17/12/2011
Esta coleção trabalhará as relações políticas do Brasil durante o período denominado Era Vargas. O objetivo destas aulas consiste em problematizar o conceito de populismo, bem como perceber como Getúlio Vargas negociou a consolidação desta prática política num contexto histórico onde as relações de trabalho se formalizavam e o Brasil buscava sua industrialização e modernização. A primeira aula discutirá os conceitos de oligarquia e cidadania no contexto da República Velha. As aulas 2 e 3 discutirão o movimento revolucionário de 1930 destacando seu impacto da conjuntura econômica e social do país. A aula 4 analisará os primeiros anos do período conhecido como Era Vargas (1930-1934). Na aula 5 os estudantes conhecerão algumas ações do governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, assim como algumas sanções impostas pelo regime. Nas aulas 6 a 8 serão analisados a produção musical, a organização do sistema educacional e a política externa da Era Vargas no contexto do Mundo Bipolar. Na aula 9 os alunos conhecerão os movimentos trabalhistas deste período, destacando a sua formação e organização. Nas aulas 10 a 12 serão discutidos a organização dos partidos políticos e dos movimentos sociais da República Populista (1945-1964). Nas aulas 13 e 14 os estudantes retomarão alguns pontos discutidos nas aulas anteriores com o objetivo de definir o populista e identificar os governos populistas no Brasil.
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
Era Vargas, trabalho, populismo, economia, trabalho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
República Oligárquica (1894-1930): café-com-leite e cabresto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História A partir desta aula os alunos poderão discutir a noção de oligarquia e suas implicações na participação popular na esfera pública brasileira, conhecer o processo eleitoral da República Velha e, por fim, problematizar o conceito de cidadania no Brasil no passado e nos dias de h... 31/07/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 64981 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
2 |
A Revolução de 1930
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender o processo histórico que culminou no movimento revolucionário de 1930 levando em conta a situação econômica, social e política do país nos momentos anteriores da eclosão do movimento, seu desenvolvimento, impacto e conseqüências. 13/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11157 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
A Revolução de 30: vencidos e vencedores
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História O aluno será estimulado a refletir sobre os projetos políticos em disputa na chamada “Revolução de 30” a partir da interpretação de discursos de época, análise de trechos de livros e análise de mapa histórico. 25/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15174 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
4 |
O início da Era Vargas e a Constituição de 1934 - UCA
Ensino Fundamental Final | História Analisar os primeiros anos do período conhecido como Era Vargas. Analisar e debater aspectos da Constituição de 1934. Discutir a questão dos direitos civis e políticos no Brasil da primeira metade dos anos 30. 23/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 50456 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
O “governo ditatorial” de Getúlio Vargas (1937-45) - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender e discutir o conceito de “democracia” Analisar medidas, ações e sanções do governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945 Debater a questão dos direitos civis e políticos no Brasil atual 23/05/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17711 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
6 |
Música brasileira e Era Vargas - UCA
Ensino Fundamental Final | História Analisar parte da produção musical do Brasil durante a chamada Era Vargas Relacionar produções musicais à conjuntura política do período entre 1930 e 1945 Refletir acerca da “censura prévia”, praticada na Era Vargas 20/05/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 42680 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
7 |
A Educação como instrumento de controle da população na Era Vargas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História O aluno poderá refletir acerca da orientação da política educacional como instrumento de controle social no governo de Getúlio Vargas (1930-45) O aluno poderá analisar imagens e trechos de documentos históricos como instrumentos de exaltação do sentimento de patriotismo no per... 25/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7561 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
8 |
Guerra Fria e a Era Vargas
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Identificar aspectos gerais do governo de Getúlio Vargas, analisar as relações Brasil-EUA durante os anos 1930 e 1945 e as implicações econômicas e sociais do alinhamento do Brasil ao bloco capitalista no contexto do Mundo Bipolar. 01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 40024 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
9 |
Estado, Sindicatos e Legislação Trabalhista na Era Vargas
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História 1-O aluno poderá refletir acerca da trajetória dos movimentos de trabalhadores na Era Vargas, destacando a sua formação, organizações sindicais rurais e urbanas e as ações empreendidas pelo Estado em torno da legislação e da regulamentação das relações entre patrões e empregad... 18/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11313 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
10 |
Partidos Políticos, Sindicatos e Movimentos Sociais no Brasil: 1945-1964
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História O aluno poderá compreender a atuação de diferentes partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais no período abordado e suas relações com os chamados governos populistas. 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8961 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
11 |
História das Ligas Camponesas no Brasil (1945-1964)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno terá um conhecimento sobre a história dos movimentos sociais nas áreas rurais brasileiras entre os anos 1945-1960. Ao estudar a história das ligas camponesas no Brasil, os alunos aprofundarão o saber sobre a realidade nacional no período anterior ao Golpe civil-millita... 20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5643 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
12 |
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e a tradição trabalhista.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História - Compreender o conceito de trabalhismo no Brasil. - Identificar as ideias que motivaram a formação do PTB na segunda metade da década de 1940. - Entender a radicalização do reformismo do PTB por meio da luta pelas Reformas de Base. - Analisar as visões diferentes sobre a tr... 14/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9067 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
13 |
O populismo e a República Democrática no Brasil (1946-1964) - UCA
Ensino Fundamental Final | História Caracterizar e discutir o conceito de “populismo” Analisar aspectos dos governos populistas brasileiros entre 1946-1964 Refletir acerca do “populismo” nos dias de hoje 01/06/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 38359 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
14 |
O populismo no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Com esta aula, o aluno poderá aprender aspectos da história do Brasil que ocorreram entre 1945 e 1964. Saberá o que foi o movimento populista, quais foram os governos populistas, suas conquistas e suas influências nos dias de hoje. Ou seja, o aluno aprenderá as características... 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19930 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 5497 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!