17/06/2011
A coleção tem como objetivo organizar aulas do tema ser humano e saúde. As aulas de número 1 a 8 tratam da funcionalidade do corpo humano; as aulas de número 9 e 12 tratam de doenças que atingem os homens em sua relação com a natureza; as aulas de número 13 a 15 estão voltadas para a questão da higiene corpora e ambiental para preservação da saúde; as aulas de número 16 a 18 organizam situações de aprendizagem de questões alimentares e equilíbrio do corpo humano e a aula de número 19 trata da discussão da vacinação na infância.
Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
saúde, ser humano, funcionamento, equilíbrio
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Língua: Órgão Responsável Pelo Sentido Do Paladar
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Investigar anatômicamente a língua, 2) Vivenciar como percebemos o sabor dos alimentos, 3) Avaliar e discutir as implicações no corpo do homem decorrentes de lesões, doenças neste órgão, formas de higiene e de prevenção, 4) Relacionar salivação, digestão no corpo humano, 5)... 21/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 34518 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
2 |
Dentes: Bens Preciosos Para a Mastigação de Alimentos
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Estudar a arcada dentária. 2) Identificar e reconhecer a importância dos dentes na mastigação. 3) Reconhecer a importância de uma higienização adequada dos dentes. 4) Promover debates sobre este tema em relação a população brasileira e possíveis formas de conscientização. 13/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 45839 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
3 |
A importância do pâncreas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar a localização do pâncreas em nosso corpo. § Explicar as principais funções do pâncreas ligadas à digestão. § Relacionar este órgão à produção de insulina. § Identificar os problemas que a falta ou excesso da insulina podem causar em nosso corpo. § Conhecer u... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19441 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Esqueleto humano
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Observar o corpo e perceber que o mesmo é formado por diversas partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 47146 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Para que servem os músculos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação. 22/11/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 34208 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
CORAÇÃO: FUNÇÃO NO CORPO HUMANO, SAÚDE E DOENÇAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Investigar como funciona o coração no corpo humano, 2) Investigar porque ele trabalha independente da nossa vontade, 3) Relacionar frequência cardíaca e prováveis doenças 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9850 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
7 |
Quais as funções de nosso fígado?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as funções de nosso fígado. Reconhecer a importância desse órgão para o funcionamento integrado do corpo. Reconhecer doenças relacionadas ao fígado. Relacionar a bile com a degradação de gorduras pelo nosso corpo. Desenvolver a leitura... 17/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12856 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Sistema nervoso
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender como o sistema nervoso funciona; conhecer a função do sistema nervoso; identificar as características do sistema nervoso; identificar por meio da interpretação de imagens a organização do sistema nervoso. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17842 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Corpo doente x corpo sadio.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças; Entender que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; Reconhecer o estado de saúde vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais. 12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 6290 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
Doenças adquiridas no contato com animais domésticos.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Listar as doenças adquiridas em contato com os animais; Descobrir o modo de evitar doenças transmitidas por animais domésticos; Identificar as características das doenças estudadas. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18028 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Relações entre ser humano, ambiente e saúde.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20476 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
História em quadrinhos e Produção textual: a dengue em foco
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a dengue, através de uma história em quadrinhos. Produzir um texto narrativo, com desenvoltura, a partir dos quadrinhos trabalhados. Demonstrar a capacidade de imaginar e de criar, através da confecção de um desenho, sobre a história trabalhada. 15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 62833 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
13 |
A tecnologia para melhoria da higiene ambiental: preservação da saúde humana.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Discutir sobre o saneamento básico para compreender a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde; Apropriar-se das novas técnicas de reciclagem e destino do lixo para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas; Investigar no seu entorno o d... 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16733 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
CUIDANDO DO NOSSO CORPO
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação à higiene corporal e ambiental. 25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14786 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
Higiene ambiental e saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável; Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental. Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde col... 21/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 65528 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
O alimento necessário e muito mais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; identificar as diferenças entre comer e alimentar; nomear a qualidade e a utilidade dos diferentes tipos de alimentos; compreender a importância da alimentação em todas as fases da vida. 01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 40831 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
Por que não podemos comer só chocolate: valor nutricional dos alimentos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar os alimentos mais consumidos pela turma e relacioná-los ao seu valor nutritivo; Identificar os alimentos de época e comparar seus valores nutricionais com seus preços; Conceituar desnutrição e obesidade; Identificar causas, consequências e prevenção da desnutrição... 21/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24151 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
18 |
Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex... 30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 84017 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
Medo de injeção? O que importa é a vacinação
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Nessa aula, o aluno vai aprender sobre imunização, o que são vacinas e a importância da vacinação 26/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5028 acesso(s) |
Deborah Santos Prado Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
Sem estrelas 0 classificações - 8727 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!