26/09/2014
Esta coleção, composta de 12 aulas, apresenta um conjunto de atividades que propiciam aos alunos conhecer e aplicar planificação de sólidos geométricos na criação de embalagens (aula 01), representar formas geométricas simples, Identificando os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano e diferenciar a figura geométrica plana do sólido geométrico (aulas 02 a 04), reconhecer o conceito de verdadeira grandeza e identificar as imagens em verdadeira grandeza no plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil (aula 05), rever os conceitos de grandezas proporcionais, escala, área, volume e planificação de sólidos geométricos (aula 06), conhecer outras formas de calcular área de polígonos, quadriláteros e visualizar as variações de tamanho de acordo com a variação da área e vice-versa (aula 07), usar as unidades de medida dos ângulos (aula 08), conhecer o Teorema de Tales e utilizá-lo na resolução de problemas (aula 09), reconhecer a inscrição e circunscrição de polígonos regulares na circunferência e calcular o lado e apótema destes polígonos regulares (aula 10), confrontar informações já registradas da Tabela Trigonométrica com dados observados em experimento e procurar regularidades em Trigonometria (aulas 11 e 12). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Introdução a trigonometria (http://migre.me/lF5r2), Alturas inacessíveis (http://migre.me/lF5z9), Lei seno e cosseno (http://migre.me/lF5Zt), Escadas (http://migre.me/lF5Eh), Construindo relações trigonométricas (http://migre.me/lF5IG) e A trigonometria no horário de verão (http://migre.me/lF5P8).
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
figuras geométricas planas e espaciais, grandezas, unidades de medida e escalas, áreas e volumes, ângulos, teorema de Tales, circunferências, trigonometria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DESENHO GEOMÉTRICO – CONSTRUINDO EMBALAGENS
Ensino Fundamental Final | Matemática Aplicar planificação de sólidos geométricos na criação de embalagens. 25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 54677 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
2 |
Geometria Espacial : Poliedros e corpos redondos: Onde estão?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Matemática Diferenciar e classificar os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos. Identificar os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano. 27/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 60274 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
3 |
Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 03)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática *Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas. *Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico. *Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as at... 04/02/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49443 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
4 |
Figuras planas e sólidos geométricos: diferenças e semelhanças
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática diferenciação entre figura geométrica plana e sólido geométrico; semelhanças e diferenças entre os pares de figuras e sólidos; relações entre figuras tridimensionais e bidimensionais. 13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 58366 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
5 |
As imagens em Verdadeira Grandeza nos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil.
Ensino Médio | Matemática Reconhecer o conceito de verdadeira grandeza; Identificar as imagens em verdadeira grandeza no plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil; Representar e identificar as imagens em verdadeira grandeza do plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo... 16/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9626 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
6 |
Maquetes Construídas com Planificações de Sólidos
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | História Ensino Médio | Matemática O aluno irá rever os conceitos de grandezas proporcionais, escala, área, volume e planificação de sólidos geométricos. 17/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39232 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
7 |
Área e perímetro de retângulos
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Fixar os conceitos de área e perímetro. Conhecer outras formas de calcular área de polígonos, quadriláteros em especial. Estudar relações perímetro e área de retângulos. Praticar contas simples (soma e multiplicação). Visualização de variações de tamanho de acordo com a variaç... 14/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16791 acesso(s) |
Rita Santos Guimarães COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS CAMPINAS SP Matemática |
8 |
Ângulos: Graus e Radianos
Ensino Médio | Matemática Aprender a usar as unidades de medida dos ângulos. 20/01/2009 Quatro estrelas 62 comentário(s) 225314 acesso(s) |
Lutécia Gasparoto SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO CURITIBA PR Matemática |
9 |
Proporcionalidade no CAp UFRJ: Teorema de Tales
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Apresentar o Teorema de Tales e utilizá-lo na resolução de problemas. 01/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17501 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
10 |
Polígonos regulares inscritos e circunscritos na circunferência
Ensino Médio | Matemática Reconhecer a inscrição e circunscrição de polígonos regulares na circunferência, calcular o lado e apótema destes polígonos regulares. 13/02/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 73880 acesso(s) |
Enio Freire de Paula PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
11 |
Razões Trigonométricas (Seno, cosseno e tangente) no Triângulo Retângulo - Atividade Concreta
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática O Aluno poderá confrontar informações pesquisadas com os seus próprios dados, que serão obtidos através desta atividade experimental. Irão manipular objetos como transferidor e calculadora e, ainda, organizar dados em tabelas. São várias habilidades exploradas numa mesma ativi... 24/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 53703 acesso(s) |
THAIS DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
12 |
Gráfico de funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente e seus correspondentes trigonométricos.
Ensino Médio | Matemática • Situações da vida real • Interpretar o comportamento das funções periódicas com as demais áreas do conhecimento. • Construir conceitos de amplitude (máximos e mínimos de uma função), período e frequência; • Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas tri... 18/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 63872 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 12268 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!