26/09/2014
A coleção Conhecimentos Numéricos, composta de 09 aulas, inclui conteúdos e estratégias que visam construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas (aulas 01 e 02), a compreensão dos conceitos de números primos e fatoração (aulas 03 e 04); determinar o número de permutações simples de n elementos e o número de arranjos e combinações simples de n elementos tomados p a p (aula 05); relacionar juros simples com sequências numéricas e utilizar Progressões Aritméticas como recurso matemático para resolver problemas que envolvam o conceito de Juros Simples (aula 06); relacionar juros compostos com sequências numéricas, assim como interpretar Progressões Geométricas buscando construir o conceito de Juros Compostos (aula 07); identificar e representar, a partir de situações-problema, relações entre grandezas, especialmente, variações direta e inversamente proporcionais e articular as diferentes representações de dependência entre grandezas. (Numérica, Gráfica e Algébrica) (aula 08); reconhecer a proporção como a igualdade de duas razões e aplicar a propriedade fundamental das proporções em situações-problema (aula 09). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Campos Numéricos (http://migre.me/lF26E), Corrida ao 100 (http://migre.me/lF2h0), Sequências Numéricas e Progressões (http://migre.me/lF2lz) e Morto ou vivo (http://migre.me/lF2oC).
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
números primos e fatoração, conhecimentos numéricos, juros simples, juros compostos, progressões aritméticas, razões e proporções, grandezas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Proporcionalidade e Equivalência |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Estatística, probabilidade e combinatória |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Sequências e Progressões Aritméticas presentes em situações cotidianas – parte 1
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências das áreas 1 e 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Interpretar informações de natureza científica e soc... 18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7247 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
2 |
Sequências e Progressões Aritméticas presentes em situações cotidianas – parte 2
Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências das áreas 1 e 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Interpretar informações de natureza científica e soc... 18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15006 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
3 |
Conhecendo os números que são amigos.
Ensino Médio | Matemática - Utilizar uma combinação de critérios de divisibilidade para solucionar um problema. - Compreender o conceito de números primos a partir de critérios de divisibilidade. - Identificar o conceito de números amigos. 17/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11700 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA |
4 |
Vamos Fatorar nas Estrelas
Ensino Fundamental Final | Matemática - Determinar os divisores de um número natural; - Identificar os números primos; - Decompor números naturais em fatores primos (Fatoração). 30/10/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 10882 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
5 |
Gincana Combinatória: Trabalhando os conceitos de permutação, arranjo e combinação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática Determinar o número permutações simples de n elementos. Determinar o número de arranjos e combinações simples de n elementos tomados p a p. Analisar a conduta ética nos esportes. 25/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36185 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
Juros Simples e Progressão Aritmética (P.A.)
Ensino Médio | Matemática Relacionar juros simples com sequências numéricas; Utilizar Progressões Aritméticas como recurso matemático para resolver problemas que envolvam o conceito de Juros Simples. 17/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25321 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
7 |
Juros Compostos e P.G.
Educação Profissional | Gestão e Negócios Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Relacionar juros compostos com sequências numéricas; Interpretar Progressões Geométricas buncando a construir o conceito de Juros Compostos; Calcular Juros Compostos. 04/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20839 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
8 |
Grandezas na cozinha, na obra, na escola, na vida...
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática - Identificar e representar, a partir de situações-problema, relações entre grandezas, especialmente, variações direta e inversamente proporcionais. - Articular as diferentes representações de dependência entre grandezas. (Numérica, Gráfica e Algébrica). 26/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13653 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
9 |
Título: Proporcionalidade no CAp UFRJ – Proporções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer a proporção como a igualdade de duas razões. Aplicar a propriedade fundamental das proporções em situações-problema. 04/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 10849 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Cinco estrelas 2 classificações - 17745 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2015
Cinco estrelasmuito bom
08/03/2015
Cinco estrelasuma grande ajuda para o professor trabalhar com sua turma. Obrigada.