Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O uso da pontuação

 

25/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual, além de ressaltar especificidades semânticas e pragmáticas. São recursos típicos da língua escrita porque esta não dispõe do ritmo e da melodia da língua falada. O ensino da pontuação, nos anos iniciais, tem se apresentado como uma tarefa difícil. Muitos professores parecem ainda apegados a um estilo oral de pontuar e, portanto não percebem a pontuação enquanto recurso sintático na construção da textualidade. As aulas de número 1 a 3 trabalham o conhecimento e a compreensão da função dos sinais de pontuação. A aula 4 está direcionada a elaboração de frases com o uso adequado da pontuação. As aulas 5 e 6 trabalham com leitura fluente de pequenos textos em que o aluno deverá usar a entonação adequada. A aula 7 busca o reconhecimento do uso do parágrafo, por meio da prática de leitura e escrita. As aulas de 8 a 10 buscam desenvolver no aluno uma prática de revisor de seu próprio texto, refletindo sobre a importância da utilização da pontuação, no que se refere ao sentido do mesmo. A aula 11 desenvolve a interpretação de textos, observando a importância da pontuação para a sua compreensão. A aula 12 trabalha o uso dos sinais de pontuação nos diálogos. As aulas de 13 a 15 desenvolvem um trabalho de leitura, interpretação e produção de textos, observando a utilização adequada dos sinais de pontuação.

Autoria

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

pontuação, marcações gráficas, recursos gráficos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Lista de Aulas da Coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Sinais de Pontuação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar e nomear os sinais de pontuação.  - Relacionar a pontuação à entonação da leitura.  - Utilizar a pontuação na escrita de textos.

08/07/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 15158 acessos

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 A função da pontuação para a compreensão do texto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver  a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão.  

06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 29620 acessos

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Aprendendo com o Menino Maluquinho - parte 2

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Produzir texto descritivo a partir de um tema trabalhado. -Organizar o pensamento utilizando o texto oral e escrito. -Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização. -Utilizar a pontuação em situação de escrita.

14/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12201 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Esticando histórias- Ampliação de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Trabalhar coletivamente, ouvindo e respeitando outras opiniões. Usar adequadamente os sinais de pontuação. Ampliar um texto de base não real, dando novos elementos à sua estrutura.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1603 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá: aplicar adequadamente o ponto de interrogação e o ponto final;  sistematizar conteúdos trabalhados;  exercitar a criatividade, a complementaridade grupal, a fluência verbal, a coerência e a lógica de ideias;  desenvolver a habilidade de pontuar textos.

18/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10527 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Ler e escrever com coerência: elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases.

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7603 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Linguagem oral: leitura, contação e produção escrita de piadas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler com ênfase uma piada; interpretar um texto; representar pequenos textos; observar e usar corretamente a pontuação; reproduzir textos curtos, surpreendentes, humorísticos.

19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2261 acessos

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 No livro de Ali Babá – Sinais de pontuação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os seguintes sinais de pontuação: ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, dois pontos e travessão Compreender quando utilizá-los Usar cotidianamente estes sinais de pontuação em suas produções

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2391 acessos

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 PONTUAÇÃO DIVERTIDA: FESTIVAL DE PIADINHAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;   Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;   Compreender a importância de uma  atitude de colaborativa;   Ler e ouvir os textos;

25/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17613 acessos

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

10 Paragrafação: muito prazer

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter...

07/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19542 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Pontuação: identificação dos sinais e o seu uso na escrita de textos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:    Compreenda a função dos sinais de pontuação. Aprenda a usar os sinais de pontuação.

25/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27035 acessos

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS, INTERROGATIVAS E EXCLAMATIVAS.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Utilizar os sinais de pontuação (ponto final, exclamação, interrogação e vírgula) no texto selecionado; Perceber as funções dos sinais de pontuação; Refletir sobre a importância dos si...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22542 acessos

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 Trabalhando a pontuação por meio da análise de tiras em quadrinhos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance na compreensão da função da pontuação em nosso sistema de escrita; Avance na aprendizagem da leitura fluente de textos; Compreenda a forma de organização do gênero textual: “tiras em quadrinhos”

15/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36876 acessos

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 Trabalhando a vírgula no gênero “carta”

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Usar corretamente a vírgula; • escrever uma carta usando a vírgula corretamente; • identificar a ausência de vírgulas e usá-las adequadamente.

17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 2921 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

15 UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Utilizar a pontuação em situações de diálogos; Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente; Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos; Completar o sentido de fragmentos de textos; Produzir textos utilizando a pontuação adequada; Ler com compreensão; Amp...

07/10/2010 Quatro estrelas 23 comentário(s) 50529 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 5969 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.