimento da competência leitora em Língua Inglesa, pelo trabalho com as estratégias de leitura. A aula 1 propõe a conscientização sobre a importância da leitura e do desenvolvimento das estratégias de leitura. Nas aulas 2 e 3 o aluno aprenderá que na Língua Inglesa há palavras que se parecem com as do português, podendo ou não ter o mesmo sentido nas duas línguas ( cognatos e falsos cognatos). Na aula 4 o aluno desenvolverá a compreensão de que a organização de um texto é parte integrante de seu significado. Nas aulas 5 e 6 o aluno desenvolverá habilidades de leitura referentes ao uso da inferência, ao praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado assunto com pistas encontradas em um texto para chegar a conclusões lóigicas. Nas aulas 7 e 8 o foco é a estratégia de leitura “skimming” que consiste em extrair o sentido geral de um texto pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa. Nas aulas 9, 10 e 11 a estratégia de leitura “scanning” que consiste em extrair informações específicas de um texto, pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa é abordada. A aula 12 propõe a leitura de textos com a utilização de diversas estratégias, principalmente as estratégias de skimming e scanning. Na aula 13 o aluno terá a possibilidade ler textos diversos sobre o tema “aquecimento global – global climate change” visando desenvolver a habilidade para diferenciar os conceitos de “fato versus opinião” e “comparar e contrastar”. A aula 14 enfoca o trabalho com textos narrativos (lendas urbanas) visando identificar as intenções do autor, se estas têm base na realidade ou não e principalmente o reconhecimento e uso de expressões para organização de uma narrativa em uma sequência lógica (como por exemplo: first, then, finally – inicialmente, então, finalmente). Encerrando esta coleção, a aula 15 propõe desenvolver a prática da leitura de textos, enfatizando-se a importância do conhecimento de mundo (ideias prévias construídas pelo indivíduo sobre as relações com os outros, sobre o mundo natural e construído pelo homem e sobre como se usam e manipulam os objetos) como facilitador da leitura.

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

leitura, inglês, estratégias, compreensão leitora, língua estrangeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Ready to read

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Desenvolver estratégias de leitura Falar sobre hábitos de leitura Discutir sobre formas de praticar inglês Conscientizar sobre a importância da leitura

08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9949 acesso(s)

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

2 Estratégias de Leitura: Cognatos e Falsos Cognatos

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá que na língua inglesa há palavras que se parecem com as do português, mas não têm o mesmo sentido nas duas línguas (falsos cognatos). Aprenderá, também, que há palavras que se parecem com as do português e têm o mesmo sentido (cognatos).

27/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30494 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

3 Good friends, false friends

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Discutir frases controversas Concordar e discordar Consolidar falsos cognatos

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9571 acesso(s)

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

4 How to make a Peanut Butter Sandwich! - Preparando um prato típico americano

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno poderá desenvolver, a partir da preparação de um prato típico dos EUA, a habilidade de compreender a organização textual como parte integrante de seu significado.

02/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8265 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 Estratégias de Leitura: Inferência

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno vai ser desenvolver habilidades de leitura referentes ao uso da inferência. Assim, vão praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado asunto com pistas encontradas em um texto para chegarem a conclusões lóigicas.

24/06/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 23468 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

6 How did it go? - Um novo olhar sobre a estória de Chapeuzinho Vermelho

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Aplicar estratégias de leitura: conto de fada Expandir o vocabulário sobre contos de fada

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5364 acesso(s)

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

7 Estratégias de Leitura: Skimming (buscando informações gerais no texto)

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá a utilizar a estratégia de leitura Skimming, usada para obter informações gerais de um texto.

10/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9026 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

8 Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “skimming” que consiste em extrair o sentido geral de um texto pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa.

30/04/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22379 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 Estratégias de Leitura: Scanning (buscando informações específicas no texto)

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Através de diferentes gêneros textuais, o aluno vai desenvolver habilidades leitoras referentes ao Scanning, onde lemos buscando informações específicas em um texto.

27/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6299 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

10 Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “scanning” que consiste em extrair informações específicas de um texto, pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa.

30/04/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11323 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

11 Christmas Around the World: como se celebra o Natal ao redor do Mundo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente ao tema Natal, estratégias para busca de informações específicas em textos e a habilidade da escrita em Inglês.

25/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15921 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

12 Poverty in the World: como podemos solucionar a pobreza no mundo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater o tema pobreza no mundo e suas possíveis soluções    2.      Conceituar o que e como são comparativos e superlativos em Inglês    3.      Reconhecer a forma e o uso do tempo verbal Presente Contínuo em textos simples    4.      Utilizar as estratégias de leitur...

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6867 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

13 Compare and Contrast, Fact versus Opinion: Escrevendo textos em Inglês sobre o Aquecimento Global!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1) Ler textos diversos sobre o tema “aquecimento global – global climate change” visando desenvolver a habilidade para diferenciar os conceitos de “fato versus opinião” e “comparar e contrastar” assim promovendo o desenvolvimento da compreensão de informações em leituras futur...

16/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6674 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

14 Urban Legends: Você conhece alguma?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater sobre os resultados obtidos ao se contar uma mentira e se falar uma verdade    2.      Ler textos narrativos, as chamadas de lendas urbanas, tais como a história da “loira no banheiro”, visando identificar as intenções do autor, se estas tem base na realidade o...

23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4903 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

15 Earthquakes in Haiti: what do you know about that? – desenvolvendo as estratégias de leitura em Língua Inglesa!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a prática da leitura de textos, enfatizando-se a importância do conhecimento de mundo (ideias prévias construídas pelo indivíduo sobre as relações com os outros, sobre o mundo natural e construído pelo homem e sobre como se usam e manipu...

28/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5818 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 19350 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.