24/06/2011
Coleção composta de 12 aulas abordando assuntos relacionados ao sistema genital e reprodutivo masculino e feminino, sexualidade e saúde, gêneros e relações interpessoais, e fases da vida. São temas abordados nas aulas: diferenças entre meninos e meninas por meio da observação e comparação do corpo dos colegas; fases da vida –reconhecer que o ser humano tem um ciclo vital; identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante esse ciclo, valorizar a interação e cooperação no convívio com pessoas de diferentes idades; os sistemas genitais e reprodutivos masculino e feminino - identificar os órgãos que compõem estes sistemas e suas funções, usar a terminologia científica relacionada aos órgãos dos sistemas estudados, estabelecer relações entre ovulação, período fértil, menstruação e gravidez, contracepção, entre outros; a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos e identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê humano; as mudanças ocorridas na puberdade sobre diferentes olhares e o sistema endócrino; os sentimentos envolvidos nas relações interpessoais, o respeito ao desejo do outro e a responsabilidade nas relações; as relações interpessoais e as questões de gênero construídas através das muitas instituições socioculturais que compõem uma dada sociedade, a definição e reestruturação de status e papéis sociais, entre outros; as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e a flexibilidade dos papéis socialmente ocupados pelos gêneros ao longo da história; doenças sexualmente transmissíveis, formas de contato que propiciam contágio, analise de gráficos sobre a incidência de casos de AIDS no Brasil e no Mundo; entre outros. Dentre as atividades propostas encontram-se vídeos, construção de tabelas e gráficos, exibição de vídeos, atividades praticas e leitura e interpretação de textos informativos.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
sistemas reprodutores, sexualidade e saúde, gêneros e educação sexual
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. 29/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13179 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Fases da vida
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer que o ser humano, como todo ser vivo, tem um ciclo vital; Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas); Relacionar as mudanças que ocorrem com o ser humano à cultura em que se insere. Valorizar a inter... 25/08/2010 Quatro estrelas 34 comentário(s) 259507 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 86831 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion... 25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 84029 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Como nascem os bebês
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê. 12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8822 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
A VIDA TEM SEGREDOS... VOU TE CONTAR UM SEGREDO: o nascimento do bebê humano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Compreender como acontece o nascimento do bebê humano. Socializar os conhecimentos construídos sobre a sexualidade infantil. 19/08/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 4695 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Entendendo a puberdade
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina; Relacionar a produção de hormônios à chegada da puberdade; Representar em desenho as mudanças no corpo de meninos e meninas na puberdade; Enumerar os cuidados higiênicos necessários com o corpo na ado... 25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 71458 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sis... 14/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33149 acesso(s) |
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos INST DE TECNOLOGIA ORT RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
9 |
Os sentimentos e as relações entre as pessoas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Ensino Fundamental Inicial | Ética Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à... 25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14619 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Por trás das palavras: o que os ditos populares revelam?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Analisar a linguagem, aprendida de uma geração a outra, que revela desigualdades nas relações de gênero Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos e revisar seus textos Trabalhar em grupos produtivamente 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7327 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
11 |
Gata borralheira x Super homem: dá para conciliar?
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Os alunos poderão compreender as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e que os papéis socialmente ocupados pelos gêneros são flexíveis e mudam ao longo da história. 23/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10016 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
12 |
Doenças sexualmente transmissíveis
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar sobre as doenças sexualmente transmissíveis: formas de contágio e prevenção; Comparar formas de contato que propiciam contágio com as que não envolvem riscos; Relacionar procedimentos necessários em situações que envolvam contato sanguíneo; Elaborar folheto contendo ... 25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 48121 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 3817 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!