19/09/2011
Esta coleção contempla aulas que tratam sobre o Sistema Monetário Brasileiro. O dinheiro é uma grandeza que as crianças estão sempre em contato. Quando trabalhamos com o dinheiro, estamos levando nossos alunos a realizarem a contagem, incentivamos também o cálculo mental e o cálculo estimativo. Nesse sentido, o estudo deste conteúdo se faz importante nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As aulas de número 1 e 2 tratam do escambo realizado na antiguidade. Os alunos poderão vivenciar e aprender como funcionava o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas antes que o dinheiro viesse a existir. Nas aulas de número 3 e 4, o aluno poderá conhecer sobre a origem / história do dinheiro como também sua importância e seu uso no cotidiano. Nas aulas de número 5 a 8, o aluno poderá conhecer as moedas e cédulas que existem no Sistema Monetário Brasileiro. Nas aulas de número 9 e 10, o aluno poderá aprender de uma forma prática, como se dá esse processo de venda, compra e pagamento de mercadorias. Nas aulas de número 11 e 12, o aluno poderá analisar, interpretar e resolver situações problemas utilizando o Sistema Monetário Brasileiro. Nas aulas de número 13 e 14, o aluno poderá familiarizar-se com os termos inflação, lucro, prejuízo, a prazo, à vista etc. Nas aulas de número 15 e 16, o aluno poderá realizar operações utilizando-se do sistema de numeração decimal como também realizar cálculos mentais. Nas aulas de número 17 e 18, o aluno poderá estabelecer relações de custo e benefício de mercadorias.
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
sistema monetário brasileiro, dinheiro, moeda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O escambo e o sistema de trocas
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Vivenciar através da brincadeira o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas. Perceber como as civilizações antigas realizam a troca de mercadorias. Participar da organização de uma feira de troca troca. Conhecer a história da moeda. confecção de moedas antigas ... 18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 131899 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Concha, sal e animal já foram moedas?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -As moedas já variaram de material e de forma. -Mercadorias muito procuradas já valeram como moedas. -Num determinado momento da evolução do homem, houve a necessidade da criação de moedas pequenas e de metal durável. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2268 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ... 14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 243036 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
DINHEIRO: TODO MUNDO GOSTA MAS, DE ONDE VEM?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Pesquisar a origem do sistema monetário brasileiro; Desenvolver habilidades de pesquisa nas diversas fontes existentes: livros, periódicos mídias eletrônicas; Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos; Produzir text... 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10423 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
5 |
Um troca-troca R$eal?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil. ◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país. 30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7938 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦As moedas existentes hoje no Brasil. ◦As moedas e cédulas que terão sua circulação aumentada. ◦O possível lançamento da moeda de R$2,00. 30/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7378 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o sistema monetário a partir da prática; Representar e escrever quantias em reais; Comparar preços; Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos; Resolver situações problema usando o real; Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país; Utilizar o... 13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 128126 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
TRABALHO COM SISTEMA MONETÁRIO DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer o sistema monetário a partir da prática Conhecer os produtos vendidos na escola e seus valores. Aprender a escrita dos números Aprender a fazer uma tabela simples 19/05/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 8532 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
Conhecendo e construindo um mercadinho: vamos vender e comprar?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer um mercado próximo à escola, trabalhar sistema monetário, construir um mercadinho com os alunos, eleger um nome para o mercadinho e o que será vendido, construir um painel com os produtos a serem vendidos, confeccionar os materiai... 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38224 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a organização de uma feira de frutas; Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira; Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias; Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l... 25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19458 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
O que podemos e devemos comprar? Explorando a resolução de situações-problema
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Essa aula tem a intenção de trabalhar com os alunos conhecimentos do campo da língua portuguesa e da matemática de maneira integrada. Assim, o enfoque será em habilidades de análise e interpretação por meio da resolução de problemas, bem como, um investimento nos registros esc... 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3203 acesso(s) |
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
COMPRAS NO SUPERMERCADO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Reconhecer as cédulas e moedas brasileiras; § Identificar o valor das cédulas e moedas; § Identificar a escrita referente ao sistema monetário; § Ampliar seus conhecimentos acerca do sistema monetário; § Perceber a importância do conhecimento do sistema monetário no seu coti... 30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10533 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Uma árvore de dinheiro?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦O aluno conhecerá o significado de palavras como economia, moeda, inflação, lucro e prejuízo. ◦O aluno será estimulado a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro. 20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10686 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Gastar sem pensar? Pensar para comprar?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Conhecerá o vocabulário utilizado na compra de um produto: entrada, prestação,a prazo, à vista, lucro e prejuízo. ◦ Refletirá sobre as vantagens e desvantagens existentes em cada tipo de compra. 20/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4913 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
15 |
Quem quer comprar a prestação, sem juros e sem tostão?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática OBJETIVOS: IDENTIFICAR O SISTEMA MONETÁRIO BASEADO EM NUMERAÇÃO DECIMAL; IDENTIFICAR O REAL COMO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; MANUSEAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; 02/12/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 6684 acesso(s) |
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
16 |
Leilão - Uso de cédulas e moedas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar elementos e palavras utilizados num leilão. Exercitar os cálculos através de cédulas e moedas. Organizar um leilão com objetos criados pela turma. 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7081 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
17 |
Produtos e Preços (aula 3)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Formular hipóteses sobre grandezas numéricas e estabelecer comparações. • Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado. 24/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2536 acesso(s) |
Angela Alves da Fonseca COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
Qual é o custo? (aula 5)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Desenvolver a capacidade de observação, estabelecer relações a partir de valores, questionar e comparar. • Analisar as despesas e propor soluções. • Questionar a realidade quanto aos aspectos econômicos e sociais brasileiros 24/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2423 acesso(s) |
Angela Alves da Fonseca COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 6077 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!