05/04/2012
Esta coleção tem como objetivo apresentar um conjunto de aulas que abordam o tema da inclusão na escola, através das aulas de educação física escolar. A aula 1 apresenta o tema relacionando os jogos e como eles podem contribuir para a inclusão, através das aulas de educação física escolar. A aula 2 propõe desafios em formas de atividades motoras, onde os alunos são estimulados a respeitarem as diferenças entre si. A aula 3 aborda as possibilidades de adaptações para o deficiente praticar atividades físicas e estar inserido na sociedade, através dos esportes. As aulas 4, 5 e 6 trabalham com o portador de deficiência visual e a sua inclusão nas aulas de educação física, em especial através do atletismo. Na aula 7 o equilíbrio é o tema abordado para desenvolver habilidades com PPNE (Pessoas Portadoras de Necessidadee Especiais). A aula 8 apresenta o tênis de mesa como atividade esportiva que possibilita a inserção do deficiente através do esporte. A aula 9 aborda, especialmente, um formato de competição de alto nível para o portador de deficiência física - Os Jogos Paraolímpicos. Na aula 10 o basquete é a modalidade desenvolvida para trabalhar a inclusão no esporte e na sociedade. A coleção é finalizada com as aulas 11 e 12 que propõem a inclusão de um público com um tipo de transtorno específico - o déficit de atenção - e a prática esportiva como ferramenta de inclusão desses alunos. Sugestão de conteúdos multimídia do Portal do Professor - Fomentar nos educadores a necessidade de incluir as crianças com necessidades especiais no esporte - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18422
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
ensino especial, pessoas portadoras de necessidades especiais (PPNE), jogos, deficientes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Os jogos e a inclusão na escola.
Ensino Médio | Educação Física Estabelecer significados do tema inclusão na escola e na sociedade; Construir pequenos jogos que deverão ser representados para a turma; Colaborar na elaboração das atividades propondo idéias que enriqueçam o debate; Coletar informações sobre o tema INCLUSÃO na comunidade esco... 30/10/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 10740 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Autonomia - Ed.Física especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5549 visita(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
3 |
HABILIDADE 11 DO ENEM: A prática de atividade física e o deficiente. Possíveis adaptações e reconstruções para uma interação social positiva.
Ensino Médio | Educação Física Identificar e conceituar a questão do direito integral a cidadania, tendo em vista o direito à prática da atividade física como a manutenção da qualidade de vida e ao lazer; Vivenciar o futebol para cegos; Adaptar o voleibol para deficientes físicos que não podem andar; Propor... 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6323 visita(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais. Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual. Compreender o Esporte como fator de inclusão. 07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 26608 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
5 |
Atletismo para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Estabelecer relações de confiança entre os alunos. Realizar deslocamentose saltos sem o auxílio da visão. Compreender as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência visual. 29/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8988 visita(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
Atletismo para Portadores de Necessidades Especiais - Provas de Corrida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e praticar as provas de corridas disputadas nas paraolimpíadas. Debater com os alunos a importância da prática de esportes por PPNE. 30/06/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 7714 visita(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
7 |
Trabalhando o equilíbrio com Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico. Aprender a trabalhar em grupo. Cooperar com os colegas de turma. Criar relações de confiança e respeito com os colegas. 30/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 2601 visita(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
Tenis de Mesa para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer uma modalidade paraolímpica. Aprender a conviver com as diferenças. Cooperar com os colegas Portadores de Necessidades Especiais. 20/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8357 visita(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
A Deficiência e o Esporte
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender que a pessoa com deficiência pode realizar atividades físicas e praticar esportes; Aprender o conceito de paraolimpíada e a sua finalidade; Conhecer os esportes que são praticados na paraolimpíada; Aprender que a pessoa com deficiência - física, mental ou sensoriai... 08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12846 visita(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
10 |
Trabalhando com a inclusão nas aulas de basquete
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Incentivar a participação de todos alunos nas tomadas de decisões durante a aula. - Desenvolver atividades relacionadas ao basquete que envolva todos os alunos da turma. - Aprender a respeitar as dificuldades dos colegas de turma. 01/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6384 visita(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
11 |
Concentração -Déficit de atenção - ensino especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Lateralidade; Deslocamento espacial Equilíbrio 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3164 visita(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
12 |
Trabalhando com números e contas / Ensino Especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física A trabalhar com números e contas. reconhecer e ampliar seu campo visual concentrar-se 24/09/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 4361 visita(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 2948 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!