19/08/2011
A exploração da América portuguesa, conquistada a partir da chegada de Pedro Álvares Cabral, durou cerca de três séculos e deixou marcas profundas na história do nosso país. Fazendo um recorte temporal entre os séculos XVI e XVII, ao final desta coleção os alunos serão capazes de compreender alguns conceitos como: colonização, economia açucareira, sociedade do açúcar, escravidão, trocas culturais, participação dos indígenas, portugueses, africanos e afrodescendentes na formação de nossa sociedade, valorização das diferenças, entre outros. Sendo assim, nas aulas de número 1 ao número 5 analisa-se a estrutura político e administrativa montada pela Coroa portuguesa no Brasil, visando obter lucros com a colonização. Destaca-se nas aulas de número 6 ao número 9 a relação dos portugueses com os indígenas e as marcas deste encontro em nossa sociedade. Nas aulas de número 10 ao número 15 enfatiza-se o uso da mão de obra africana no Brasil que vivia sob o domínio dos senhores de engenho e ainda, nas aulas de número 16 ao número 21apresenta-se algumas influências da cultura africana no Brasil e a necessidade de se valorizar e respeitar a pluralidade cultural brasileira. Percebe-se nas aulas de número 21 ao número 23 que a atividade econômica que consolidou a colonização e inaugurou a formação da sociedade brasileira foi a produção de açúcar. Destaca-se nas aulas de número 24 e número 25 a influência europeia na arquitetura colonial. Já a aula de número 26 introduz a corrida à região de Minas Gerais, no final do século XVII, com a procura de ouro, que, no século seguinte, transforma o Brasil na principal área de extração de ouro na América.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
colonização, sociedade colonial, economia açucareira, escravidão e pluralidade cultural
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A chegada dos portugueses: a questão do descobrimento do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Nessa aula o aluno poderá compreender a conjuntura das “grandes navegações” e identificar o “choque cultural” do contato entre europeus e indígenas. Além disso, os educandos perceberão a contribuição da religião na colonização portuguesa no Brasil. 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 30549 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
2 |
Conquistadores e conquistados na América portuguesa
Ensino Fundamental Final | História Analisar e compreender a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Compreender o processo histórico que desencadeou a diminuição da população indígena no Brasil. Identificar as principais “nações indígenas brasileiras” na atual... 12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25019 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender o conceito de “colonização”. Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil. Analisar documento de época. 11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 28760 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom... 11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 72092 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
A arquitetura no descobrimento do Brasil
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer as primeiras construções do período colonial; Identificar a influência portuguesa na arquitetura brasileira; Construir uma maquete ilustrando a Vila São Vicente. 22/07/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18924 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
6 |
A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil
Educação Escolar Indígena | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas. Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid... 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42599 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
7 |
Arte Indígena e Resistência Cultural
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil. 04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53633 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
8 |
Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an... 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8612 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
9 |
O tráfico de escravos africanos e a lógica mercantilista - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender o conceito de escravidão; Descrever as condições em que os escravos eram transportados do continente africano para a América; Entender a escravidão no contexto da política mercantilista; 23/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14010 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
A escravidão no Brasil - UCA
Ensino Fundamental Final | História Descrever as condições de vida dos escravos africanos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil; Caracterizar as formas de desumanização a que os escravos eram submetidos nas senzalas; Identificar formas de luta e resistência à escravidão praticadas pelos escravos afric... 20/05/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34632 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54857 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
12 |
O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender aspectos do tráfico de escravos africanos para o continente americano, ocorrido entre os séculos XVI e XIX, a partir do poema “Navio Negreiro” de Antônio de Castro Alves. Analisar a relação existente entre texto e contexto histórico. 07/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 59190 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
13 |
Escravidão em cena
Ensino Fundamental Final | História O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades. 23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15286 acesso(s) |
Doglas Wendll Sorgatto EE HERCULES MAYMONE CAMPO GRANDE MS Filosofia |
14 |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27577 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
15 |
Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15395 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
16 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25314 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
17 |
Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira; Destacar a importância do combate a toda forma de preconceito e discriminação; Refletir sobre a necessidade de valorização das diferenças culturais. 23/05/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21471 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
18 |
África e Brasil - laços através da religiosidade
Ensino Fundamental Final | História Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país. Conhece... 19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 36014 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
19 |
Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre... 08/07/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6615 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
20 |
Miscigenação: a formação da cultura brasileira
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas 02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22305 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
21 |
Relações sociais no Brasil Colônia- UCA
Ensino Fundamental Final | História Entender as diferentes trocas culturais entre brancos e escravos na sociedade colonial brasileira; Compreender como se deu a miscigenação da população brasileira; Identificar o sincretismo religioso na cultura de origem africana. 23/05/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 11340 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
22 |
Açúcar nosso de cada dia
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Brasil colônia - uma abordagem da arte sobre a cultura da cana-de-açúcar Lentamente a economia colonial abandonou sua predominância extrativista e coletora dos primeiros tempos, para uma exploração mais racional e estável, graças à implantação dos engenhos de açúcar que se esp... 20/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10219 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
23 |
A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar a estrutura produtiva do açúcar no nordeste brasileiro, identificar o papel da mulher escrava e livre na sociedade colonial brasileira e reconhecer as permanências da sociedade patriarcal açucareira no Brasil contemporâneo. 01/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 17035 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
24 |
A arte colonial brasileira
Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer a construção da identidade artística influenciada por Portugal; as primeiras pinturas, esculturas e construções; contextualizar com o período histórico séc. XVI. 21/11/2008 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29255 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
25 |
A arquitetura barroca no Brasil
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer as características da arquitetura barroca; Conhecer a influência europeia na arquitetura barroca brasileira; Identificar prédios históricos com a arquitetura barroca; Construir uma maquete de uma cidade com arquitetura barroca. 22/07/2009 Três estrelas 5 comentário(s) 67321 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
26 |
A Dinâmica do Ouro
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno entrará em contato com temas relacionados ao ciclo do ouro no sistema colonial, em um pensar histórico sobre a importância deste metal nas regiões mineradoras, como, por exemplo, o Estado de Minas Gerais, o que provocou o desenvolvimento de vilas e cidades e a cobrança... 20/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12782 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 17713 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!