Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


CONHECIMENTOS NUMÉRICOS

 

26/09/2014

Ficha Técnica
Descrição

A coleção Conhecimentos Numéricos, composta de 09 aulas, inclui conteúdos e estratégias que visam construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas (aulas 01 e 02), a compreensão dos conceitos de números primos e fatoração (aulas 03 e 04); determinar o número de permutações simples de n elementos e o número de arranjos e combinações simples de n elementos tomados p a p (aula 05); relacionar juros simples com sequências numéricas e utilizar Progressões Aritméticas como recurso matemático para resolver problemas que envolvam o conceito de Juros Simples (aula 06); relacionar juros compostos com sequências numéricas, assim como interpretar Progressões Geométricas buscando construir o conceito de Juros Compostos (aula 07); identificar e representar, a partir de situações-problema, relações entre grandezas, especialmente, variações direta e inversamente proporcionais e articular as diferentes representações de dependência entre grandezas. (Numérica, Gráfica e Algébrica) (aula 08); reconhecer a proporção como a igualdade de duas razões e aplicar a propriedade fundamental das proporções em situações-problema (aula 09). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Campos Numéricos (http://migre.me/lF26E), Corrida ao 100 (http://migre.me/lF2h0), Sequências Numéricas e Progressões (http://migre.me/lF2lz) e Morto ou vivo (http://migre.me/lF2oC).

Autoria

CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF

Palavras-chave

números primos e fatoração, conhecimentos numéricos, juros simples, juros compostos, progressões aritméticas, razões e proporções, grandezas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Lista de aulas da coleção (9 aulas)
# Aula Autoria
1 Sequências e Progressões Aritméticas presentes em situações cotidianas – parte 1

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

A fim de desenvolver as competências das áreas 1 e 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente:   Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Interpretar informações de natureza científica e soc...

18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4205 acesso(s)

MARIO LUCIO ALEXANDRE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

2 Sequências e Progressões Aritméticas presentes em situações cotidianas – parte 2

Ensino Médio | Matemática

A fim de desenvolver as competências das áreas 1 e 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente:   Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Interpretar informações de natureza científica e soc...

18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4693 acesso(s)

MARIO LUCIO ALEXANDRE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

3 Conhecendo os números que são amigos.

Ensino Médio | Matemática

- Utilizar uma combinação de critérios de divisibilidade para solucionar um problema. - Compreender o conceito de números primos a partir de critérios de divisibilidade. - Identificar o conceito de números amigos.

17/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9252 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA

4 Vamos Fatorar nas Estrelas

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Determinar os divisores de um número natural; - Identificar os números primos; - Decompor números naturais em fatores primos (Fatoração).

30/10/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 8570 acesso(s)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA

ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Alfabetização

5 Gincana Combinatória: Trabalhando os conceitos de permutação, arranjo e combinação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

Determinar o número permutações simples de n elementos. Determinar o número de arranjos e combinações simples de n elementos tomados p a p. Analisar a conduta ética nos esportes.

25/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26533 acesso(s)

Raquel Cupolillo Simões de Sousa

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

6 Juros Simples e Progressão Aritmética (P.A.)

Ensino Médio | Matemática

Relacionar juros simples com sequências numéricas; Utilizar Progressões Aritméticas como recurso matemático para resolver problemas que envolvam o conceito de Juros Simples.

17/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19664 acesso(s)

ARMANDO FREITAS TRAMONTANO

ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

7 Juros Compostos e P.G.

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Relacionar juros compostos com sequências numéricas; Interpretar Progressões Geométricas buncando a construir o conceito de Juros Compostos; Calcular Juros Compostos.

04/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16223 acesso(s)

ARMANDO FREITAS TRAMONTANO

ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

8 Grandezas na cozinha, na obra, na escola, na vida...

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- Identificar e representar, a partir de situações-problema, relações entre grandezas, especialmente, variações direta e inversamente proporcionais. - Articular as diferentes representações de dependência entre grandezas. (Numérica, Gráfica e Algébrica).

26/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10788 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

9 Título: Proporcionalidade no CAp UFRJ – Proporções

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer a proporção como a igualdade de duas razões. Aplicar a propriedade fundamental das proporções em situações-problema.

04/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 8300 acesso(s)

RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações - 12055 acesso(s)

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARILIA SIMON, EEB TEIXEIRA DE FREITAS , Santa Catarina - disse:
    msjulia1516@gmail.com

    23/06/2015

    Cinco estrelas

    muito bom


  • WALKYRIA , E.E.DEPUTADO ÁLVARO SALLES , Minas Gerais - disse:
    walshirley@yahoo.com.br

    08/03/2015

    Cinco estrelas

    uma grande ajuda para o professor trabalhar com sua turma. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.