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A rede social: o filme (UCA)

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar e produzir comentários textos verbais e audiovisuais;

  • Trabalhar, interpretar, entender produções de longa metragem;

  • Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

  • Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos que as sustentam;

  • Entender o papel desempenhado pela indústria de entretenimento, sobretudo do cinema, na rede social;

  • Conscientizar-se sobre as relações entre o ser humano e a rede social. 

Observação: Professor, caso seus alunos não tenham lidado com esses tipos de texto ainda, há inúmeras aulas no Portal que podem norteá-lo nesse processo. Eis algumas sugestões:

  

Duração das atividades
12 aulas 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno já deve ter o costume de assistir a filmes bem como ter o hábito de procurar informações a respeito antes de vê-los, seja na internet, nos periódicos em geral, ou até mesmo em conversas informais;

  • O aluno deve se considerar como inserido em uma sociedade com inúmeras utilizações da tecnologia, entre elas, as redes sociais;

  • O aluno já deve estar acostumado a práticas em sala de aula, que desenvolvam a pesquisa, a tecnologia bem como o método científico;

  • O aluno já deve saber lidar com inúmeros tipos de textos, entre eles o verbal, o não verbal, e o misto; bem como conhecer as tipologias textuais, sobretudo, a  dissertação e argumentação. 

Estratégias e recursos da aula

Observação Inicial: As atividades desta sequência didática sempre terão como norte o método científico de trabalho, segundo o qual a obtenção do conhecimento se dá por etapas específicas que o pesquisador tem que seguir, para alcançar a formulação de uma teoria. Entre essas etapas, destacam-se a observação, a problematização, a formulação de hipóteses, a experimentação e, por fim, a formulação de teorias. Para demais informações a respeito disso, o professor pode acessar os seguintes links, que servirão de auxílio para essa abordagem:

  1. http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/metodo-cientifico.asp

  2. http://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/

  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

 

Atividade 01

 

Para iniciar esta sequência didática, o professor deve incentivar os alunos a se atentarem à observação atenta do mundo à sua volta, mais especificamente, ao modo como o ser humano está imerso em meio a inúmeras tecnologias, entre elas as redes sociais. Nesse momento inicial, para essa motivação, o professor pedirá aos alunos que acessem o seguinte vídeo a ser analisado no link a seguir:

 

12

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg&feature=player_embedded. Acesso em: 12 maio 2012.

 

 

Com o vídeo, o professor deverá mobilizar uma discussão sobre o quão imersos estamos em um mundo em grande parte virtual. Um mundo em que temos novas maneiras de se portar e interagir. Um mundo que muitas vezes nos espanta com sua rapidez e flexibilidade. Um mundo, que, por isso, requere de seu usuário certas responsabilidades com o que é divulgado. Os alunos deverão ser levados a pensar sobre essas questões, bem como perceber o que há de diferente atualmente com a relação do ser humano com as tecnologias, sobretudo, quando se trata da internet e das redes sociais.

 

Atividade 02

 

Após essa atividade com o objetivo de incentivar os alunos a refletirem melhor sobre o tema, o professor deverá levá-los a ler alguns textos que refletem sobre essa questão. Para tanto o professor, pedirá que eles digitem palavras ou expressões chaves como:

  • a relação entre o indivíduo e a internet;

  • a relação entre o indivíduo e as redes sociais;

  • as redes sociais na vida do homem;

  • o comportamento do homem frente às redes sociais;

  • a relação entre o ser humano e a tecnologia.

 

Essas expressões deverão ser digitadas em sites de busca como Google, Ask.com, Bing, etc.O professor deverá orientar os alunos nessa pesquisa de forma que eles encontrem respostas a uma série de perguntas que podem ter surgido a partir da discussão inicial sobre a relação atual entre o indivíduo e as redes sociais.

 

11

Disponível em: http://soft.zol.com.cn/240/2406853.html. Acesso em: 12 maio 2012.

