O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como funciona o sistema monetário brasileiro?

 

19/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contempla aulas que tratam sobre o Sistema Monetário Brasileiro. O dinheiro é uma grandeza que as crianças estão sempre em contato. Quando trabalhamos com o dinheiro, estamos levando nossos alunos a realizarem a contagem, incentivamos também o cálculo mental e o cálculo estimativo. Nesse sentido, o estudo deste conteúdo se faz importante nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As aulas de número 1 e 2 tratam do escambo realizado na antiguidade. Os alunos poderão vivenciar e aprender como funcionava o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas antes que o dinheiro viesse a existir. Nas aulas de número 3 e 4, o aluno poderá conhecer sobre a origem / história do dinheiro como também sua importância e seu uso no cotidiano. Nas aulas de número 5 a 8, o aluno poderá conhecer as moedas e cédulas que existem no Sistema Monetário Brasileiro. Nas aulas de número 9 e 10, o aluno poderá aprender de uma forma prática, como se dá esse processo de venda, compra e pagamento de mercadorias. Nas aulas de número 11 e 12, o aluno poderá analisar, interpretar e resolver situações problemas utilizando o Sistema Monetário Brasileiro. Nas aulas de número 13 e 14, o aluno poderá familiarizar-se com os termos inflação, lucro, prejuízo, a prazo, à vista etc. Nas aulas de número 15 e 16, o aluno poderá realizar operações utilizando-se do sistema de numeração decimal como também realizar cálculos mentais. Nas aulas de número 17 e 18, o aluno poderá estabelecer relações de custo e benefício de mercadorias.

Autoria

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

sistema monetário brasileiro, dinheiro, moeda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 O escambo e o sistema de trocas

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Vivenciar através da brincadeira o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas.  Perceber como as civilizações antigas realizam a troca de mercadorias.  Participar da organização de uma feira de troca troca. Conhecer a história da moeda. confecção de moedas antigas ...

18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 131899 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Concha, sal e animal já foram moedas?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     -As moedas já variaram de material e de forma.      -Mercadorias muito procuradas já valeram como moedas.      -Num determinado momento da evolução do homem, houve a necessidade da criação de moedas pequenas e de metal durável.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2268 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

         Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:   Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ...

14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 243036 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 DINHEIRO: TODO MUNDO GOSTA MAS, DE ONDE VEM?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Pesquisar a origem do sistema monetário brasileiro; Desenvolver habilidades de pesquisa nas diversas fontes existentes: livros, periódicos mídias eletrônicas; Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos; Produzir text...

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10423 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

5 Um troca-troca R$eal?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil.      ◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país.

30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7938 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦As moedas existentes hoje no Brasil.      ◦As moedas e cédulas que terão sua circulação aumentada.      ◦O possível lançamento da moeda de R$2,00.

30/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7378 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o sistema monetário a partir da prática; Representar e escrever quantias em reais; Comparar preços; Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos; Resolver situações problema usando o real; Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país; Utilizar o...

13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 128126 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 TRABALHO COM SISTEMA MONETÁRIO DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer o sistema monetário a partir da prática Conhecer os produtos vendidos na escola e seus valores. Aprender a escrita dos números Aprender a fazer uma tabela simples

19/05/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 8532 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

9 Conhecendo e construindo um mercadinho: vamos vender e comprar?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer um mercado próximo à escola, trabalhar sistema monetário, construir um mercadinho com os alunos, eleger um nome para o mercadinho e o que será vendido, construir um painel com os produtos a serem vendidos, confeccionar os materiai...

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38224 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer a organização de uma feira de frutas;  Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira;  Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias;  Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l...

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19458 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 O que podemos e devemos comprar? Explorando a resolução de situações-problema

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Essa aula tem a intenção de trabalhar com os alunos conhecimentos do campo da língua portuguesa e da matemática de maneira integrada. Assim, o enfoque será em habilidades de análise e interpretação por meio da resolução de problemas, bem como, um investimento nos registros esc...

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3203 acesso(s)

PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 COMPRAS NO SUPERMERCADO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§ Reconhecer as cédulas e moedas brasileiras; § Identificar o valor das cédulas e moedas; § Identificar a escrita referente ao sistema monetário; § Ampliar seus conhecimentos acerca do sistema monetário; § Perceber a importância do conhecimento do sistema monetário no seu coti...

30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10533 acesso(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 Uma árvore de dinheiro?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦O aluno conhecerá o significado de palavras como economia, moeda, inflação, lucro e prejuízo.      ◦O aluno será estimulado a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro.

20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10686 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Gastar sem pensar? Pensar para comprar?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Conhecerá o vocabulário utilizado na compra de um produto: entrada, prestação,a prazo, à vista, lucro e prejuízo. ◦ Refletirá sobre as vantagens e desvantagens existentes em cada tipo de compra.

20/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4913 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

15 Quem quer comprar a prestação, sem juros e sem tostão?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

OBJETIVOS: IDENTIFICAR O SISTEMA MONETÁRIO BASEADO EM NUMERAÇÃO DECIMAL; IDENTIFICAR O REAL COMO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; MANUSEAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;

02/12/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 6684 acesso(s)

Verônica da Silva Fernandes Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

16 Leilão - Uso de cédulas e moedas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar elementos e palavras utilizados num leilão.   Exercitar os cálculos através de cédulas e moedas. Organizar um leilão com objetos criados pela turma.  

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7081 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

17 Produtos e Preços (aula 3)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Formular hipóteses sobre grandezas numéricas e estabelecer comparações. • Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado.

24/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2536 acesso(s)

Angela Alves da Fonseca

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 Qual é o custo? (aula 5)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Desenvolver a capacidade de observação, estabelecer relações a partir de valores, questionar e comparar. • Analisar as despesas e propor soluções. • Questionar a realidade quanto aos aspectos econômicos e sociais brasileiros

24/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2423 acesso(s)

Angela Alves da Fonseca

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6077 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.