Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A América portuguesa nos séculos XVI e XVII: economia e sociedade.

 

19/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

A exploração da América portuguesa, conquistada a partir da chegada de Pedro Álvares Cabral, durou cerca de três séculos e deixou marcas profundas na história do nosso país. Fazendo um recorte temporal entre os séculos XVI e XVII, ao final desta coleção os alunos serão capazes de compreender alguns conceitos como: colonização, economia açucareira, sociedade do açúcar, escravidão, trocas culturais, participação dos indígenas, portugueses, africanos e afrodescendentes na formação de nossa sociedade, valorização das diferenças, entre outros. Sendo assim, nas aulas de número 1 ao número 5 analisa-se a estrutura político e administrativa montada pela Coroa portuguesa no Brasil, visando obter lucros com a colonização. Destaca-se nas aulas de número 6 ao número 9 a relação dos portugueses com os indígenas e as marcas deste encontro em nossa sociedade. Nas aulas de número 10 ao número 15 enfatiza-se o uso da mão de obra africana no Brasil que vivia sob o domínio dos senhores de engenho e ainda, nas aulas de número 16 ao número 21apresenta-se algumas influências da cultura africana no Brasil e a necessidade de se valorizar e respeitar a pluralidade cultural brasileira. Percebe-se nas aulas de número 21 ao número 23 que a atividade econômica que consolidou a colonização e inaugurou a formação da sociedade brasileira foi a produção de açúcar. Destaca-se nas aulas de número 24 e número 25 a influência europeia na arquitetura colonial. Já a aula de número 26 introduz a corrida à região de Minas Gerais, no final do século XVII, com a procura de ouro, que, no século seguinte, transforma o Brasil na principal área de extração de ouro na América.

Autoria

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

colonização, sociedade colonial, economia açucareira, escravidão e pluralidade cultural

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Lista de aulas da coleção (26 aulas)
# Aula Autoria
1 A chegada dos portugueses: a questão do descobrimento do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Nessa aula o aluno poderá compreender a conjuntura das “grandes navegações” e identificar o “choque cultural” do contato entre europeus e indígenas. Além disso, os educandos perceberão a contribuição da religião na colonização portuguesa no Brasil.

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 10377 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

2 Conquistadores e conquistados na América portuguesa

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e compreender a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Compreender o processo histórico que desencadeou a diminuição da população indígena no Brasil. Identificar as principais “nações indígenas brasileiras” na atual...

12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12289 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender o conceito de “colonização”.  Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil.     Analisar documento de época.

11/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9882 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom...

11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 16068 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 A arquitetura no descobrimento do Brasil

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer as primeiras construções do período colonial; Identificar a influência portuguesa na arquitetura brasileira; Construir uma maquete ilustrando a Vila São Vicente.

22/07/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12770 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

6 A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil

Educação Escolar Indígena | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas.  Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid...

12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19652 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

7 Arte Indígena e Resistência Cultural

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil.

04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21720 acesso(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

8 Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an...

21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3649 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

9 O tráfico de escravos africanos e a lógica mercantilista - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Compreender o conceito de escravidão; Descrever as condições em que os escravos eram transportados do continente africano para a América; Entender a escravidão no contexto da política mercantilista;

23/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5524 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

10 A escravidão no Brasil - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Descrever as condições de vida dos escravos africanos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil; Caracterizar as formas de desumanização a que os escravos eram submetidos nas senzalas; Identificar formas de luta e resistência à escravidão praticadas pelos escravos afric...

20/05/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15691 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

11 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22621 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

12 O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender aspectos do tráfico de escravos africanos para o continente americano, ocorrido entre os séculos XVI e XIX, a partir do poema “Navio Negreiro” de Antônio de Castro Alves. Analisar a relação existente entre texto e contexto histórico.

07/10/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 27560 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

13 Escravidão em cena

Ensino Fundamental Final | História

O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.

23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6294 acesso(s)

Doglas Wendll Sorgatto

EE HERCULES MAYMONE

CAMPO GRANDE MS

Filosofia

14 As marcas da escravidão africana no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil.

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11123 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

15 Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de...

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 6887 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

16 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10993 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

17 Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA

Ensino Fundamental Final | História

Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira; Destacar a importância do combate a toda forma de  preconceito e discriminação; Refletir sobre a necessidade de valorização das diferenças culturais.

23/05/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12958 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

18 África e Brasil - laços através da religiosidade

Ensino Fundamental Final | História

Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar  as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país.    Conhece...

19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10257 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

19 Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre...

08/07/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 3062 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

20 Miscigenação: a formação da cultura brasileira

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas

02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 8547 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

21 Relações sociais no Brasil Colônia- UCA

Ensino Fundamental Final | História

Entender as diferentes trocas culturais entre brancos e escravos na sociedade colonial brasileira;   Compreender como se deu a miscigenação da população brasileira; Identificar o sincretismo religioso na cultura de origem africana.

23/05/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 5653 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

22 Açúcar nosso de cada dia

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Brasil colônia - uma abordagem da arte sobre a cultura da cana-de-açúcar Lentamente a economia colonial abandonou sua predominância extrativista e coletora dos primeiros tempos, para uma exploração mais racional e estável, graças à implantação dos engenhos de açúcar que se esp...

20/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 4261 acesso(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

23 A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Os alunos poderão analisar a estrutura produtiva do açúcar no nordeste brasileiro, identificar o papel da mulher escrava e livre na sociedade colonial brasileira e reconhecer as permanências da sociedade patriarcal açucareira no Brasil contemporâneo.

01/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 5138 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

24 A arte colonial brasileira

Ensino Fundamental Final | Artes

Conhecer a construção da identidade artística influenciada por Portugal; as primeiras pinturas, esculturas e construções; contextualizar com o período histórico séc. XVI.

21/11/2008 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15176 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

25 A arquitetura barroca no Brasil

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer as características da arquitetura barroca; Conhecer a influência europeia na arquitetura barroca brasileira; Identificar prédios históricos com a arquitetura barroca; Construir uma maquete de uma cidade com arquitetura barroca.

22/07/2009 Três estrelas 5 comentário(s) 44432 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

26 A Dinâmica do Ouro

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno entrará em contato com temas relacionados ao ciclo do ouro no sistema colonial, em um pensar histórico sobre a importância deste metal nas regiões mineradoras, como, por exemplo, o Estado de Minas Gerais, o que provocou o desenvolvimento de vilas e cidades e a cobrança...

20/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4417 acesso(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8823 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.