 

10

Disponível em: http://www.searchengineinfo.net/read_new518.html. Acesso em: 12 maio 2012.

 

 9

Disponível em: http://rodolfoespinho.wordpress.com/. Acesso em: 12 maio 2012.

 

Ao longo da pesquisa o professor deverá passar de computador a computador para verificar e avaliar o conteúdo que tem sido pesquisado. A partir do momento que os alunos encontrarem um texto relevante, em relação à temática, eles deverão mandá-lo ao e-mail do professor. De posse dos textos, o professor deverá criar algumas perguntas gerais a serem respondidas por cada aluno, que dialoguem diretamente com o conteúdo do texto pesquisado.

 

Os alunos deverão responder às perguntas solicitadas e, enquanto isso, o professor poderá auxiliá-los naquelas que eles tiverem maiores dúvidas. Essa é, inclusive, uma forma de o professor avaliar o desempenho dos alunos na atividade. Enquanto ele estiver sondando as atividades que estão sendo feitas, já poderá corrigir seus alunos e pedir para se adequarem ao que está sendo feito.

 

Atividade 03

 

A partir dos conhecimentos construídos com a atividade anterior, o professor deverá começar propor aos alunos que toda a turma assista a um filme sobre redes sociais, mais especificamente ao A rede social (The social network), EUA, 2010, que é a proposta dessa sequência. Antes, porém de deixar o filme rolar, o professor deverá motivar os alunos a assistirem. Nesse momento inicial, ele nem precisa falar ainda de que filme se trata, apenas que em breve eles assistirão a um filme sobre o tema em discussão.

 

Nesse início da atividade, o professor deverá perguntar a seus alunos se conhecem algum filme a respeito dessa temática – a ser ampliada para o ser humano e a tecnologia – que possa ter sido lançado recentemente. Se eles se lembrarem de algum, o professor anotará o nome do filme ou dos filmes no quadro para que sirvam de objeto de pesquisa. Nesse momento, os alunos já podem sugerir nomes pesquisados naquele momento os quais abordem a temática em discussão.

 

16

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_DI2t5eNIOVM/S6uu16Ccm0I/ AAAAAAAAAB8/V8FkqukDgEQ/s1600/cinema.jpg. Acesso em: 10 maio 2012.

 

Depois de elencar alguns nomes no quadro, o professor dividirá a turma em grupos de 3 a 5 integrantes, para que pesquisem informações a respeito do filme. O professor deverá alertá-los de que o filme mais bem pesquisado e apresentado será o escolhido a ser exibido. Essa pesquisa pode ser feita a partir de sites de busca como Google, Ask.com, Bing, etc., e deverá começar a partir dos traillers de cada longa, que são procurados geralmente de imediato pelos alunos. Além dos traillers, para cada filme deverão constar:

 

  • a sinopse e os personagens;

  • os atores e diretores;

  • a duração e o ano de divulgação;

  • as indicações e premiações;

  • bem como algumas resenhas, que os alunos julguem significativas sobre a obra.

 

Observação: Alguns dos filmes a serem propostos aos alunos ao longo desse trabalho podem estar listados na seção recursos complementares desta sequência didática. Professor, não deixe de verificar a relação de filmes ali sugerida.

 

Assim que terminarem a pesquisa, cada grupo deverá montar uma apresentação à turma de seu filme. Nessa apresentação, os alunos terão de exercer ao máximo sua criatividade, afinal o grupo que melhor apresentar e conseguir conquistar a turma terá seu filme assistido por todos. Para essa apresentação, os alunos poderão se utilizar de diversos recursos, como o Microsoft PowerPoint, o Prezzi, o projetor, esquetes representando trechos do filme... ou, se preferirem, cartazes e banners, lembrando sempre de compartilhar a apresentação com a turma.

