25/05/2011
Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual, além de ressaltar especificidades semânticas e pragmáticas. São recursos típicos da língua escrita porque esta não dispõe do ritmo e da melodia da língua falada. O ensino da pontuação, nos anos iniciais, tem se apresentado como uma tarefa difícil. Muitos professores parecem ainda apegados a um estilo oral de pontuar e, portanto não percebem a pontuação enquanto recurso sintático na construção da textualidade. As aulas de número 1 a 3 trabalham o conhecimento e a compreensão da função dos sinais de pontuação. A aula 4 está direcionada a elaboração de frases com o uso adequado da pontuação. As aulas 5 e 6 trabalham com leitura fluente de pequenos textos em que o aluno deverá usar a entonação adequada. A aula 7 busca o reconhecimento do uso do parágrafo, por meio da prática de leitura e escrita. As aulas de 8 a 10 buscam desenvolver no aluno uma prática de revisor de seu próprio texto, refletindo sobre a importância da utilização da pontuação, no que se refere ao sentido do mesmo. A aula 11 desenvolve a interpretação de textos, observando a importância da pontuação para a sua compreensão. A aula 12 trabalha o uso dos sinais de pontuação nos diálogos. As aulas de 13 a 15 desenvolvem um trabalho de leitura, interpretação e produção de textos, observando a utilização adequada dos sinais de pontuação.
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
pontuação, marcações gráficas, recursos gráficos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Sinais de Pontuação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar e nomear os sinais de pontuação. - Relacionar a pontuação à entonação da leitura. - Utilizar a pontuação na escrita de textos. 08/07/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 31062 visita(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
A função da pontuação para a compreensão do texto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão. 06/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 48902 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Aprendendo com o Menino Maluquinho - parte 2
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Produzir texto descritivo a partir de um tema trabalhado. -Organizar o pensamento utilizando o texto oral e escrito. -Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização. -Utilizar a pontuação em situação de escrita. 14/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 23328 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Esticando histórias- Ampliação de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Trabalhar coletivamente, ouvindo e respeitando outras opiniões. Usar adequadamente os sinais de pontuação. Ampliar um texto de base não real, dando novos elementos à sua estrutura. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6111 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá: aplicar adequadamente o ponto de interrogação e o ponto final; sistematizar conteúdos trabalhados; exercitar a criatividade, a complementaridade grupal, a fluência verbal, a coerência e a lógica de ideias; desenvolver a habilidade de pontuar textos. 18/06/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 28144 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Ler e escrever com coerência: elaboração de frases
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17989 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Linguagem oral: leitura, contação e produção escrita de piadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler com ênfase uma piada; interpretar um texto; representar pequenos textos; observar e usar corretamente a pontuação; reproduzir textos curtos, surpreendentes, humorísticos. 19/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5328 visita(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
No livro de Ali Babá – Sinais de pontuação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os seguintes sinais de pontuação: ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, dois pontos e travessão Compreender quando utilizá-los Usar cotidianamente estes sinais de pontuação em suas produções 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5276 visita(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
PONTUAÇÃO DIVERTIDA: FESTIVAL DE PIADINHAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros; Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor; Compreender a importância de uma atitude de colaborativa; Ler e ouvir os textos; 25/01/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 33695 visita(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
10 |
Paragrafação: muito prazer
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter... 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 82971 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Pontuação: identificação dos sinais e o seu uso na escrita de textos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda a função dos sinais de pontuação. Aprenda a usar os sinais de pontuação. 25/11/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 78072 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS, INTERROGATIVAS E EXCLAMATIVAS.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Utilizar os sinais de pontuação (ponto final, exclamação, interrogação e vírgula) no texto selecionado; Perceber as funções dos sinais de pontuação; Refletir sobre a importância dos si... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 54072 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
Trabalhando a pontuação por meio da análise de tiras em quadrinhos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance na compreensão da função da pontuação em nosso sistema de escrita; Avance na aprendizagem da leitura fluente de textos; Compreenda a forma de organização do gênero textual: “tiras em quadrinhos” 15/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 68759 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
Trabalhando a vírgula no gênero “carta”
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Usar corretamente a vírgula; • escrever uma carta usando a vírgula corretamente; • identificar a ausência de vírgulas e usá-las adequadamente. 17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 6482 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
15 |
UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Utilizar a pontuação em situações de diálogos; Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente; Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos; Completar o sentido de fragmentos de textos; Produzir textos utilizando a pontuação adequada; Ler com compreensão; Amp... 07/10/2010 Quatro estrelas 23 comentario(s) 98225 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 10614 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!