Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS

 

26/09/2014

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção, composta de 12 aulas, apresenta um conjunto de atividades que propiciam aos alunos conhecer e aplicar planificação de sólidos geométricos na criação de embalagens (aula 01), representar formas geométricas simples, Identificando os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano e diferenciar a figura geométrica plana do sólido geométrico (aulas 02 a 04), reconhecer o conceito de verdadeira grandeza e identificar as imagens em verdadeira grandeza no plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil (aula 05), rever os conceitos de grandezas proporcionais, escala, área, volume e planificação de sólidos geométricos (aula 06), conhecer outras formas de calcular área de polígonos, quadriláteros e visualizar as variações de tamanho de acordo com a variação da área e vice-versa (aula 07), usar as unidades de medida dos ângulos (aula 08), conhecer o Teorema de Tales e utilizá-lo na resolução de problemas (aula 09), reconhecer a inscrição e circunscrição de polígonos regulares na circunferência e calcular o lado e apótema destes polígonos regulares (aula 10), confrontar informações já registradas da Tabela Trigonométrica com dados observados em experimento e procurar regularidades em Trigonometria (aulas 11 e 12). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Introdução a trigonometria (http://migre.me/lF5r2), Alturas inacessíveis (http://migre.me/lF5z9), Lei seno e cosseno (http://migre.me/lF5Zt), Escadas (http://migre.me/lF5Eh), Construindo relações trigonométricas (http://migre.me/lF5IG) e A trigonometria no horário de verão (http://migre.me/lF5P8).

Autoria

CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF

Palavras-chave

figuras geométricas planas e espaciais, grandezas, unidades de medida e escalas, áreas e volumes, ângulos, teorema de Tales, circunferências, trigonometria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Números e operações
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 DESENHO GEOMÉTRICO – CONSTRUINDO EMBALAGENS

Ensino Fundamental Final | Matemática

Aplicar planificação de sólidos geométricos na criação de embalagens.

25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49139 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

2 Geometria Espacial : Poliedros e corpos redondos: Onde estão?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Matemática

 Diferenciar e classificar os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.  Identificar os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano.

27/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 52155 acesso(s)

Marcia Aparecida Mendes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

3 Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 03)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

*Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas. *Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico. *Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as at...

04/02/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 40602 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

4 Figuras planas e sólidos geométricos: diferenças e semelhanças

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

diferenciação entre figura geométrica plana e sólido geométrico; semelhanças e diferenças entre os pares de figuras e sólidos; relações entre figuras tridimensionais e bidimensionais.

13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 51566 acesso(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

5 As imagens em Verdadeira Grandeza nos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil.

Ensino Médio | Matemática

Reconhecer o conceito de verdadeira grandeza;   Identificar as imagens em verdadeira grandeza no plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil; Representar e identificar as imagens em verdadeira grandeza do plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo...

16/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7957 acesso(s)

Vania Maria Rocha Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

6 Maquetes Construídas com Planificações de Sólidos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Matemática

O aluno irá rever os conceitos de grandezas proporcionais, escala, área, volume e planificação de sólidos geométricos.

17/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34312 acesso(s)

GUILHERME ERWIN HARTUNG

CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO

PETROPOLIS RJ

Matemática

7 Área e perímetro de retângulos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Fixar os conceitos de área e perímetro. Conhecer outras formas de calcular área de polígonos, quadriláteros em especial. Estudar relações perímetro e área de retângulos. Praticar contas simples (soma e multiplicação). Visualização de variações de tamanho de acordo com a variaç...

14/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13611 acesso(s)

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

8 Ângulos: Graus e Radianos

Ensino Médio | Matemática

Aprender a usar as unidades de medida dos ângulos.

20/01/2009 Quatro estrelas 62 comentário(s) 212934 acesso(s)

Lutécia Gasparoto

SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

CURITIBA PR

Matemática

9 Proporcionalidade no CAp UFRJ: Teorema de Tales

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Apresentar o Teorema de Tales e utilizá-lo na resolução de problemas.

01/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 14804 acesso(s)

RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

10 Polígonos regulares inscritos e circunscritos na circunferência

Ensino Médio | Matemática

Reconhecer a inscrição e circunscrição de polígonos regulares na circunferência, calcular o lado e apótema destes polígonos regulares.

13/02/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 69625 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

11 Razões Trigonométricas (Seno, cosseno e tangente) no Triângulo Retângulo - Atividade Concreta

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O Aluno poderá confrontar informações pesquisadas com os seus próprios dados, que serão obtidos através desta atividade experimental. Irão manipular objetos como transferidor e calculadora e, ainda, organizar dados em tabelas. São várias habilidades exploradas numa mesma ativi...

24/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 47786 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

12 Gráfico de funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente e seus correspondentes trigonométricos.

Ensino Médio | Matemática

• Situações da vida real • Interpretar o comportamento das funções periódicas com as demais áreas do conhecimento. • Construir conceitos de amplitude (máximos e mínimos de uma função), período e frequência; • Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas tri...

18/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 58043 acesso(s)

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8412 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.