01/07/2014
Esta coleção sugere aulas que tratam dos processos de colonização e da independência política do Brasil. As aulas indicadas apresentam conteúdos e atividades que tratam do conceito, do sentido e da motivação religiosa da colonização portuguesa no Brasil (aulas 01 e 02), abordam a formação e características do estado português (aula 03), os motivos que levaram Portugal ao Brasil (aula 04), os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América e as modificações no sentido da colonização do Brasil (aula 05), o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira colonial e as rebeliões e revoltas ocorridas na segunda metade do século XVIII na tentativa de romper os laços com Portugal, quebrar o pacto colonial e proclamar a independência política do Brasil. (aulas 06 a 11). Além das aulas, há materiais de apoio que também poderão ser utilizados pelos professores e alunos: A cor do pau-brasil: parte1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2065, A cor do pau-brasil: parte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12402, Terra cheia de graça-parte 1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10025, Terra cheia de graça-parte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10032, Rebeliões no Império - parte 1:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9857, Rebeliões no Império – parte2:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9860, Rebeliões no Império - parte 3:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9865, Encontro no além-mar parte 1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10019, Encontro no além-mar parte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10020, Dois mundos desconhecidos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1534, Caminhos da riqueza: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1535, Dores da colônia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=872 Império: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=836, Entre a fé e a espada: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1480, Fausto e a pobreza das minas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=885, Gente colonial: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=886
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
organização social, colonização portuguesa, estado português, descobrimento do Brasil, independência do Brasil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Poder |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender o conceito de “colonização”. Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil. Analisar documento de época. 11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 28722 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom... 11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 72060 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
O estabelecimento do Estado português
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • O papel da “reconquista” na formação de Portugal. • A importância da burguesia para a formação e consolidação do Estado português. • A formação do Estado português e suas características. 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6840 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
4 |
Descobrimento do Brasil
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Principais motivos que levaram Portugal a aportar em costas americanas. • As principais teorias historiográficas para o descobrimento do Brasil. • Brasil: terra habitada por indígenas. 20/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 33309 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
5 |
A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI 01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44866 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
6 |
A Inconfidência Mineira na História do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Possibilitar aos alunos uma reflexão crítica do tema “Inconfidência Mineira”, a partir do trabalho com textos de autores que apresentam novas possibilidades de discussão, ampliando aquelas colocadas pelos manuais didáticos de História. Fornecer subsídios aos alunos para a pro... 21/07/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20843 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
A Conjuração Baiana de 1798
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Identificar as diferentes denominações dadas ao movimento ocorrido na Bahia em 1798 e os sujeitos sociais relacionados a cada uma delas. Compreender o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira colonial no final do século XVIII. Caracterizar as etapas da rev... 03/04/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19472 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
8 |
A Insurreição Pernambucana de 1817
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira colonial no início do século XIX. Identificar os sujeitos sociais participantes do movimento e os interesses envolvidos. Caracterizar as etapas da Insurreição Pernambucana e a repressão ao movimento pe... 03/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15400 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
9 |
Independência do Brasil: a construção de um mito
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno irá aprender com esta aula como foi construído os marcos e as representações simbólicas acerca da Independência do Brasil. 26/09/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 23785 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
10 |
A Revolta dos Cabanos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender as dificuldades de construir um pais após a independência de Portugal e, em especial, durante o Período Regencial, no qual a discussão entre centralização do poder político e sua descentralização agitaram todo o Império em várias revoltas que expressara... 15/11/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4834 acesso(s) |
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
11 |
A Confederação do Equador
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Apontar os antecedentes imediatos que levaram à eclosão do movimento em Pernambuco, em 1824. Identificar os sujeitos sociais participantes da Confederação do Equador e os interesses dos revoltosos. Caracterizar as etapas da revolta e a repressão ao movimento pelas autoridades ... 03/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 17553 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 8419 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!