 

Ao longo dessa montagem, o professor deverá percorrer a sala, auxiliando os grupos no que for necessário, dando opiniões e sugestões de acordo com o que está sendo montado. Neste momento, a função do professor como orientador e motivador de seus alunos é primordial, visto que é papel dele incentivar os alunos a fazerem um bom trabalho.

 

Ao longo das apresentações, o professor deverá analisar os trabalhos realizados e a postura dos alunos em sala. Nessa avaliação, o professor poderá considerara alguns critérios, tais como:

 

  • criatividade e originalidade;

  • relevância de conteúdo e recursos utilizados;

  • adesão da turma à apresentação;

  • exposição oral dos integrantes do grupo;

  • comprometimento de cada integrante para a realização do trabalho.

 

Feitas as avaliações, o professor as entregará para a turma ressaltando os pontos positivos e negativos de cada apresentação. Logo em seguida, ele anunciará o grupo de melhor desempenho para que o filme apresentado por eles seja exibido para toda a turma. É importante ressaltar que, embora inicialmente se pense em apenas um filme a ser assistido, outros também poderão ser exibidos, dependo do entusiasmo e adesão da turma. Ou, então, o professor poderá aplicar essa mesma prática com outros temas em outras temáticas e práticas ao longo do ano.

 

Atividade 04

 

Para dar continuidade a essa sequência didática, vamos supor que o grupo escolhido na atividade anterior tenha sido o do filme A rede social (The social network), EUA, 2010, que desde o início um dos principais objetivos dessa sugestão de aula. Dessa forma, será nele que centralizaremos nosso trabalho a partir desse momento.

 

Até que chegue o tão esperado dia de exibição do filme, o professor poderá trabalhar com esta atividade com os alunos: a leitura e a interpretação de resenhas de longa metragem. Para tanto, ele pode partir de uma resenha que o grupo de melhor desempenho tenha mostrado, ou até mesmo, pesquisar por si próprio uma a ser dada aos alunos para análise. Eis nossa sugestão de resenha a ser acessada pelos alunos no link a seguir a pedido do professor:

 

15

Disponível em: http://www.universidadecultural.com.br/2011/02/resenha-rede-social.html. Acesso em: 10 maio 2012.

 

 

Após a leitura atenta da resenha anterior, em que os alunos, sob a orientação do professor, deverão interpretar as informações sobre o filme ali constantes, o professor deverá trabalhar com as características do gênero. Para fins didáticos, essas características estão elencadas no quadro a seguir, que, ao invés de ser passado aos alunos, deverá ser construído junto com eles, a partir de perguntas pertinente a respeito da resenha.

 

 

Resenha

 Definição:

Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica).

(PACIEVITCH, Thais. “Resenha”. Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/resenha/  Acesso em: 12 maio 2012. Adaptação)

Características:

  • Remetente: crítico ou apreciador de um evento ou expressão artística.

  • Destinatário: leitores dos veículos em que os textos são publicados.

  • Objetivo: fazer uma apreciação da obra resenhada, considerando seus pontos principais entre os positivos e os negativos.

  • Tema: cinema, música, gastronomia, livros, shows, teatro, etc.

  • Contexto de circulação: periódicos, rádio, televisão, Internet.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

  • Título (criativo, para chamar a atenção do leitor);

  • Introdução (que situa, contextualiza e explicita o ponto de vista sobre a obra);

  • Desenvolvimento (que resume os principais fatos e os avalia de forma positiva ou negativa de acordo com a tese);

  • Conclusão (em que geralmente se reafirma o posicionamento defendido de forma categórica, retomando os principais argumentos).

  • Assinatura (do crítico responsável pela produção da resenha);

 

Linguagem:

  • Registro: predominantemente formal, mas com algumas marcas de subjetividade, como metáforas e hipérboles.

  • Interlocução: facultativa

  • Pessoa e tempo verbal: na 1ª ou na 3ª pessoa do singular e predominantemente no presente;

  • Intenção comunicativa: apresentar aos leitores os pontos positivos e negativos, segundo o olhar crítico a respeito da obra analisada.

