29/08/2011
Esta coleção tem como principal objetivo reunir aulas referentes à temática drogas na adolescência. Inicialmente, a proposta é sensibilizar os alunos para questões que levam muitos adolescentes a agir de forma impulsiva, colocando em risco a própria vida (aula 1). As aulas 2 e 3 trabalham vários tópicos do tema drogas, como conceitos, tipos de drogas, comportamentos que sugerem vulnerabilidade em relação às drogas, efeitos e consequências do vício para a saúde física e psíquica, apoio para recuperação. Em seguida, os alunos podem discutir situações concretas envolvendo o uso de drogas na adolescência (aula 4). Nas aulas 5, 6 e 7 são abordadas, com mais profundidade, algumas das drogas lícitas de uso cada vez mais frequente entre os jovens, como o cigarro e o álcool, buscando explicitar os prejuízos provocados pela dependência. A aula 8 inclui a análise de um filme sobre o assunto e a compreensão dos danos proporcionados ao organismo pelo uso das drogas. Com base nos conhecimentos acumulados ao longo das aulas, propõe-se a realização de uma atividade interdisciplinar que sintetiza o assunto trabalhado, à medida que o apresenta por meio de uma carta aberta à comunidade (aula 9). Por fim, sugerimos que o professor conclua seu trabalho abordando com os alunos as escolhas feitas ao longo de suas vidas e os possíveis caminhos que podem trazer benefícios para si e para os que estão ao seu redor (aula 10).
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
adolescência, drogas, comportamento, prevenção, saúde
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Comportamento de Risco: discutindo o sentimento de onipotência e invencibilidade dos adolescentes.
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia Os riscos que adolescentes correm por conta dos sentimentos de onipotência e invencibilidade e como evitá-los. 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6151 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
2 |
A verdade sobre as drogas.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Discutir sobre as mentiras que são difundidas a respeito das drogas pelas pessoas que buscam novos usuários. Utilizar dramatizações para discutir sobre as formas que os adolescentes passam a ser usuários de drogas, e a verdadeira realidade vivida por esses. Discutir os diferen... 22/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 78328 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
3 |
DROGAS! A praga do século XXI / PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia Reconhecer os diferentes tipos de drogas. Conhecer meios de prevenir-se do uso de drogas lícitas e ilícitas. 19/06/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 87690 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
4 |
Drogas? Tô Dentro...Tô fora...Quem se ama se cuida!
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1) Identificar os possíveis “motivos” que levam os adolescentes a se envolverem com drogas. 2) Discutir os prejuízos causados pelo consumo de drogas. 3) Discutir possíveis consequências físicas, morais e emocionais do consumo de drogas. 4) Discutir comportamentos que proporcio... 25/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45343 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
5 |
Por que os adolescentes fumam?
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Discutir os efeitos do tabaco no organismo físico e aparelho psíquico de um adolescente, e o que faz com que adolescentes fumem cigarros (ansiedade, desejo de ser diferente ou de pertecência etc.), e o que fazer para deixar de fumar; Confeccionar um material informativo do tip... 22/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14854 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
6 |
Cigarro? Tô Fora!/ Combate ao Fumo
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Conhecer as conseqüências para a saúde resultantes do uso do cigarro. 20/03/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 39888 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
7 |
"Alcohol"
Ensino Médio | Língua Estrangeira Aprender vocabulário sobre bebidas com teor alcoólico. Os riscos que as mesmas provocam na saúde. Ler uma reportagem de jornal sobre o tema proposto. Comprender e produzir oralmente usando os termos aprendidos durante as aulas. 09/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4308 acesso(s) |
Luana Vieira de Assis ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
8 |
DROGAS: APENAS UM LANCE DE SÁBADO À NOITE?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais O aluno poderá descrever os danos físicos, psíquicos, sociais e morais que a droga provoca no ser humano. 22/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21979 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
9 |
IV Não às drogas: promovendo a conscientização (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa · Interpretar textos que utilizam a linguagem verbal e não verbal; · Reconhecer o gênero carta aberta; · Identificar os elementos que compõem uma carta aberta; · Interpretar e produzir cartas abert... 27/07/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 22285 acesso(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
10 |
Escolhas: de quem é a responsabilidade pelo curso da minha vida?
Ensino Fundamental Final | Saúde Discutir sobre o fato de que na vida, a todo o momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas; A importância de procurar ser consciente das escolhas que fizemos e estamos fazendo, sendo de nossa responsabilidade o ... 06/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 31246 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
Sem estrelas 0 classificações - 6223 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!