AULA | AUTORIA |
---|---|
O jogo da divisão celular
Ensino Médio | Biologia Objetivos Identificar e diferenciar os dois tipos principais de divisão celular em eucariontes e seus respectivos estágios; Entender os processos de divisão celular e a formação de novas células; Compreender as funções da mitose e da meiose. 23/03/2020 Sem estrelas 0 comentário(s) 18039 acesso(s) |
LUIZA XAVIER PINHEIRO Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Biologia |
Sólidos Geométricos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Objetivos Objetivo Geral: Conhecer os sólidos geométricos e a planificação do Cubo, Pirâmide, Cone e Paralelepípedo. Além de conseguir relacionar as formas obtidas com objetos presentes no dia a dia de cada um. Objetivos Específicos: Recortar e montar os sólidos geométricos; E... 03/04/2019 Sem estrelas 0 comentário(s) 52882 acesso(s) |
MATEUS RODRIGO PAFUME Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
Equações do 2º Grau - Criando Meu Aplicativo - MIT App Inventor
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática - criar um programa que calcula as raízes reais de uma equação do segundo grau e fazê-lo funcionar em dispositivos móveis como smartphones e tablets; - propiciar ao estudante meios de fixar as definições mais usadas nos processos de resolução de problemas envolvendo equação do... 11/08/2016 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41066 acesso(s) |
MARCOS ALBERTO BARBOSA ESCOLA MUNICIPAL JOAO MENDONCA TEIXEIRA DE FREITAS BA Matemática |
Criar e trabalhar com jogos para a criação de consciência fonológica
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática O que o aluno poderá aprender com esta aula Realizar jogos na internet envolvendo a leitura e escrita; Conhecer as letras do alfabeto; Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras; Desenvolver a consciê... 11/08/2016 Sem estrelas 0 comentário(s) 51194 acesso(s) |
ANDERSON LUIZ CHIPAK ESCOLA CIRANDA DO SABER RUA OLIVIO TOZZO PR Informática |
ONDE EU ENCONTRO ESSA PALAVRA?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ao final da aula o professor identificará: a) Se a compreensão sequencial das consoantes e vogais para encontrar vocábulos no dicionário está satisfatória para idade e maturidade do estudante. b) A performance interpretativa do(a) aluno(a) para a escolha do significado ideal d... 10/08/2016 Sem estrelas 0 comentário(s) 54102 acesso(s) |
SOLIMAR FERREIRA INSTITUTO DE ENSINO DOM BOSCO DO TOCANTINS LTDA PALMAS TO Línguas |
Ecologia e Saúde
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia · Conhecer os agrotóxicos e as substâncias aditivadas ao leite; · Conhecer os danos causados a própria saúde, à saúde do produtor e a do consumidor e ao ambiente; · Compreender o mecanismo de ação dos agrotóxicos, a ação do formol, soda cáustica e ág... 15/06/2015 Cinco estrelas 7 comentário(s) 43577 acesso(s) |
ADRIANA MARTH ESC EST ENS MED ITALIA PORTO ALEGRE RS Língua Portuguesa |
Animais em risco de extinção: conhecendo e preservando
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Os alunos conhecerão os animais e plantas em risco de extinção que habitam o bioma da região em que a comunidade escolar está inserida. Também conhecerão as características do bioma, hábitos e habitat dos animais e plantas, para, posteriormente, promover atos de conscientizaç... 15/06/2015 Quatro estrelas 5 comentário(s) 39269 acesso(s) |
LINDSAI SANTOS AMARAL BATISTA Secretaria Municipal de Educação de JUAZEIRO JUAZEIRO BA Estudo da Sociedade e da Natureza |
A quem dedicarei o meu primeiro livro como autor?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História - Exercitar a escrita criando narrativas a partir de temas inspirados em sua experiência de vida, registradas em imagens feitas com aparelhos de telefonia móvel, câmera fotográfica, publicadas em redes sociais ou fotos reveladas. - Selecionar imagens, a partir dos registros pe... 29/05/2015 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32367 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa - Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que ... 27/05/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 50416 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
Canteiros e jardins internos: o espaço da escola como local de aprendizado e diversão
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Geografia - Exercitar os princípios básicos do raciocínio científico: ordenar, identificar, agrupar, classificar, comparar, avaliar, entre outros. - Reconhecer o ambiente da escola (e qualquer outro) como local apropriado para se construir o conhecimento. - Confeccionar joguinhos educat... 25/05/2015 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36758 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
Discutindo a questão das cotas raciais nas universidades
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Discutir o programa de cotas raciais nas universidades. - Debater e analisar os prós e contras deste sistema. - Sensibilizar para as desigualdades sociais e as diferentes formas de diminui-las. 28/04/2015 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31440 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Trabalhando o gênero em sala de aula
