09/05/2011
Para sistematizar uma sequência didática visando a produção de texto em um determinado gênero, essa coleção foi composta por aulas envolvendo narrativas, destacando-se os Contos de Fadas, contemplando as diferentes situações de produção possíveis, bem como, possibilitando o desenvolvimento dos procedimentos de escritor a serem aprendidos pelos alunos. Com esse propósito, as aulas 1 e 2 estão voltadas às produções de texto coletivos, com o professor assumindo o importante papel de escriba da turma. Da 3ª a 6ª aula foram selecionadas sequências de atividades para a sistematização de elementos estruturantes do texto, tais como a coerência e a coesão, a organização em parágrafos. Nas aulas 7 a 9 serão apresentadas propostas que permitem a análise das características das narrativas. Em seguida, as aulas 10 e 11 permitirão um aprofundamento nas discussões sobre as características das narrativas nos Contos de Fadas. Da aula 12 a 17 serão enfatizados os procedimentos de planejamento e revisão que devem fazer parte do processo de produção de texto, em situações de trabalho em grupos ou duplas. Por fim, da 18ª a 21ª aula serão apresentadas situações onde os alunos poderão comparar gêneros e estilos de autores, alterar um gênero introduzindo outros elementos, como o humor, por exemplo, e pesquisar para ampliar o repertório de informações que alimentará a sua produção textual.
Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP
produção de texto, planejamento e revisão de texto, reescrita, narrativas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
REESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS - FORMANDO ESCRITORES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor. Produzir textos orais com base na linguagem escrita de contos. Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem. Observar algumas regras gramaticais e o... 02/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19610 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
2 |
Literatura infantil e produção textual: um diálogo possível
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar personagens principais do livro. Identificar o problema central do livro. Estruturar uma sequência lógica de ideias dando continuidade à história lida. Produzir um texto oral e escrito, mesmo que de forma não convencional. Apresentar, com desenvoltura, os resultado... 28/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7781 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
Paragrafação: muito prazer
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter... 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 83216 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Organizando um texto narrativo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens. 06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11139 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
5 |
Separando duas histórias misturadas em um único texto: uma atividade lúdica para identificação de dois temas diferentes
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: * Perceber que há duas histórias diferentes juntas. * Identificar quais partes pertencem a uma e à outra história. * Organizar as partes corretamente de acordo com o assunto de cada história, separando-as e estabelecendo a sequência ... 30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25934 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
Estudando a sequência de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos. 21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8748 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Elementos da narrativa
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Levar o aluno a aprofundar, coletivamente, a compreensão de narrativas. Propiciar que o aluno reconheça, de forma dedutiva, características comuns às narrativas. Recuperar na sala de aula a prática tradicional de contar e de ouvir histórias. Desenvolver as habilidades de ouvir... 21/05/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 19390 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
8 |
Identificando os elementos e as fases de narrativas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Reconhecer que uma narrativa contém personagens, narrador, espaço, enredo e tempo; • diferenciar a situação inicial da situação final (desfecho do conflito) de uma narrativa; • refletir sobre valores sociais: casa bonita X casa feia, e sobre a atitude do personagem principal... 03/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12310 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Literatura infantil: reconhecendo funções da narrativa
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer a estrutura do texto narrativo e as partes que compõem um texto modelar. Identificar o problema vivido pelo personagem principal do texto. Aprofundar conhecimentos sobre discurso direto, presentes nas narrativas. Explicar o significado das expressões presentes no li... 28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8062 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
CONTOS DE FADAS - CONHECENDO MELHOR ESTE GÊNERO LITERÁRIO.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer as características deste gênero literário. Escrever novos contos a partir dos contos já existentes. Construir o repertório de leitura e escrita. Identificar palavras características do gênero literário. 30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22252 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
11 |
Estudando a narrativa através de um conto de fadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Refletir sobre alguns aspectos da estrutura da narrativa: marcadores de tempo e lugar, sequência e articulação entre os acontecimentos; Interpretar as informações centrais do texto; Trabalhar algumas estratégias de leitura como: localização, reconstrução e inferência de inform... 07/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 52619 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Produzindo textos narrativos em pequenos grupos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir textos narrativos, em pequenos grupos, dando sequência à ideia e à escrita dos colegas. Observar as características de um texto narrativo. 07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6913 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
13 |
Reescrita – um trabalho de produção de textos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir a escrita, buscando aprimoramento através da prática. Construir o repertório linguístico. Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor. Reescrever textos partindo de uma história conhecida. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 48848 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
14 |
HISTÓRIAS DO MUNDO TODO: REESCRITA E FICHA TÉCNICA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir textos a partir de outros conhecidos; Revisar seu próprio texto; Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação; Reconhecer as características textuais do gênero" conto"; 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20608 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
15 |
Produzindo um texto do gênero Conto de Fadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Realizar uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original. - Produzir textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original. - Trabalhar a linguagem oral, apresentando a história produzida para a ... 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10408 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
16 |
PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Aprender a transcrever relatos orais. Aprender a fazer revisão ortográfica e gramatical. Desenvolver a noção de respeito às experiências dos avós. Escrever textos que tenham significado para o aluno. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16976 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
17 |
REVISÃO DE TEXTOS - UM TRABALHO ALÉM DA CORREÇÃO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estabelecer com os alunos a importância da revisão dos textos. Compreender a importância de algumas regras ortográficas e gramaticais dentro do sentido do texto. Desenvolver a importância de refletir sobre o sentido do texto quando se faz a revisão. Inves... 14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26471 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
18 |
Ficção e não-ficção
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre textos ficcionais e não-ficcionais. Dialogar livremente sobre um texto literário que é um campo de possibilidades que desafia cada leitor individualmente. Desafiar sensibilidade e inteligência enriquecendo-se com a leitura. Estimular o amadurecimento do ... 14/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18511 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
19 |
Que medo! - Produção e revisão de textos de contos de terror
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características de um conto de terror. Utilizar os elementos do gênero para produzir um conto de terror. Revisar o texto, colocando-se na posição de leitor. 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14743 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
20 |
Produzindo uma história a partir de um conto de fadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir um texto, a partir de outro já conhecido, introduzindo uma nova personagem com toque de humor, compreendendo a estrutura da narrativa e utilizando as principais características do gênero contos de fadas. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6790 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
21 |
FÁBULAS COM CORES NACIONAIS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Ler e produzir fábulas. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21118 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 27095 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!