 

 

 

 

Após a leitura da resenha e o trabalho com as características do gênero, o professor deverá frisar que este gênero não se refere apenas a filmes e longas, mas sim a todo e qualquer tipo de produção considerada artística. Especificamente, em relação ao cinema, muitas são as resenhas produzidas, de forma que o professor deve ressaltar a importância da leitura desse gênero para que os alunos saibam se nortear antes de ver um filme desejado. É a partir da leitura da resenha que nos preparamos para o que vamos ver e conseguimos avaliar e saber se vamos realmente encontrar naquele filme o que esperamos.

 

Atividade 05

 

É chegado o grande dia para exibição do filme A rede social (The social network), EUA, 2010. O professor poderá adquiri-lo alugando em uma locadora, comprando, ou até mesmo juntando recursos seus e dos alunos para adquiri-lo e compor a cinemateca da turma. Essa última, talvez seja a melhor opção, além de colocar o longa ao acesso de cada integrante da turma, pode servir de incentivo para que a turma monte sua própria cinemateca se ainda não existir.

 

Neste grande dia, o professor poderá simular um dia de cinema com direito a pipoca, sucos, refrigerantes e doces. Tudo adquirido conforme o bom senso e os recursos da turma. A projeção tem de ser grande e a sala terá de ficar às escuras. Conforme o interesse dos alunos, eles podem até colocar os traillers dos filmes trabalhados na Atividade 03aserem exibidos, tudo para criar o fantástico efeito do cinema. Além disso, nesse processo, o professor poderá inclusive assumir a posição do antigo “lanterninha”, de forma a cuidar da tranquilidade do ambiente ao longo da exibição.

 

Ainda antes da exibição, professor deverá alertar a turma de que deverão prestar bastante atenção ao filme, vendo-o de uma perspectiva crítica, como se cada aluno fosse um crítico da sétima arte. Isso é necessário porque cada aluno deve estar ciente de que após a exibição, eles mesmos terão de produzir cada um uma resenha a respeito do longa. Após essas observações iniciais, luz, câmera, ação: a sessão pode começar!

 

14

Disponível em: http://tutiaguirreurreta.wordpress.com/category/uncategorized/. Acesso em: 10 de maio 2012.

 

Após, a exibição do filme, é interessante que o professor coordene uma discussão a cerca do que foi visto. Os alunos podem começar dizendo o que gostaram ou não no filme, sempre argumentando em torno do ponto de vista escolhido. Todavia, é recomendável que o professor sempre chame atenção aos aspectos da construção do filme:

 

  • a forma de como foi narrado, ou seja, o ponto de vista da narração;

  • a marcação do tempo através do recurso constante de flashbacks;

  • a histórias de cada um dos personagens;

  • as características dos protagonistas e o que colabora contra e a favor deles;

  • os intercâmbios com a realidade, visto que o filme é baseado em fatos reais;

 

Esses e tantos outros elementos podem ter passado despercebidos pelos alunos durante a exibição, sendo, por isso, importante de serem ressaltados e explicados devidamente pelo professor. Enquanto tudo isso for sendo explicado, os alunos deverão ser instruídos a tomar nota, uma vez que essa discussão já servirá de base para que os alunos possam fazer suas respectivas resenhas na próxima atividade.

 

Atividade 06

 

Após exibição do filme e a discussão em sala feita sobre ele, a aula pode seguir o curso, para iniciar, de fato, a produção das resenhas. Na execução dessa atividade, o professor deve orientar os alunos para que façam seu trabalho individualmente, e se precisarem de suporte, o professor estará à disposição para auxiliar no que for necessário à escrita do texto.

