Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Formas de organização social: A colonização e as lutas pela conquista da independência política do Brasil

 

01/07/2014

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção sugere aulas que tratam dos processos de colonização e da independência política do Brasil. As aulas indicadas apresentam conteúdos e atividades que tratam do conceito, do sentido e da motivação religiosa da colonização portuguesa no Brasil (aulas 01 e 02), abordam a formação e características do estado português (aula 03), os motivos que levaram Portugal ao Brasil (aula 04), os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América e as modificações no sentido da colonização do Brasil (aula 05), o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira colonial e as rebeliões e revoltas ocorridas na segunda metade do século XVIII na tentativa de romper os laços com Portugal, quebrar o pacto colonial e proclamar a independência política do Brasil. (aulas 06 a 11). Além das aulas, há materiais de apoio que também poderão ser utilizados pelos professores e alunos: A cor do pau-brasil: parte1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2065, A cor do pau-brasil: parte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12402, Terra cheia de graça-parte 1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10025, Terra cheia de graça-parte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10032, Rebeliões no Império - parte 1:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9857, Rebeliões no Império – parte2:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9860, Rebeliões no Império - parte 3:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9865, Encontro no além-mar parte 1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10019, Encontro no além-mar parte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10020, Dois mundos desconhecidos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1534, Caminhos da riqueza: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1535, Dores da colônia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=872 Império: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=836, Entre a fé e a espada: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1480, Fausto e a pobreza das minas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=885, Gente colonial: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=886

Autoria

CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF

Palavras-chave

organização social, colonização portuguesa, estado português, descobrimento do Brasil, independência do Brasil

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Poder
Lista de aulas da coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender o conceito de “colonização”.  Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil.     Analisar documento de época.

11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 23521 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom...

11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 49600 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 O estabelecimento do Estado português

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• O papel da “reconquista” na formação de Portugal. • A importância da burguesia para a formação e consolidação do Estado português. • A formação do Estado português e suas características.

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5434 acesso(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

4 Descobrimento do Brasil

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• Principais motivos que levaram Portugal a aportar em costas americanas. • As principais teorias historiográficas para o descobrimento do Brasil. • Brasil: terra habitada por indígenas.

20/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18245 acesso(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

5 A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI

01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 39217 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

6 A Inconfidência Mineira na História do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Possibilitar aos alunos uma reflexão crítica do tema “Inconfidência Mineira”, a partir do trabalho com textos de autores que apresentam novas possibilidades de discussão, ampliando aquelas colocadas pelos manuais didáticos de História.  Fornecer subsídios aos alunos para a pro...

21/07/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15298 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 A Conjuração Baiana de 1798

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Identificar as diferentes denominações dadas ao movimento ocorrido na Bahia em 1798 e os sujeitos sociais relacionados a cada uma delas. Compreender o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira colonial no final do século XVIII. Caracterizar as etapas da rev...

03/04/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13767 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

8 A Insurreição Pernambucana de 1817

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira colonial no início do século XIX. Identificar os sujeitos sociais participantes do movimento e os interesses envolvidos. Caracterizar as etapas da Insurreição Pernambucana e a repressão ao movimento pe...

03/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 8747 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

9 Independência do Brasil: a construção de um mito

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno irá aprender com esta aula como foi construído os marcos e as representações simbólicas acerca da Independência do Brasil.

26/09/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18811 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

10 A Revolta dos Cabanos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender as dificuldades de construir um pais após a independência de Portugal e, em especial, durante o Período Regencial, no qual a discussão entre centralização do poder político e sua descentralização agitaram todo o Império em várias revoltas que expressara...

15/11/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2959 acesso(s)

LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

11 A Confederação do Equador

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Apontar os antecedentes imediatos que levaram à eclosão do movimento em Pernambuco, em 1824. Identificar os sujeitos sociais participantes da Confederação do Equador e os interesses dos revoltosos. Caracterizar as etapas da revolta e a repressão ao movimento pelas autoridades ...

03/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12078 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4564 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.