Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Pronomes sujeito (pessoais), pronomes objeto, pronomes interrogativos e adjetivos possessivos

 

10/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

As aulas desta coleção possuem como objetivo promover o reconhecimento da forma e do uso dos pronomes em Língua Inglesa. A aula 1 apresenta os pronomes sujeito (pessoais), como por exemplo "I" (eu) a partir de atividades com música para percepção do acréscimo da terminação "-s" aos verbos na terceira pessoa do singular (he, she, it) no tempo "presente simples", seguida de atividades relacionadas ao uso de tais pronomes de maneira geral e do referido tempo verbal. Na aula 2 os alunos farão descrições de pessoas, usando, para tanto, vocabulário referente a partes do corpo e os adjetivos possessivos, tais como "my" e "his" (meu e dele). A aula 3 introduz o uso dos pronomes objeto, por exemplo, "me" (mim) como complemento dos verbos, tendo por base o uso dos verbos "say" e "tell" (contar e dizer). Na aula 4, a qual tem como tema os meios de transporte, inicia-se o trabalho com os pronomes interrogativos - o aluno aprenderá sobre o uso do pronome interrogativo "how (como)". Em seguida na aula 5 o aluno ampliará seus conhecimentos sobre os interrogativos ao identificar o uso da expressão "how often (com que frequência)" para perguntar sobre atividades rotineiras. A aula 6 apresenta o pronome interrogativo "where (onde)" para formular questões sobre localização e direções. Na aula 7 o aluno também poderá usar o pronome "where (onde)" para perguntar sobre diferentes nacionalidades e países. A aula 8 propõe o trabalho com o tema "videogames" para que os alunos possam reconhecer e utilizar os seguintes pronomes interrogativos: what, when, how much e which (que/qual, quando, quanto e qual). A aula 9 contém atividades sobre os vários pronomes interrogativos e seus derivados - what, which, who, whom, whose, when, where, why, how, how often, how much, how many, what time (o que, qual, quem, a quem, cujo, quando, onde, por que, como, com que frequência, quanto, quantos, a que horas) - para que o aluno possa formular perguntas e respostas sobre as diversas formas de governo no mundo. Finalizando, a aula 10 propõe que os alunos realizem entrevistas entre si em Inglês, usando os pronomes interrogativos de modo geral para formular questões sobre o tema "uso do dinheiro".

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

pronomes, inglês, língua estrangeira, língua inglesa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 “She loves you” – a terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples em Inglês, contextualizada pela música “She loves you” dos Beatles e por pesquisas na Internet sobre costumes da época em que a música...

30/04/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14515 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 Partes do Corpo

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Vocabulário referente a Parts of the body, Colors e Possessives

07/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13276 acesso(s)

Adriana Gouvêa Dutra Teixeira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Línguas

3 Os verbos Say e Tell

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos verbos say e tell. Poderá aprender também a distinguir entre os componentes sintáticos que acompanhas estes verbos.

06/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10093 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

4 Means of Transportation

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Falar dos meios de transporte e fazer perguntas como o advérbio HOW.

30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19622 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

5 Are you pollitically correct? – Como você se relaciona com os seus colegas?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater quanto à necessidade do respeito e educação nas relações interpessoais nas mais diferentes situações, como, por exemplo, na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno    Reconhecer a forma e utilizar os adjetivos em Inglês para produzir textos simples    Reconhec...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5247 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

6 In the house

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Vocabulário das partes da casa. Diferentes formas de habitação segundo as diferentes culturas.

07/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26634 acesso(s)

Adriana Gouvêa Dutra Teixeira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Línguas

7 How often do you do this?

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno trabalhará vocabulário relacionado a atividades rotineiras (ir a escola, tomar banho, etc), uso dos advérbios de freqüência e da WH-word How often..?.

16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12769 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

8 Where are you from? trabalhando nacionalidades e países.

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais (a produção oral e a compreensão oral serão feitas em inglês) usando o tema nacionalidades bem como o uso da WH- question “Where” para perguntas que falam sobre origem, procedência.

10/10/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 32596 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

9 Giving Directions - Você já ficou perdido?

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais referentes à WH-question ’WHERE’, bem como a noção de distância trazida pelos adjetivos NEAR e FAR. Além disso, estará apto a fazer perguntas e dar respostas para situações onde precisará das direções para ir a um determinado lugar.

16/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14056 acesso(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

10 What is your favorite game? - Conversando sobre videogames e usando as question words em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Reconhecer e utilizar as question words (when, why, how, what, where, who, whose) em textos simples Produzir e interpretar textos orais e escritos – Desenvolver a comunicação oral e escrita em Inglês

17/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11749 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

11 Elections around the world – todos os países têm presidente?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Apresentar e explicar as diferentes formas de organização política dos países    Reconhecer a forma e utilizar os pronomes interrogativos: what, which, who, whom, whose, when,  where, why, how, how often, how much, how many, what time

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7428 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

12 Money, Money, Money! – Como você usa o seu dinheiro?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas” para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita em Inglês    Criar e utilizar questões simples em inglês nas suas diferentes formas    Reconhecer a forma e utilizar os tempos...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7353 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7536 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.