Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Como ler, escrever e declamar poemas?

 

24/08/2011

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção focaliza o trabalho com a leitura, a escrita e a declamação de poemas. Ao longo das aulas, os alunos deverão ler, escutar e apreciar esse gênero com o objetivo de reconhecer suas características e desenvolver atitudes favoráveis à leitura. Das sequências de 1 a 7, o trabalho de escrita e de declamação de poemas é desenvolvido de forma coletiva, por toda a turma ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor. Das aulas de 8 a 10, os alunos participarão de atividades que demandam maior autonomia. Nesse sentido, em pequenos grupos e em duplas, deverão declamar, reescrever e realizar pesquisas sobre diversos poemas. Por fim, das aulas de 11 a 14, as crianças são desafiadas a usar os conhecimentos construídos para declamar, escrever e pesquisar poemas em duplas e individualmente. Com esta coleção, espera-se que os aprendizes desenvolvam habilidades, conceitos e atitudes necessárias para a interação com esse gênero textual.

Autoría

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palabras clave

Leitura, declamação, poemas, escrita

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de clases de la colección (14 clases)
# Clase Autoría
1 Conhecendo Olavo Bilac

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça poemas de Olavo Bilac e identifique as características centrais desse gênero textual.   Compreenda e reflita sobre a estrutura e a função social do texto biográfico.

26/11/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 16393 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Música e poesia caipira: dois gêneros textuais a serviço do folclore brasileiro.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

           OBJETIVOS Proporcionar situações de atividades linguísticas escritas na escola, através do trabalho com textos de músicas e de poesias do folclore brasileiro Proporcionar atividades orais lúdicas e prazerosas para os alunos, a partir de  recitativos de poesias e  ca...

15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 24769 visita(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

3 O POEMA DENTRO DO POEMA- REESCRITAS CRIATIVAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer a estrutura de poemas. Despertar o gosto pela leitura. Avançar na construção do código escrito. Ampliar repertório de leitura. Criar novos poemas.

16/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 14552 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

4 MÚSICAS OU POESIAS DA ÉPOCA DA/O VOVÓ/Ô: VALORIZANDO A CULTURA POPULAR

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Descobrir o prazer pela leitura. Elaborar convite para vovó/ô. Interagir com o grupo e com a/o convidada/o. Reconhecer a importância do conhecimento acumulado. Valorizar a cultura popular. Ler com compreensão. Ler com entonação e fluência. Interpretar as músicas cantadas. Inte...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 19766 visita(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Literatura de cordel na Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:  Avance no processo de apropriação do sistema de escrita .    Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”.   Leia, compreendendo globalmente as palavras.

01/09/2010 Quatro estrelas 16 comentario(s) 97543 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 O amor à vida e às crianças: Cecília Meireles e Vinícius de Moraes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler  poemas com expressividade; compreender o que se lê; declamar textos poéticos escritos para crianças.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14460 visita(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Alfabetizando por meio de ”Hai –Kais” (poesia japonesa)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero  textual: “Hai-Kais”.    Compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita (para cada “letra”, um “som”).    Leia, compreendendo globalmente as palavras. Elabor...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4939 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 O PRAZER DE LER, PRODUZIR E DECLAMAR POEMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Apreciem poesia, percebendo a sonoridade do poema: sua melodia, seu ritmo e os efeitos que produzem: alegria, medo, tristeza, etc. ·         Avancem no processo de aprendizado da escrita de um poema a partir de um ...

30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 13430 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 A poesia na alfabetização_UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Distinguir diferentes gêneros textuais; Ler e interpretar uma poesia voltada para a faixa etária; Identificar a estrutura textual de uma poesia (rimas, estrofes e aliterações); Construir poesia individual e coletivamente; Compreender a importância da literatura na vida acadêmi...

07/07/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 12712 visita(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Conhecendo as poesias de José Paulo Paes

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Conhecer os poemas de José Paulo Paes.   Organizar uma poemoteca;   Ler e recitar poemas.

16/12/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 29581 visita(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 VERSOS, DECORANDO RECITANDO E ESCREVENDO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§  Desenvolver a expressão oral; §  Memorizar versos; § Ampliar seu repertório de textos memorizados; §  Ler de forma independente um texto; § Identificar aspectos sonoros da língua; § Registrar os versos aprendidos.  

28/10/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 53793 visita(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 Poesia: um gênero que encanta

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias.

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27977 visita(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 CIRANDA DE POESIAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

A criança poderá ampliar seu repertório de conhecimentos sobre poesias, no que diz respeito a sua estrutura e organização, linguagem e função. Além de vir conhecer um pouco sobre a biografia de diversos poetas brasileiros.

27/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5302 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 Poesias: Interpretação, leitura e entonação

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Ler e interpretar textos poéticos;   Desenvolver fluência na leitura com ritmo e entonação;   Escrever poesias, com ênfase na organização, estrutura e rimas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15063 visita(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 6997 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.