 

O professor pedirá, então, para que os alunos, em grupo, utilizem um editor de texto, por exemplo, BROffice (o Microsoft Word do equipamento UCA), para a redação da resenha. Isso facilitará a correção e a manipulação do texto, tanto pelos alunos quanto, posteriormente, pelo professor. Em seguida, o professor deverá indicar aos alunos o quadro feito para o estudo do gênero resenha para que, tomando por base aquelas características bem com as discussões em torno do filme, eles possam redigir seus próprios textos.

 

O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração da resenha, principalmente na etapa de redação de textos, em que devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve alertá-los para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao texto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que a resenha tem por objetivo explicitar o posicionamento do autor sobre um fato ou questão discutida na sociedade. Por esse motivo, seu alcance deve se o mais amplo possível, num universo de eleitos com capitais culturais diferentes.

 

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Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/oscar/resenhas.html.  Acesso em: 10 maio 2012.

Quando todos os alunos terminarem a elaboração de suas respectivas resenhas, cada aluno deve proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito. Nesse ponto, se atentarão à estrutura e às características do gênero, bem como aos aspectos gramaticais que envolvem a escrita. Isto é, eles deverão corrigir os equívocos relacionados: à adequação do texto ao tema e à proposta; à argumentação; à coerência e coesão; bem como à norma padrão escolhida para essa produção textual.

O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado – com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade e pela Internet. É essencial, portanto, que corrijam devidamente quaisquer inadequações relacionadas a esse processo de produção.

 

Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que incorreções estruturais sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de seus artigos. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem na execução de seus trabalhos.

 

Depois da correção das produções pelo professor e da realização das últimas modificações pelos alunos, a resenha pode, então, ser divulgada na Internet. Os alunos deverão postar seus trabalhos em sites que divulgam resenhas para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, podem enviar suas resenhas por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas. Por fim, ainda podem postá-lo em redes sociais como o Orkut e Facebook, com o objetivo de atingir o maior número de internautas possível, sempre incentivando seus amigos e conhecidos a assistirem ao filme.

 

Além de todas as formas de divulgação na rede, levando em conta o contexto de circulação da resenha, o mais interessante seria que os textos dos alunos fossem divulgados em periódicos: jornais e revistas, eletrônicos e / ou impressos. Na escola, na comunidade e na Internet, os alunos podem divulgar os artigos, ou pelo menos alguns deles, em sites, jornais ou revistas da escola e da comunidade. Esta é apenas uma sugestão, mas que seria bastante interessante, porque o aluno, dessa forma, se sentiria de fato um crítico de cinema ao ver seu texto circulando em um contexto que é peculiar a esse gênero.

 

É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nessa última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de não apenas assistir a um filme e produzir uma resenha a respeito, mas também para refletir sobre o papel das redes sociais na sociedade contemporânea. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização sobre esse tema por parte das pessoas.

Recursos Complementares

Sites:

 

  1. http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/446/1/GT%205%20Txt%2013-%20BORGES,Jussara.DOC_JAMBEIRO,Othon.%20Do%20acesso...pdf

  2. http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1806-69762006000100003&script=sci_arttext

  3. http://www.algosobre.com.br/cultura/as-redes-sociais-e-a-aprendizagem.html

  4. http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/

  5. http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm

  6. http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/

  7. http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/

 

Livros:

 

  • FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.

  • GOLDBERG, Jacob Pinheiro.  Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.

  • HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2001.

  • LOMINTZ, Larissa Adler. Redes sociais, cultura e poder. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

  • OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.

  • ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

 

Filmes:

  • A rede social.

  • Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.

  • AI - Inteligência Artificial.

  • Eu robô.

  •  O homem bicentenário.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

           

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas ao longo do discurso dos alunos. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e na fundamentação do próprio texto oral.

 

 As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

 

  • O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

  • Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;

  • O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.

           

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e audiência da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de falar e ouvir dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da oralidade de cada um deles, lembrando que, diferentemente das ocasiões anteriores, nesta, eles tiveram tempo de preparar suas próprias falas.  

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