Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Textos orais com marcas entoacionais e pronúncia – situações comunicativas em língua inglesa (ex: se apresentar a alguém)

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contém aulas que enfatizam o desenvolvimento da competência para reconhecer e produzir textos orais a partir de situações comunicativas em língua inglesa. Na aula 1 o aluno desenvolverá a capacidade crítica e analítica para reconhecer as diferentes situações em que uma apresentação pessoal pode ocorrer, elaborando vídeos sobre o tema no final da aula. A aula 2 enfoca a ampliação da competência do aluno para a produção e interpretação de diálogos orais ao telefone em diversas situações, tais como "pedir uma pizza" ou "agendar uma consulta". A aula 3 propõe a prática da comunicação oral em situações de consulta ao médico. Na aula 4 o aluno pode desenvolver a competência para a produção e interpretação de textos e diálogos curtos relacionados a situações de viagem, tal como fazer uma reserva em um hotel. A aula 5 apresenta oportunidades para que os alunos conversem em inglês sobre as características de produtos, no caso, videogames, usando as "question words" (what, where, when, how). A aula 6 propõe que os alunos, em duplas e em grupos, possam dialogar e expressar oralmente opiniões a respeito do tema "uso do dinheiro", conforme as situações sugeridas. Na aula 7 o aluno poderá debater sobre o tema "origem dos nomes" reconhecendo e usando expressões e vocabulário relacionados ao tema. A aula 8 tem como proposta a promoção de um debate sobre as diversas formas das pessoas se vestirem, relacionando-as com o ambiente cultural em que se inserem, a partir da análise de textos e imagens. Na aula 9 os alunos poderão debater quanto à necessidade do respeito e educação nas relações interpessoais nas mais diferentes situações, como, por exemplo, na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno, reconhecendo a forma e utilizando os adjetivos, os pronomes sujeito e pronomes possessivos em inglês na produção de textos simples a serem apresentados para toda a turma oralmente. Finalmente, na aula 10 a proposta é que os alunos criem textos escritos e orais simples, descrevendo membros da família a partir de atividades de compreensão auditiva de cenas do filme "Pequena miss Sunshine".

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

situações, inglês, língua estrangeira, oralidade, pronúncia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Introduce Yourself: Como se apresentar em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário para apresentar-se, desenvolvendo a capacidade crítica e analítica para reconhecer as diferentes situações em que uma apresentação pessoal pode ocorrer.

24/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 27097 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 Hello! – a linguagem usada para falar ao telefone em inglês

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Estas aulas objetivam desenvolver a competência do aluno para a produção e interpretação de diálogos orais ao telefone.

18/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5980 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

3 Ask the doctor

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Parts of the body Health problems Should, can, may

11/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3526 acesso(s)

FERNANDA LANZA DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

4 Welcome! – como falar em Inglês nas viagens?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a competência para a produção e interpretação de textos curtos escritos e orais, em Língua Inglesa, relacionados a situações de viagem. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativ...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9132 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 What is your favorite game? - Conversando sobre videogames e usando as question words em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Reconhecer e utilizar as question words (when, why, how, what, where, who, whose) em textos simples Produzir e interpretar textos orais e escritos – Desenvolver a comunicação oral e escrita em Inglês

17/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11749 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

6 Money, Money, Money! – Como você usa o seu dinheiro?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas” para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita em Inglês    Criar e utilizar questões simples em inglês nas suas diferentes formas    Reconhecer a forma e utilizar os tempos...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7353 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

7 What is in a name? – Qual a origem do seu nome?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Identificar a origem, significado e razões que levam à escolha de determinados nomes.    2.      Pesquisar sobre a origem e história dos nomes dos alunos da turma.    3.      Reconhecer a forma e uso de vocabulário construído a partir da palavra-base “nome”.    4.     ...

20/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6261 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

8 Fashion Trends: você segue as tendências da moda?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater sobre a influência das tendências da moda na cultura   2.      Conscientizar-se quanto à própria forma de apresentar e vestir em diferentes locais e ocasiões sociais    3.      Ampliar vocabulário e expressões relacionados ao tema (ex: vocabulário referente a i...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8920 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 Are you pollitically correct? – Como você se relaciona com os seus colegas?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater quanto à necessidade do respeito e educação nas relações interpessoais nas mais diferentes situações, como, por exemplo, na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno    Reconhecer a forma e utilizar os adjetivos em Inglês para produzir textos simples    Reconhec...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5247 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

10 Little Miss Sunshine: Você já assistiu este filme? – Descrevendo pessoas!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Reconhecer e usar vocabulário em Língua Inglesa relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e à membros da família (ex: father, mother – pai, mãe) em textos simples. - Evidenciar as estratégias para compreensão auditiva adequada em Língua Inglesa.

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10189 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2882 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.