27/05/2011
Esta coleção tem como objetivo possibilitar ao aluno o conhecimento de diversos gêneros digitais. Para isso, as aulas estão organizadas em uma sequência didática que permite aos alunos se informarem a respeito do surgimento da Internet; conhecerem as características do e-mail, blog e chat. Além disso, as aulas proporcionam momentos de reflexão e debate a respeito das diferenças entre os gêneros escritos e os digitais. A coleção também apresenta aulas que tratam das redes sociais e gêneros não tão familiares aos alunos, como o podcast e a rádio-blog.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
gêneros digitais, e-mail, redes sociais, blog
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Você conhece a história da Internet?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Conhecer a história do surgimento da Internet; Aprender sobre o surgimento da Internet no Brasil; Conhecer fatos que marcaram a história da Internet no Brasil e no mundo; Compreender como a Internet funciona e quais os recursos tecnológicos necessários para o seu funcionamento... 17/12/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 11751 acesso(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
2 |
“Um pouco de história: surgimento da Internet e do e-mail” e primeiras experiências.
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Profissional | Informação e Comunicação Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer a história da criação do e-mail e Internet; usar corretamente sites de busca e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto para pesquisa; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; criar uma conta de e-mail; acessar a conta de e-mail; apr... 16/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12817 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Sobre o gênero discursivo – e-mail
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer o e-mail como gênero discursivo que tem como suporte a página da Internet; reconhecer as características e origem do e-mail; produzir uma mensagem para ser transmitida por e-mail. 19/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 26847 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
“Debate e opinião: o internetês e a escrita formal nos e-mails”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa reconhecer as diferenças de formalidade e informalidade (internetês) na escrita dos e-mails; interagir em grupos; pesquisar na comunidade escolar sobre o uso do internetês; expor-se oralmente de maneira adequada. 30/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11847 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
O gênero textual “chat” e a linguagem informal
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Conhecer o gênero textual “chat” e compreender o uso da linguagem informal nessa stuação comunicativa. 25/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15109 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Blog: um gênero digital
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer o gênero blog: constituição e funcionamento; Selecionar blogs na internet; descobrir facilidades oferecidas pelo blog tanto ao usuário (proponente do blog) quanto ao leitor. 21/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38366 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Criando um blog
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Criar um blog; fazer postagens, mantendo o blog atualizado. 24/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14600 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Radio Blog
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Compreender o gênero: constituição e funcionamento. Pesquisar e descobrir rádio blogs na internet. Avaliar rádio blogs. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7018 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Podcast: uma ferramenta a serviço da informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast. Fazer um levantamento sobre autores literários, vida e obras. Escrever um roteiro para apresentação de um programa de autores literários. Providenciar circulação social para o programa feito. 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13106 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
“As redes sociais: por dentro do twitter”
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Buscar informações a respeito do fenômeno das redes sociais na Internet; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; conhecer o funcionamento da rede social twitter; reconhecer as características da dinamicidade de efeito global proporcionada pela rede social ... 28/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15133 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Informação em 140 caracteres: quem consegue?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa usar o nº de caracteres apresentado na rede para o twitter (não podem ultrapassar 140 caracteres); produzir textos no twitter. 10/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3301 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 13784 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!