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde - Discutir a questão de gênero em nossa sociedade. - Analisar conceitos e as relações de gênero que se dão no ambiente escolar. - Debater porque ainda existem diferenças de gênero consideráveis em nossa sociedade. 28/04/2015 Quatro estrelas 4 comentário(s) 117379 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
O xadrez como projeto na hora do recreio
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural - Pesquisar a história do jogo de xadrez. - Conhecer melhor o jogo de xadrez. - Elaborar projeto de xadrez no recreio como forma de socialização e prevenção de conflitos. 28/04/2015 Cinco estrelas 4 comentário(s) 42616 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Quem faz sua escola funcionar? Conhecendo melhor sua escola
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Conhecer melhor a escola e seu funcionamento. - Valorizar a escola bem como as relações no ambiente escolar. - Pesquisar dados e fatos sobre sua escola. 28/04/2015 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23129 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
A história da pobreza
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia - Debater as causas históricas da pobreza. - Analisar a questão da conceituação de pobreza em suas diferentes concepções. - Trabalhar com a comunidade a questão da pobreza. - Propor alternativas para sua comunidade que contribuam para que a pobreza seja evitada ou minimizada. 28/04/2015 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28115 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Ensino Médio | Geografia A relação entre elementos do clima e o ciclo da água. Determinar e avaliar a umidade relativa do ar. Relacionar a umidade do ar com a formação de nuvens. 19/03/2015 Quatro estrelas 12 comentário(s) 53290 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
Voleibol: origem e evolução histórica
Ensino Médio | Educação Física - Conhecer a história do voleibol desde seus primórdios, a partir de atividades que reproduzam os primeiros jogos deste esporte; - Reconhecer como que ao longo dos anos, desde sua criação, o voleibol foi evoluindo até chegar à estrutura de jogo que temos hoje. 26/02/2015 Cinco estrelas 8 comentário(s) 49427 acesso(s) |
Kátia Josiany Segheto Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Mobilidade urbana: refletindo sobre os trajetos cotidianos
Ensino Fundamental Final | Geografia Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos ... 03/02/2015 Quatro estrelas 8 comentário(s) 25200 acesso(s) |
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
Desastres naturais: os eventos mais comuns no Brasil
Ensino Fundamental Final | Geografia Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço ... 03/02/2015 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26050 acesso(s) |
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
FUTURE - WILL OR GOING TO?
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Identificar os diferentes usos e aplicações de duas formas verbais futuras: will e going to. Decidir adequadamente entre o uso de will ou going to para falar do futuro. Dramatizar situações cotidianas que falam do futuro. 02/02/2015 Quatro estrelas 5 comentário(s) 42033 acesso(s) |
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Estrangeira |
Onde estão os juros? Parte 1
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Fundamental Final | Matemática A fim de desenvolver as competências da área 4 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, são propostos para essa aula os seguintes obj... 02/02/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15397 acesso(s) |
SILENE RODOLFO CAJUELLA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Onde estão os juros? Parte 2
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Fundamental Final | Matemática A fim de desenvolver as competências da área 4 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, são propostos para essa aula os seguintes obj... 29/01/2015 Sem estrelas 0 comentário(s) 9820 acesso(s) |
SILENE RODOLFO CAJUELLA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Música Indígena
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer as músicas indígenas guarani. Identificar os instrumentos musicais indígenas. Conhecer a cultura indígena. Explorar a produção do gênero textual bilhete e a oralidade. 26/01/2015 Quatro estrelas 15 comentário(s) 63868 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
A diversidade da África e os africanos
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Identificar, no mapa político do mundo, a localização da África e seus países. Conhecer sobre os grupos étnicos Yorubá e Bantu. Conhecer sobre a cultura africana: língua falada, alimentação e vestuário. Avançar no processo da escrita. 23/01/2015 Quatro estrelas 17 comentário(s) 131011 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Imigrantes europeus no Brasil – ciclo do café
Ensino Fundamental Final | História Identificar as principais regiões produtoras de café no Brasil no século XIX. Conhecer a mão de obra utilizada nas lavouras cafeeiras no Brasil. Pesquisar sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café. Reconhecer as contribuições do... 22/01/2015 Cinco estrelas 4 comentário(s) 37227 acesso(s) |
ROBERTA PAULA GOMES SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |