Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O desenvolvimento humano: aspectos biológicos, culturais e sociais

 

17/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção tem como objetivo organizar aulas do tema ser humano e saúde. As aulas de número 1 a 8 tratam da funcionalidade do corpo humano; as aulas de número 9 e 12 tratam de doenças que atingem os homens em sua relação com a natureza; as aulas de número 13 a 15 estão voltadas para a questão da higiene corpora e ambiental para preservação da saúde; as aulas de número 16 a 18 organizam situações de aprendizagem de questões alimentares e equilíbrio do corpo humano e a aula de número 19 trata da discussão da vacinação na infância.

Autoria

Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

saúde, ser humano, funcionamento, equilíbrio

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Lista de Aulas da Coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 Língua: Órgão Responsável Pelo Sentido Do Paladar

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Investigar anatômicamente a língua, 2) Vivenciar como percebemos o sabor dos alimentos, 3) Avaliar e discutir as implicações no corpo do homem decorrentes de lesões, doenças neste órgão, formas de higiene e de prevenção, 4) Relacionar salivação, digestão no corpo humano, 5)...

21/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 21755 acessos

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

2 Dentes: Bens Preciosos Para a Mastigação de Alimentos

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Estudar a arcada dentária. 2) Identificar e reconhecer a importância dos dentes na mastigação. 3) Reconhecer a importância de uma higienização adequada dos dentes. 4) Promover debates sobre este tema em relação a população brasileira e possíveis formas de conscientização.

13/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14481 acessos

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

3 A importância do pâncreas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§  Identificar a localização do pâncreas em nosso corpo. §  Explicar as principais funções do pâncreas ligadas à digestão. §  Relacionar este órgão à produção de insulina. §  Identificar os problemas que a falta ou excesso da insulina podem causar em nosso corpo. §  Conhecer u...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7210 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 Esqueleto humano

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Observar o corpo e perceber que o mesmo é  formado por diversas  partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14423 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 Para que servem os músculos?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

22/11/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 17341 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 CORAÇÃO: FUNÇÃO NO CORPO HUMANO, SAÚDE E DOENÇAS

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Investigar como funciona o coração no corpo humano, 2) Investigar porque ele trabalha independente da nossa vontade, 3) Relacionar frequência cardíaca e prováveis doenças

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3519 acessos

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

7 Quais as funções de nosso fígado?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as funções de nosso fígado.           Reconhecer a importância desse órgão para o funcionamento integrado do corpo. Reconhecer doenças relacionadas ao fígado.           Relacionar a bile com a degradação de gorduras pelo nosso corpo.           Desenvolver a leitura...

17/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4108 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Sistema nervoso

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender como o sistema nervoso funciona; conhecer a função do sistema nervoso; identificar as características do sistema nervoso; identificar por meio da interpretação de imagens  a organização do sistema nervoso.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8494 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Corpo doente x corpo sadio.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças; Entender que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; Reconhecer o estado de saúde vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais.  

12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 2945 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 Doenças adquiridas no contato com animais domésticos.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Listar as doenças adquiridas em contato com os animais; Descobrir o modo de evitar doenças transmitidas por animais domésticos; Identificar as características das doenças estudadas.

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7413 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Relações entre ser humano, ambiente e saúde.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10186 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 História em quadrinhos e Produção textual: a dengue em foco

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a dengue, através de uma história em quadrinhos. Produzir um texto narrativo, com desenvoltura, a partir dos quadrinhos trabalhados. Demonstrar a capacidade de imaginar e de criar, através da confecção de um desenho, sobre a história trabalhada.

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23950 acessos

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

13 A tecnologia para melhoria da higiene ambiental: preservação da saúde humana.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Discutir sobre o saneamento básico para compreender a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde; Apropriar-se das novas técnicas de reciclagem e destino do lixo para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas; Investigar no seu entorno o d...

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6573 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 CUIDANDO DO NOSSO CORPO

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  Construir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação à higiene corporal e ambiental.

25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5837 acessos

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 Higiene ambiental e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável; Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental. Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde col...

21/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 26865 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

16 O alimento necessário e muito mais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; identificar as diferenças entre comer e alimentar; nomear a qualidade e a utilidade dos diferentes tipos de alimentos; compreender a importância da alimentação em todas as fases da vida.  

01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11579 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 Por que não podemos comer só chocolate: valor nutricional dos alimentos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar os alimentos mais consumidos pela turma e relacioná-los ao seu valor nutritivo; Identificar os alimentos de época e comparar seus valores nutricionais com seus preços;  Conceituar desnutrição e obesidade; Identificar causas, consequências e prevenção da desnutrição...

21/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10623 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

18 Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex...

30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 43180 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 Medo de injeção? O que importa é a vacinação

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Nessa aula, o aluno vai aprender sobre imunização, o que são vacinas e a importância da vacinação

26/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1387 acessos

Deborah Santos Prado

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3151 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.