Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Gêneros textuais da Internet

 

27/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo possibilitar ao aluno o conhecimento de diversos gêneros digitais. Para isso, as aulas estão organizadas em uma sequência didática que permite aos alunos se informarem a respeito do surgimento da Internet; conhecerem as características do e-mail, blog e chat. Além disso, as aulas proporcionam momentos de reflexão e debate a respeito das diferenças entre os gêneros escritos e os digitais. A coleção também apresenta aulas que tratam das redes sociais e gêneros não tão familiares aos alunos, como o podcast e a rádio-blog.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

gêneros digitais, e-mail, redes sociais, blog

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de aulas da coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 Você conhece a história da Internet?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer a história do surgimento da Internet; Aprender sobre o surgimento da Internet no Brasil; Conhecer fatos que marcaram a história da Internet no Brasil e no mundo; Compreender como a Internet funciona e quais os recursos tecnológicos necessários para o seu funcionamento...

17/12/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 11751 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

2 “Um pouco de história: surgimento da Internet e do e-mail” e primeiras experiências.

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Profissional | Informação e Comunicação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer a história da criação do e-mail e Internet; usar corretamente sites de busca e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto para pesquisa; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; criar uma conta de e-mail; acessar a conta de e-mail; apr...

16/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12817 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Sobre o gênero discursivo – e-mail

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer o  e-mail como gênero discursivo que tem como suporte a página da Internet; reconhecer as características e origem do e-mail;    produzir uma  mensagem para ser transmitida por e-mail.

19/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 26847 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 “Debate e opinião: o internetês e a escrita formal nos e-mails”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

reconhecer as diferenças de formalidade e informalidade (internetês) na escrita dos e-mails; interagir em grupos; pesquisar na comunidade escolar sobre o uso do internetês; expor-se oralmente de maneira adequada.

30/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11847 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 O gênero textual “chat” e a linguagem informal

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Conhecer o gênero textual “chat” e compreender o uso da linguagem informal nessa stuação comunicativa.

25/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15109 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Blog: um gênero digital

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer o gênero blog: constituição e funcionamento; Selecionar blogs na internet; descobrir facilidades oferecidas pelo blog tanto ao usuário (proponente do blog) quanto ao leitor.  

21/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38366 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Criando um blog

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Criar um blog; fazer postagens, mantendo o blog atualizado.

24/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14600 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Radio Blog

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Compreender o gênero: constituição e funcionamento. Pesquisar e descobrir rádio blogs na internet. Avaliar rádio blogs.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7018 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 Podcast: uma ferramenta a serviço da informação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast. Fazer um levantamento sobre autores literários, vida e obras. Escrever um roteiro para apresentação de um programa de autores literários. Providenciar circulação social para o programa feito.

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13106 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 “As redes sociais: por dentro do twitter”

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Buscar informações a respeito do fenômeno das redes sociais na Internet; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; conhecer o funcionamento da rede social twitter; reconhecer as características da dinamicidade de efeito global proporcionada pela rede social ...

28/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15133 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Informação em 140 caracteres: quem consegue?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

usar o nº de caracteres apresentado na rede para o twitter (não podem ultrapassar 140 caracteres); produzir textos no twitter.

10/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3301 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 13784 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.