24/08/2011
Esta coleção focaliza o trabalho com a leitura, a escrita e a declamação de poemas. Ao longo das aulas, os alunos deverão ler, escutar e apreciar esse gênero com o objetivo de reconhecer suas características e desenvolver atitudes favoráveis à leitura. Das sequências de 1 a 7, o trabalho de escrita e de declamação de poemas é desenvolvido de forma coletiva, por toda a turma ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor. Das aulas de 8 a 10, os alunos participarão de atividades que demandam maior autonomia. Nesse sentido, em pequenos grupos e em duplas, deverão declamar, reescrever e realizar pesquisas sobre diversos poemas. Por fim, das aulas de 11 a 14, as crianças são desafiadas a usar os conhecimentos construídos para declamar, escrever e pesquisar poemas em duplas e individualmente. Com esta coleção, espera-se que os aprendizes desenvolvam habilidades, conceitos e atitudes necessárias para a interação com esse gênero textual.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
Leitura, declamação, poemas, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Conhecendo Olavo Bilac
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça poemas de Olavo Bilac e identifique as características centrais desse gênero textual. Compreenda e reflita sobre a estrutura e a função social do texto biográfico. 26/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 16352 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Música e poesia caipira: dois gêneros textuais a serviço do folclore brasileiro.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa OBJETIVOS Proporcionar situações de atividades linguísticas escritas na escola, através do trabalho com textos de músicas e de poesias do folclore brasileiro Proporcionar atividades orais lúdicas e prazerosas para os alunos, a partir de recitativos de poesias e ca... 15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24753 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
3 |
O POEMA DENTRO DO POEMA- REESCRITAS CRIATIVAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer a estrutura de poemas. Despertar o gosto pela leitura. Avançar na construção do código escrito. Ampliar repertório de leitura. Criar novos poemas. 16/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14535 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
4 |
MÚSICAS OU POESIAS DA ÉPOCA DA/O VOVÓ/Ô: VALORIZANDO A CULTURA POPULAR
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Descobrir o prazer pela leitura. Elaborar convite para vovó/ô. Interagir com o grupo e com a/o convidada/o. Reconhecer a importância do conhecimento acumulado. Valorizar a cultura popular. Ler com compreensão. Ler com entonação e fluência. Interpretar as músicas cantadas. Inte... 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19729 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Literatura de cordel na Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance no processo de apropriação do sistema de escrita . Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”. Leia, compreendendo globalmente as palavras. 01/09/2010 Quatro estrelas 16 comentário(s) 97394 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
O amor à vida e às crianças: Cecília Meireles e Vinícius de Moraes
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler poemas com expressividade; compreender o que se lê; declamar textos poéticos escritos para crianças. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14435 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Alfabetizando por meio de ”Hai –Kais” (poesia japonesa)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “Hai-Kais”. Compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita (para cada “letra”, um “som”). Leia, compreendendo globalmente as palavras. Elabor... 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4916 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
O PRAZER DE LER, PRODUZIR E DECLAMAR POEMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Apreciem poesia, percebendo a sonoridade do poema: sua melodia, seu ritmo e os efeitos que produzem: alegria, medo, tristeza, etc. · Avancem no processo de aprendizado da escrita de um poema a partir de um ... 30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13418 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
A poesia na alfabetização_UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Distinguir diferentes gêneros textuais; Ler e interpretar uma poesia voltada para a faixa etária; Identificar a estrutura textual de uma poesia (rimas, estrofes e aliterações); Construir poesia individual e coletivamente; Compreender a importância da literatura na vida acadêmi... 07/07/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12691 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Conhecendo as poesias de José Paulo Paes
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer os poemas de José Paulo Paes. Organizar uma poemoteca; Ler e recitar poemas. 16/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 29547 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
VERSOS, DECORANDO RECITANDO E ESCREVENDO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Desenvolver a expressão oral; § Memorizar versos; § Ampliar seu repertório de textos memorizados; § Ler de forma independente um texto; § Identificar aspectos sonoros da língua; § Registrar os versos aprendidos. 28/10/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 53769 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
Poesia: um gênero que encanta
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias. 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27954 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
CIRANDA DE POESIAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização A criança poderá ampliar seu repertório de conhecimentos sobre poesias, no que diz respeito a sua estrutura e organização, linguagem e função. Além de vir conhecer um pouco sobre a biografia de diversos poetas brasileiros. 27/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5289 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
Poesias: Interpretação, leitura e entonação
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ler e interpretar textos poéticos; Desenvolver fluência na leitura com ritmo e entonação; Escrever poesias, com ênfase na organização, estrutura e rimas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15036 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 6990 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!