Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Gênero textual: poema

 

25/05/2011

Ficha Técnica
Descripción

O objetivo desta coleção é fazer um estudo sobre as características do gênero poema. As aulas foram selecionadas de maneira a promover um conhecimento amplo em relação ao gênero, desde as suas características relacionadas à forma até a poesia de cordel e os hai-kais. Para isso, as aulas apresentam variados poemas de diferentes autores e trazem atividades que possibilitam o aluno reconhecer, analisar e declamar poemas. Além disso, a coleção privilegia as aulas com recursos didáticos variados como vídeos e Internet.

Autoría

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

poema, gênero textual, conotação, cordel, hai-kais

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Lista de clases de la colección (12 clases)
# Clase Autoría
1 Poemas e Poesia: introduzindo o tema

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

O aluno poderá entender melhor a diferença entre poema e poesia, sistematizar conceitos sobre poema e conceitos como metalinguagem, sentido literal e sentido figurado, e algumas figuras de linguagem: aqui serão tratadas a metáfora e personificação.

13/05/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 82838 visita(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 Poema

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env...

05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentario(s) 95265 visita(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 Poesia: um gênero que encanta

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias.

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27902 visita(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 Linguagem denotativa e conotativa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Diferenciar sentido conotativo e denotativo; reconhecer a denotação e a conotação em textos; reconhecer o papel do sentido conotativo nas peças publicitárias.

14/01/2011 Quatro estrelas 15 comentario(s) 128857 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 O QUE É, REALMENTE, UM POEMA?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos aprenderão que o poema é um texto concreto, escrito em versos. Perceberão que nem todo poema tem rima ou fala de amor, além de perceberem que a poesia transcede o poema. A sequência permite, ainda, que os alunos percebam que cada poema tem um tom que determina o modo...

25/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12933 visita(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Sobre recursos da linguagem poética

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer diferentes recursos típicos da linguagem poética – rima, ritmo repetições, enumerações, disposições dos versos e figuras de  linguagem – presentes em poemas e letras de músicas; aprimorar as habilidades orais,  a educação dos sentidos e a percepção crítica de produção...

18/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 34329 visita(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 OS RECURSOS SONOROS DO POEMA

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos aprenderão com essa sequência que  o poema pode prescindir do sentido, valorizando apenas o arranjo dos elementos sonoros.  As  oficinas propostas farão com que os alunos percebam a força sonora de poemas como “Os sapos”, “Berimbau” , “trem de ferro” dentre outros. A...

02/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16555 visita(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 Lendo poemas na escola: a arte de interpretar

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Espera-se com as aulas que aqui serão propostas: 1) Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo mágico dos poemas; 2) Ampliar o repertório linguístico através da leitura e da análise dos poemas;...

17/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 13751 visita(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 Poemas Concretos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 -Comparar um poema concreto original com a sua adaptação para poesia digital.  -Reconhecer quais os recursos que foram incluídos na adaptação para a forma digital. -Tentar conceituar a poesia digital.

21/02/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 100883 visita(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Haicai: expressão em três versos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Interpretar diferentes tipos de haicais; reconhecer a estrutura desse tipo de poema; discutir aspectos de temáticas haicais; produzir um haicai.

27/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 27995 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Produzindo Hai-Kais

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ampliar repertório de Hai-Kais. Analisar configuração estrutural e temática dos Hai-Kais. Captar imagens para produção de Hai-Kais. Criar Hai-Kais.

27/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5867 visita(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Sobre literatura de cordel

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer as características e origem da   literatura de cordel; reconhecer palavras próprias de uma variedade linguística regional; reconhecer as especificidades do texto poético; identificar versos estrofes e refrão; observar a regularidade métrica que confere ritmo a um te...

14/06/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 25264 visita(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones - 48436 visita(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • professor roberto, ESCOLA ESTADUAL HILDETE LOMANTO , Bahia - dijo:
    popnewsrevista@hotmail.com

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    gostei demaaaiiiisss


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.